terça-feira, 31 de maio de 2011

Surto da bactéria E.coli não deve chegar ao Brasil Agência Estado No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha a contaminação na Europa pela bactéria Escherichia coli (E.coli) por meio da rede Infosan, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, até agora não há nada que indique a necessidade de adoção de medidas especiais no País. Na Europa, a bactéria, presente em alguns legumes, já causou 14 mortes. A probabilidade de o surto causado pela E.coli chegar ao Brasil é pequena, tendo em vista que o consumo de alimentos frescos normalmente é local. É o que diz o infectologista Expedito Luna, da Universidade de São Paulo (USP). "Por enquanto, acho que é pouco provável". Segundo Luna, também é reduzida a possibilidade de que alguém infectado pela bactéria na Europa traga a doença ao Brasil. "Pode acontecer de alguém doente chegar aqui, mas essa pessoa precisaria contaminar os alimentos". Ou seja, na prática, o doente teria de manusear um alimento que seria consumido por outra pessoa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Febraban: estrutura bancária é insuficiente para Copa

Agência Estado
Crys Bomfim / AG. A TARDE
Melhora dos serviços bancários é esperada com a Copa 2014
Melhora dos serviços bancários é esperada com a Copa 2014
O atendimento aos turistas estrangeiros que visitarão o Brasil nos períodos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 vai exigir uma remodelação completa da estrutura bancária e das agências de câmbio. De acordo com o diretor técnico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Wilson Gutierrez, o atual número de postos de atendimento para saque e troca de moedas não é suficiente para a demanda esperada durante esses grandes eventos esportivos.
Em seminário sobre câmbio manual e transferência de pequenos valores realizado hoje na sede do Banco Central, Gutierrez afirmou que a burocracia atual para essas transações - que exigem a identificação, além da análise e provação dos documentos das pessoas que desejam trocar divisas - demanda uma ampliação dos postos de atendimento em aeroportos e pontos turísticos. Além disso, o aumento dessas transações exigirá uma maior segurança das agências.
Outro ponto sensível, destacou o representante da Febraban, será a dificuldade em se manter estoques de moedas não conversíveis, ou seja, de turistas oriundos de países que não estão no centro do comércio mundial. "Há também a preocupação com a elevação da quantidade de cédulas falsas, e por isso é preciso orientar áreas de atendimento, com intensificação do treinamento", completou Gutierrez.
Para a Febraban, a organização desses eventos esportivos também criará demandas adicionais para os serviços de transportes de valores, além da expansão das redes de comunicação para prover segurança também às transações eletrônicas. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio (Abracam), Liberal Leandro Gomes, o custo do transporte dessas moedas para as cidades mais distantes das grandes capitais pode elevar o preço das divisas. Por isso, sugeriu uma menor burocracia no processo de câmbio de pequenos valores, que poderia diminuir o custo e agilizar as transações.
"Também sugerimos que algumas cadeias de estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, possam trabalhar com moeda estrangeira, via convênio com instituições autorizadas pelo BC", propõe Gomes. Segundo ele, muitos profissionais, como taxistas e trabalhadores da rede hoteleira, têm receio de trocarem pequenos valores recebidos como pagamentos ou gorjetas de turistas estrangeiros, devido à burocracia da identificação.
Mudança na lei
A modernização e a simplificação das operações de câmbio têm sido discutidas desde ontem na sede da autoridade monetária, tendo como horizonte a Copa do Mundo de 2014. Na manhã de hoje, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) se comprometeu a examinar a atual legislação para, se possível, propor uma alteração que descriminalize pequenas transações comerciais no País com o uso de moedas estrangeiras.
Ontem, representantes do Ministério Público argumentaram que a autorização para essas transações abriria espaço para a lavagem de dinheiro, mas Dornelles considerou que a legislação não deve ser elaborada apenas "olhando para o ilícito". "É como proibir o uso dos cheques porque existem cheques sem fundo", comparou.
O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Sidnei Corrêa Marques, afirmou que o regime cambial brasileiro na parte de comércio é adequado para as condições do País, mas admitiu que ainda existem problemas de capilaridade e custo na parte de câmbio manual. "Simplificação e modernização são necessárias para compatibilizar nosso sistema à internacionalização da nossa economia. Mas as alterações devem ser feitas com controle, equilíbrio e respeitando acordos internacionais contra lavagem de dinheiro", ressaltou.

Servidores municipais seguram greve até próxima negociação Da Redação Os servidores da prefeitura de Salvador decidiram, depois da Assembleia Geral realizada nesta terça-feira, 31, que não entrarão em estado de greve até o dia da próxima rodada de negociação, em 9 de junho. Os servidores decidiram aguardar a apresentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos - PCCV. As negociações começaram em maio deste ano. Além de reivindicar o aumento salarial de 8%, os servidores municipais pedem o cumprimento dos acordos salariais de 2010 e 2011. De acordo com a direção do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos é um grande avanço para os trabalhadores, mas a pauta da campanha salarial 2011 não está encerrada. "O acordo estabelecido com a prefeitura no ano passado assegurava o plano de saúde, pagamento retroativo de 33,33% e a implementação dos planos de Cargos e Carreiras, o que não foi cumprido", afirmou a assessoria de comunicação do sindicato.

Ministério Público determina suspensão de cobrança de estacionamento nos shoppings do Recife Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 31/05/2011 | 16h18 | Lei municipal O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) enviou hoje uma recomendação aos cinco shoppings centers do Recife determinando, de imediato, a suspensão da cobrança de estacionamento nestes locais. De acordo com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Recife, Ricardo Coelho, os Shoppings Boa Vista, Paço Alfândega, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Recife devem cumprir a Lei Municipal n° 17.657/2010, que está em vigor desde dezembro de 2010 e proíbe a cobrança do serviço em estabelecimentos que necessitem de licença da prefeitura para funcionar. A taxa, segundo alega a 19ª Promotoria de Defesa do Consumidor, não deve ser cobrada em nenhuma hipótese, pois a lei não vincula o benefício a valores mínimos de compras nos shoppings. Em cidades do Salvador já existe determinação semelhante. Em 2005, a Câmara de Vereadores do Recife aprovou a Lei 17.136, que previa isenção do estacionamento nos centros de compras quando o cliente gastasse o equivalente a pelo menos dez vezes o valor da taxa de estacionamento cobrada. Os Shoppings Recife, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Boa Vista vêm lutando judicialmente contra a constitucionalidade de tal lei que, atualmente, está suspensa

Desabafo,o Governo do Estado de São Paulo penhorou minha casa

Cerca de 800 policiais militares devem trocar de patente com nova lei no Ceará! 29 de Maio de 2011 O projeto de lei altera o tempo mínimo que um militar deve permanecer no posto antes de poder ser promovido O outro projeto de lei redistribui o efetivo de policiais militares, possibilitando que 40 subtenentes alcancem o posto de primeiro-tenente. Com isso, abrem-se mais 40 vagas para primeiro-sargento e outras 40 para cabo. Uma boa notícia para os policiais militares que esperam por uma promoção. O governador Cid Gomes enviou à Assembleia Legislativa do Ceará dois projetos de lei sobre o tema. Um deles diminui o tempo mínimo que um militar deve permanecer no posto ou graduação antes de poder ser promovido. O outro redistribui o efetivo da PM, incrementando o quadro de oficiais. Com os projetos de lei em vigor, a expectativa é de que cerca de 800 policiais recebam a promoção ainda este ano, entre praças e oficiais. Pela lei atual, menos de 200 poderiam subir de patente. As informações são do comandante geral da Polícia Militar no Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias. “É uma conquista histórica. Isso vai valorizar os profissionais”. O projeto de lei 7.263 altera o Estatuto dos Militares do Estado do Ceará, diminuindo o tempo mínimo para promoção aos postos de capitão, major e primeiro-sargento. A mensagem enviada à Assembleia Legislativa lembra que, há mais de um ano, sobram 250 vagas para o cargo de primeiro-sargento. Com o projeto de lei, as vagas poderão ser preenchidas por quem esteja há pelo menos quatro anos como cabo da PM. Com a mudança no Estatuto da PM, também será alterado ainda o tempo mínimo para promoção aos postos de capitão (cinco anos como primeiro-tenente) e de major (quatro anos como capitão). Atualmente, os tempos mínimos são de sete e cinco anos, respectivamente. Consequentemente, abrem-se outras 250 vagas para cabos, destinadas a quem hoje é soldado. “Tem soldados esperando há mais de 18 anos ser promovido”, lembra. O texto encaminhado aos deputados estaduais também faz uma projeção de como ficará o efetivo a partir das promoções e de novo concurso da Polícia Militar. Dos 17.551 PMs, 16.403 devem ser praças (93,46%) e 1.148 oficiais (06,54%). O POVO tentou saber qual a proporção atual, mas não houve retorno da PM até o fechamento desta edição. Imagem: Google Fonte: O Povo On Line/Blog do Caxorrão/Blog Dinz K-9 /

Saiu no blog do Jamildo EM BRASÍLIA Frente Parlamentar em defesa do piso salarial para policiais será lançada nesta terça-feira na Câmara Da Agência Câmara A Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300 será lançada na terça-feira. No mesmo dia, será realizada audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para discutir a proposta, que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiros dos estados. A audiência foi sugerida pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), pelo autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), e pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). Os parlamentares também propõem que 31 de maio se torne o Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública. O Delegado Protógenes afirmou que a criação da frente parlamentar é importante para priorizar a segurança pública, ao lado da saúde e da educação: - Essa discussão prioritária se passa na uniformização de um piso mínimo nacional de salário para os policiais militares, trazendo a realidade também de mais verbas orçamentárias para o segmento da segurança pública. A PEC 300 tramita em conjunto com a PEC 446, cujo texto principal foi aprovado em primeiro turno em março de 2010. Esse texto estabelece que o piso nacional será definido em lei federal posterior. Além disso, prevê um piso provisório (entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil) até que a lei entre em vigor. O plenário ainda precisa votar quatro destaques que modificam a proposta aprovada. Ainda no ano passado, o governo anunciou que era contra o piso provisório e que iria propor um novo texto para a PEC. Postado por Ana Laura Farias

Ipea: população acha ruim trabalho de Polícia Civil e advogados O brasileiro considera ruim a investigação feita pela Polícia Civil, o que dificulta o acesso à Justiça. Numa escala de avaliação que vai de 0 a 4 - em que 0 é muito ruim, 1 é ruim, 2 é regular, 3 é bom e 4 é muito bom -, a Polícia Civil ficou com média 1,81. É o que mostra a segunda parte de um estudo com indicadores da percepção social sobre a Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram ouvidas 2.722 pessoas de todo o País. A segunda pior classificação ficou com os advogados, com média 1,96. Os advogados são a única das seis classes listadas na pesquisa em que a contratação do serviço é uma opção privada do cidadão. O terceiro lugar ficou com os defensores públicos (2,04), seguidos pelos juízes (2,14). Os agentes mais bem colocados foram os policiais federais e os promotores, ambos com média 2,2. Apesar de ficarem com a melhor colocação do ranking, a classificação não teve um bom desempenho geral, pois ficou entre regular (2) e bom (3). Quanto aos policiais federais, o estudo afirma que o bom desempenho pode estar relacionado "ao alto grau de exposição, geralmente com conotação positiva". Já em relação ao desempenho da Polícia Civil, que assim como a Polícia Federal, tem a responsabilidade de investigar crimes, o Ipea acredita que a má colocação "pode indicar, entre os cidadãos, especial desconfiança em relação à efetividade da investigação de crimes". fonte: Terra

Veja a lei do Governo do Estado de Pernambuco que cria gratificação para cumprimento apreensão de cocaína, bem como seus derivados, denominada GPPV . Repressão ao Crack, cumprimento de mandado de prisão e Mandado de Prisão decorrente de inquérito policial. LEI Nº 14.320, DE 27 DE MAIO DE 2011. Institui a Gratificação Pacto Pela Vida - GPPV aos Policiais Civis e Policiais Militares, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituída, no âmbito do Estado de Pernambuco, a Gratificação Pacto Pela Vida . GPPV, destinada aos policiais civis e policiais militares selecionados, conforme respectiva lotação, devida em função da produtividade em Área Integrada de Segurança. AIS e em Grupo de Unidades Operacionais, dispostos nos termos do Anexo Único da presente Lei. §1º Entende-se por policial civil ou militar selecionado para percepção da GPPV aquele que contribua diretamente na produtividade de cada indicador da AIS ou do Grupo de Unidades Operacionais classificados no ranking de produtividade, seja, participando de investigação, apreendendo drogas ou cumprindo mandados de prisão. §2º Para efeitos do parágrafo anterior serão selecionados até 10 (dez) policiais por AIS ou Grupo de Unidades Operacionais de cada Órgão Operativo, após ranking de produtividade, conforme critérios regulamentados por decreto. Art. 2º A GPPV tem como indicadores de produtividade as seguintes modalidades: I . apreensão de cocaína, bem como seus derivados, denominada GPPV . Repressão ao Crack; II . cumprimento de mandado de prisão, denominada GPPV . Malhas da Lei; III . Mandado de Prisão decorrente de inquérito policial, denominada GPPV . Mandados. Art. 3º A GPPV será paga aos policiais civis e policiais militares selecionados e lotados em AIS ou em Grupo de Unidades Operacionais, considerando as modalidades de que trata o artigo anterior e os indicadores de produtividade mensal respectivos. §1º A gratificação de que trata o caput deste artigo tem natureza jurídica de premiação meritória, não integrando, para qualquer efeito, a remuneração funcional do policial civil ou policial militar favorecido. §2º A GPPV será concedida até o 2º (segundo) mês seguinte ao da avaliação de produtividade. Art. 4º A produtividade mensal será computada da seguinte forma: I . corresponderá, nos casos do inciso I e II do art. 2º desta Lei, a soma total do indicador mensal dividida por 90% (noventa por cento) do efetivo total de policiais civis e policiais militares lotados em AIS ou em Grupo de Unidades Operacionais; II - corresponderá, no caso do inciso III do art. 2º desta Lei, a soma total do indicador mensal dividida pelo quantitativo total de delegados lotados em AIS ou em Grupo de Unidades Operacionais. Parágrafo único. O quantitativo do efetivo de policiais civis e policiais militares para fins dos incisos I e II do caput deste artigo serão computados conforme informação disponível em cada mês no sistema SAD/RH, as quais serão atualizadas mensalmente pelos órgãos operativos competentes. Art. 5º Para fins do artigo anterior observar-se-á: I - quanto à modalidade GPPV . Repressão ao Crack: a) cada apreensão de cocaína e seus derivados só poderá ser contabilizada no total da AIS ou do Grupo de Unidades Operacionais a partir da quantidade mínima de 20 (vinte) gramas ou de 60 (sessenta) gramas quando em forma de crack por apreensão; b) não perceberá a GPPV a AIS ou Grupo de Unidades Operacionais que apreender menos de 200 (duzentos) gramas de crack no mês, observando o mínimo de 50 (cinquenta) gramas por Órgão Operativo; c) só serão computadas as apreensões mediante flagrante; II - quanto à modalidade GPPV . Malhas da Lei: a) o cumprimento de Mandado de Prisão será comprovado mediante Mandado de Recolhimento, com cópia do respectivo mandado de prisão; b) não perceberá a GPPV a AIS ou Grupo de Unidades Operacionais que cumprir menos de 05 (cinco) mandados de prisão no mês, observando o mínimo de 03 (três) mandados por Órgão Operativo; c) não será computado o cumprimento de mandado de prisão relativo à pensão alimentícia, depositário infiel e decorrente de operação de repressão qualificada, conforme disciplinado em decreto; d) o cumprimento de mandado relativo ao Crime Violento Letal Intencional . CVLI será considerado em dobro para efeito da produtividade; III - quanto à modalidade GPPV . Mandados a) apresentação mínima de 05 (cinco) mandados de prisão expedidos no mês, decorrentes de Inquéritos Policiais com suas respectivas representações ou indiciamentos por AIS ou Grupo de Unidades Operacionais; b) não será computado o mandado de prisão relativo à pensão alimentícia, depositário infiel e decorrente de operação de repressão qualificada, conforme disciplinado em decreto; c) o mandado relativo ao Crime Violento Letal Intencional . CVLI será considerado em dobro para efeito da produtividade. Parágrafo único. Na impossibilidade da apresentação do Mandado de Recolhimento de que trata a alínea .a. do inciso II do caput deste artigo poderá ser apresentada cópia do Mandado de Prisão com assinatura, matrícula e carimbo do recebedor da Unidade Prisional com a respectiva data do recolhimento. Art. 6º Perceberão a GPPV os policiais civis e policiais militares selecionados e lotados em AIS ou Grupos de Unidades Operacionais classificados nas 15 (quinze) primeiras posições do ranking de produtividade, de um total de 34 (trinta e quatro). §1º As informações que compõe a produtividade serão monitoradas mensalmente pelo Comitê Gestor do Pacto Pela Vida. §2º As informações de que trata o parágrafo anterior serão apresentadas até o 5º (quinto) dia útil de cada mês. §3º As AIS ou Grupos de Unidades Operacionais que não cumprirem o prazo estipulado no §2º serão excluídos da seleção. Art. 7º Para fins de GPPV, será considerado em decorrência do ranking de produtividade mensal alcançado os seguintes valores mensais para cada AIS ou Grupo de Unidades Operacionais, por Órgão Operativo: I . R$ 10.000,00 (dez mil reais) da 1ª (primeira) a 5ª (quinta) AIS ou Grupo de Unidades Operacionais no ranking geral de produtividade no Estado, não podendo nenhum policial perceber mais de R$ 1.000,00 (um mil reais) em 01 (um) mês; II . R$ 5.000,00 (cinco mil reais) da 6ª (sexta) a 10ª (décima) AIS ou Grupo de Unidades Operacionais no ranking geral de produtividade no Estado, não podendo nenhum policial perceber mais de R$ 500,00 (quinhentos reais) em 01 (um) mês; III . R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) da 11ª (décima primeira) a 15ª (décima quinta) AIS ou Grupo de Unidades Operacionais no ranking geral de produtividade no Estado, não podendo nenhum policial perceber mais de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) em 01 (um) mês. §1º A percepção dos valores de que tratam os incisos do caput deste artigo, respeitarão o disposto nas alíneas .b. do inciso I e II e alínea .a. do inciso III do art. 5º desta Lei. §2º Os valores de que trata o presente artigo serão pagos pro rata aos policiais selecionados nos termos do art. 1º desta Lei. Art. 8º. O Poder Executivo, mediante decreto, regulamentará a presente Lei, no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data de sua publicação. Art. 9º. As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias. Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 11. Revogam-se as disposições em contrário. PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, em 27 de maio de 2011. EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS Governador do Estado WILSON SALLES DAMAZIO FRANCISCO TADEU BARBOSA DE ALENCAR PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA JOSÉ RICARDO WANDERLEY DANTAS DE OLIVEIRA ALEXANDRE REBÊLO TÁVORA THIAGO ARRAES DE ALENCAR NORÕES ANEXO ÚNICO ÁREAS INTEGRADAS DE SEGURANÇA 01 AIS-01 - Sto Amaro 02 AIS-02 - Espinheiro 03 AIS-03 - Boa Viagem 04 AIS-04 – Várzea 05 AIS-05 – Apipucos 06 AIS-06 - Jaboatão dos Guararapes 07 07 AIS-07 - Olinda 08 08 AIS-08 - Paulista 09 09 AIS-09 - São Lourenço da Mata 10 10 AIS-10 - Cabo de Santo Agostinho 11 11 AIS-11 - Nazaré da Mata 12 12 AIS-12 - Vitória Sto Antão 13 13 AIS-13 - Palmares 14 14 AIS-14 - Caruaru 15 15 AIS-15 - Belo Jardim 16 16 AIS-16 - Limoeiro 17 17 AIS-17 - Sta Cruz Capibaribe 18 18 AIS-18 - Garanhuns 19 19 AIS-19 - Arcoverde 20 20 AIS-20 - Afogados Ingazeira 21 21 AIS-21 - Serra Talhada 22 22 AIS-22 - Floresta 23 23 AIS-23 - Salgueiro 24 24 AIS-24 - Ouricuri 25 25 AIS-25 - Cabrobó 26 26 AIS-26 - Petrolina GRUPOS DE UNIDADES OPERACIONAIS 01 Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa . DHPP 02 Departamento de Repressão ao Narcotráfico . DENARC 03 Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais . DEPATRI 04 Demais Delegacias Especializadas 05 Batalhão de Polícia de Radiopatrulha . BTLRP 06 Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga . CIOSAC 07 Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta . CIPMOTO 08 Demais Batalhões e Companhias Independentes Especializadas TOTAL GERAL: 34 Fonte: Diário Oficial do dia 28/05/2011

domingo, 22 de maio de 2011

Cães da PM mortos em Combate no estado de Minas Gerais são cremados e recebem Honras Militares! Dois cães policiais, que morreram durante uma operação policial em Ribeirão das Neves, na Grande BH, foram cremados na manhã desta sexta-feira (20). A cerimônia contou com a presença de dezenas de militares da 1ª Companhia de Missões Especiais, de Contagem. Os cachorros, da raça pastor alemão, Lyon e Dox receberam honras militares por morrer em serviço. Eles foram baleados por criminosos durante uma fuga. Segundo a polícia, os cães são treinados desde filhotes para o cargo e são considerados oficiais da PM. Cada animal possui um condutor, um militar que se torna o companheiro do cachorro. Um dos oficiais mais comovidos na cerimônia era o condutor do cachorro Lyon, há três anos, sargento Wellys Lucindo. Ele não conseguiu conter as lágrimas na hora da despedida. "É a mesma coisa que perder um familiar. Sabemos que eles são treinados para isso, que são como kamikazes, mas não estamos preparados para perdê-los". Durante a cerimônia, Wellys relembrou com os companheiros o ótimo desempenho do cão em várias operações. O subtenente Edmar Geraldo dos Santos explicou que eles precisam ser homenageados já que morreram no lugar dos policiais. "Todo o treinamento do cão é para preservar a vida do policial e do bandido. Os animais são treinados para atingir pontos não vitais. Eles apenas imobilizam um suspeito até que um policial possa efetuar a prisão", disse. Está foi a primeira vez que a PM de Minas realizou uma cremação de cachorros. Segundo a polícia, antes, os animais eram enterrados em um cemitério. De acordo com o subtenente Edmar, a ideia agora é criar uma galeria de heróis. "Todo cão que morrer no embate será cremado e as cinzas serão guardadas em um mesmo local", afirmou. O veterinário Fernando Pinto Pinheiro, que cuidava dos animais, disse que Dox já estava se preparando para a "aposentadoria". "Os cães têm um período de oito anos de serviço policial, mas como o Dox estava com um problema articular, com uma displasia femoral, mesmo sem completar todo o serviço, ele seria retirado da atividade. Independentemente do que ele produz de benefício, o que importa é a saúde", disse. As cinzas dos cachorros foram levadas para o canil onde eles moravam. Depois da cerimônia, os policias seguiram para a Companhia de Missões Especiais para uma solenidade em homenagem aos cães. Caso Os dois animais foram mortos nessa terça-feira (17) durante uma perseguição a quatro homens suspeitos de manter uma família refém em Sete Lagoas. Os criminosos fugiram e dois deles se esconderam em um lago em Ribeirão das Neves. Um dos suspeitos foi descoberto pelos cachorros. Logo em seguida, outro criminoso baleou os animais. Dois homens foram presos na operação policial, e outros dois continuam foragidos. De acordo com a PM, as investigações estão em curso. Fonte: G1/Blog Ações Policiais/Blog Diniz K-9 /http

“União homoafetiva” é o escambau! Que diabo é “união homoafetiva”, de que tanto se falou no Supremo ontem? Por que os heterossexuais, quando põem aquilo naquilo, “transam”, “fazem sexo”, “copulam” — e outros verbos e substantivos que não devo usar num blog quase de família —, e os gays mantêm uma união ou relação “homoafetiva”? Por que não se diz também “união heteroafetiva”? Quando se recorre a essa linguagem de apelo eufemístico, quem é que está exercitando o preconceito? Quer dizer que a cópula celebrada segundo os meios tradicionais oferecidos pela natureza é “sexo”; já a outra é “homoafetividade”? Heterossexual tem tesão; gay tem afeto, é isso? É curiosa essa operação mental — e, de fato, de caráter ideológico — que consiste em dessexualizar as relações gays para que pareçam, então, expressões de uma humanidade superior, grandiosa, que pairasse acima dos apetites e vulgaridades humanas. O ministro Ricardo Lewandowski, que se esforça para roubar no meu coração o lugar ocupado por Ayres Britto — tudo na maior heteroafetividade heterossexual, hein… —, disse ontem: “(…)estão surgindo, entre nós e em diversos países do mundo, ao lado da tradicional família patriarcal, de base patrimonial e constituída, predominantemente, para os fins de procriação, outras formas de convivência familiar, fundadas no afeto, e nas quais se valoriza, de forma particular, a busca da felicidade, o bem estar, o respeito e o desenvolvimento pessoal de seus integrantes.” Resta evidente: para ele, os gays se juntam pelo afeto e para buscar a felicidade; os héteros, para procriar e cuidar do patrimônio. Meu Deus! Lewandowski andou lendo, a esta altura da vida, “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, de Engels… Era um livrinho muito popular na minha turma quando eu tinha, vou fazer as contas…, 15 anos! Qual é? Até as pedras sabem que a vida social e noturna de boa parte dos gays é muito mais intensa do que a da média dos heteressexuais, e bem poucos estão preocupados com “afetividade”. Não vai juízo moral nenhum aqui. É só matéria de fato. Então vamos lá. Já que é preciso dar uma marretada na Constituição, já que é preciso ignorar o que lá vai escrito, já que é preciso fraudar a vontade, por enquanto, expressa na Constituição e, vá lá, já que a causa parece justa, então é preciso emprestar-lhe um caráter etéreo, superior, grandioso, até mesmo dessexualizado, para que a resistência ao que se pretendia ver aprovado no Supremo fosse vista como uma agressão ao Bem absoluto. “União homoafetiva” fica parecendo coisa de santos, não de gente. Assim, fraudar a Constituição em nome da homoafetividade parece um avanço humanista; se fosse só para legalizar o casamento gay, aí os ministros não se sentiriam à vontade. Isso, sim, é moralismo chinfrim. Como se chama cada um dos parceiros de uma relação “homoafetiva”? É um homoafeto? — Oi, como vai? Este é Jurandir, meu homoafeto! Sou um libertário! Acho que os gays têm direito de fazer sexo, entenderam? Sem eufemismos. Fonte: GBB/http://sargentoricardo.blogspot.com/

Equipamento permite treinamentos com armas curtas e simula situações encontradas pelos policiais no dia a dia Linha automática de tiros testa a capacidade do policial de tomar decisões rápidas e apropriadas A Academia da Polícia Militar da Bahia inaugurou ontem um estande de tiros com alvos móveis controlados por computador e que simulam as situações encontradas pelos policiais no seu trabalho do dia a dia. O novo equipamento fica na Vila Militar do Bonfim, Dendezeiros, em Salvador. Construído por meio de um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Secretaria Nacional da Segurança Pública, o novo estande de tiros vai permitir uma melhor qualificação dos policiais militares. Segundo o comandante- geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, a iniciativa comprova o interesse da corporação em valorizar o policial, dando-lhe condições para uma melhor atuação. "A valorização não vem apenas com mais remuneração, mas também com capacitação, treinamento e aperfeiçoamento. É isso que estamos fazendo hoje com a inauguração desse estande." Software – O novo equipamento atende a treinamentos com armas curtas e possui uma linha automática de tiros que está entre as mais modernas do Brasil. "A partir do software que controla os alvos, os instrutores podem montar oficinas e circuitos que testam a capacidade do policial e dão a ele condições para, em ação, tomar decisões e responder de forma rápida às ameaças", afirmou o instrutor de tiros da Academia da PM, major Juarez Giffoni. "A partir do comando dado pelo computador, os alvos se alternam entre alvos atingíveis, como pessoas armadas, e não atingíveis, como mulheres grávidas ou até os neutros, pessoas que aparentemente não representam ameaça. Quando o treinamento começa, o policial é exposto a situações onde não sabe o que vai aparecer e tem que tomar a decisão de forma rápida, seja ela atirar ou negociar, por exemplo", disse o major. O diretor da Academia da PM, tenente-coronel Ronaldo Tosta, explicou o que representa um equipamento como esse para o aperfeiçoamento militar. "Num momento em que toda a sociedade clama por paz, melhorar as condições de trabalho do profissional que faz a segurança pública é de extrema importância. A Polícia Militar da Bahia tem hoje um dos mais modernos estandes para treino de tiros do país.

Por Folha de SP 22/05/2011 às 01:42 “Fui detido por distribuir jornal”, diz o estudante de história Júlio Delmanto. As seis pessoas detidas por participarem do protesto contra a proibição da Marcha da Maconha em São Paulo foram liberadas no final da tarde deste sábado. De acordo com a Polícia Militar, três dos detidos assinaram termo circunstanciado no 78º DP (Jardins) e outros três foram liberados antes. O evento, proibido pela Justiça na noite desta sexta-feira (20), juntou cerca de mil pessoas entre a avenida Paulista e a rua da Consolação (região central de São Paulo). Os manifestantes mudaram o teor do movimento para uma defesa da liberdade de expressão. Segundo o estudante de história Júlio Delmanto, 25, ele estava distribuindo o jornal “O Antiproibicionista”, do grupo DAR (Desentorpecendo A Razão), que é um dos organizadores da marcha, quando viu policiais militares da Tropa de Choque agredindo manifestantes com cassetetes. “Eu estava justamente contendo as pessoas, para evitar o confronto a qualquer preço, quando fui preso”, diz ele. Além dele, também foi detido o estudante de psicologia Lucas Gordon, 23. A polícia não revelou o nome dos outros detidos. Segundo Delmanto, foi feita uma reunião com um capitão e um major da Polícia Militar na tarde de sexta-feira –antes da proibição da marcha– e ficou definido que a polícia apenas acompanharia o ato pela liberdade de expressão, caso a marcha fosse proibida. “Mas mandaram 30 ou 40 policiais da Tropa de Choque da PM. Nós cobrimos as faixas com maconha e orientamos as pessoas a tirarem as camisas. Eles não cumpriram o acordo. Fui detido por distribuir jornal”, diz Delmanto. A assessoria de imprensa da Polícia Militar não se manifestou sobre o acordo. BOMBAS O protesto começou por volta das 15h30 e as detenções ocorreram meia hora depois. Em seguida, a PM começou a usar bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Um grupo de manifestantes chegou a ir até a delegacia para protestar contra as detenções e a violência policial. Os organizadores da Marcha da Maconha pretendem marcar uma nova marcha depois que o Supremo Tribunal Federal julgar a constitucionalidade do evento, o que acreditam que vá ocorrer em um mês. postado por: Rosália Custódia de S. Evangelista

Receita Federal simplifica impressão de comprovante do CPF Sábado, 21 Maio 2011 17h20 Brasília – O contribuinte que emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não precisará mais entrar no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) para imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento. Desde a última quarta-feira (18), a impressão pode ser feita numa área da página da Receita Federal na internet, com senhas e códigos simplificados. De acordo com a Receita, o objetivo da medida é facilitar a emissão do comprovante, que também serve como segunda via do CPF. O e-CAC está disponível apenas para quem tem o código digital de acesso, cuja emissão exige o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda (IR), ou certificação digital, ferramente que custa R$ 300 a cada dois anos. Dessa forma, quem não declara IR ou não tem título de eleitor só podia obter o comprovante em uma unidade da Receita. Essa restrição prejudicava principalmente os contribuintes de baixa renda, isentos da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Agora, eles poderão obter o comprovante apenas com o papel que receberam nas agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios. Basta digitar a data de nascimento, o local e o dia do atendimento, além do código recebido nas agências na seção CPF – Comprovante de Inscrição, na página da Receita. Na nova modalidade, o contribuinte não precisa entrar no e-CAC para obter o comprovante. No entanto, a atualização de dados cadastrais do CPF continua disponível apenas no Centro Virtual de Atendimento da Receita. Desde agosto do ano passado, o CPF é emitido instantaneamente nos dois bancos oficiais e nos Correios. O cartão magnético, que levava até uma semana para chegar à casa do contribuinte, foi abolido. Agora, o titular do documento sai da agência com o número do documento e um código impressos em papel térmico (usado nos extratos bancários). A Receita ainda está desenvolvendo a emissão do CPF diretamente pela internet, sem a necessidade de o contribuinte ir às agências. Depois de pelo menos dois anos de pesquisa, o serviço ainda não tem data para começar. O Fisco alega que os postos de atendimento conveniados, principalmente as entidades públicas que emitem o documento de graça (como secretarias de governos estaduais e unidades regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), precisam ser adaptados para que o documento possa ser obtido no computador. Fonte: Agência Brasil

Beatificação da Irmã Dulce, em Salvador, contará com presença de Dilma Imprimir E-mail
Sábado, 21 Maio 2011 18h49
São Paulo - A presidente Dilma Rousseff vai participar neste domingo da cerimônia de beatificação da Irmã Dulce, freira brasileira que dedicou sua vida aos cuidados com os doentes e os pobres, na cidade de Salvador, onde neste sábado teve início os atos comemorativos que vão se estender por vários dias.
Fonte: Agência EFE

Brasília - Em breve, uma Brasília diferente da exibida diariamente nos telejornais ganhará as telas dos cinemas brasileiros. Dois longas-metragens baseados na obra da banda Legião Urbana e na vida de seu vocalista, Renato Russo, além de um documentário sobre o rock brasiliense na década de 1980 prometem jogar luzes sobre um dos momentos mais instigantes da música popular brasileira e atrair um olhar diferenciado para a capital do país. Dirigido pelo cineasta brasiliense René Sampaio, o longa-metragem Faroeste Caboclo se inspira na famosa canção sobre a saga do “aprendiz de carpinteiro” João de Santo Cristo no Distrito Federal (DF), onde ele se torna “bandido destemido e temido” antes de conhecer Maria Lúcia, “uma menina linda”, a quem ele promete seu amor. As principais cenas estão sendo filmadas na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 40 quilômetros do centro de Brasília. As ruas do município goiano retomam as de Ceilândia no final da década de 1970 – cidade do DF onde, na letra da música, ocorre o duelo mais conhecido do rock nacional. A expectativa é que o filme seja lançado ainda este ano. Com Fabrício Boliveira e Isis Valverde nos papéis de Santo Cristo e Maria Lúcia, o elenco conta ainda com Felipe Abib, Antonio Calloni e um grande número de figurantes. Segundo o produtor Marcello Maia, além de quatro estudantes de cinema de uma universidade local, a produção empregou mais de uma centena de profissionais brasilienses, gerando empregos diretos e indiretos. E irá surpreender quem acha que Brasília se limita aos cartões-postais do Plano Piloto. “Santo Cristo representa um grupo de pessoas que vieram para Brasília tentar a sorte de um destino diferente, mas a quem as desigualdades sociais acabam impondo um outro caminho. A Ceilândia onde ele vive é um contraponto a Brasília do Plano Piloto de Maria Lúcia. E, nas filmagens no Plano Piloto, buscamos mostrar um tipo de vivência que as pessoas não estão acostumadas a ver”, afirmou Maia à Agência Brasil, ao explicar que o trecho da infância de Santo Cristo será filmado na cidade de Paulínia (SP). Outra produção a se apropriar de uma canção da Legião Urbana, Somos Tão Jovens é dirigida por Antonio Carlos da Fontoura. O filme trata da adolescência de Renato Russo, fase em que, devido a uma doença óssea rara, o futuro ídolo tinha de permanecer em casa, lendo e sonhando com o sucesso. Muitas das suas canções que mais tarde se tornariam conhecidas começaram a ser compostas neste período. Já o cineasta Vladimir Carvalho optou por garimpar em seu arquivo pessoal as imagens que utilizará no documentário Rock Brasília – Era de Ouro. Entre as muitas cenas históricas captadas pelo próprio documentarista há imagens como as do último show da Legião Urbana em Brasília, realizado em 18 de junho de 1988, no estádio Mané Garrincha, ocasião em que um quebra-quebra deixou centenas de feridos. “O documentário conta a jornada épica de bandas surgidas em Brasília, nos anos 1980, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, e que se projetaram para o país todo, ajudando a transformar a música nacional. Outra importante contribuição do documentário será mostrar uma Brasília viva, contestadora e corajosa, expondo a dinâmica das pessoas que vivem aqui e que tem uma ligação com a cidade”, explica o produtor Marcus Ligocki, que vive na capital desde 1974 e para quem o fato de as três histórias estarem sendo produzidas simultaneamente é uma “feliz coincidência”. “Esse é um tema inquestionável e que ainda não havia sido abordado nos cinemas. Em algum momento, esses filmes seriam feitos”, conclui Ligocki. De acordo com o diretor de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Distrito, Sérgio Fidalgo, além de movimentar a economia local por meio da contratação de mão de obra técnica e artística, um filme de qualidade exibido para um grande público funciona como um fator de atração turística, despertando nas pessoas o interesse de conhecer a cidade onde as cenas foram rodadas. “As pessoas vão ao cinema, se apaixonam pela locação e passam a querer conhecer o lugar onde a história foi filmada. Ou seja, o filme atrai turistas”, diz Fidalgo. Segundo ele, o governo da capital há tempos discute formas de estimular produtores de todo o país a ambientarem suas histórias no Distrito Federal, seguindo o exemplo de Paulínia (SP) que, em troca de financiamento público, exige que parte da produção seja rodada no município. Atualmente, o único instrumento de financiamento do audiovisual em Brasília é o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), concedido apenas a produtores que vivem no Distrito Federal e graças ao qual o Rock Brasília pode ser gravado. Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 19 de maio de 2011

PMPE E CBMPE: NEGOCIAÇÃO SALARIAL - O MEDO COMO INSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO. Nós, bombeiros e policiais militares de Pernambuco, estamos travando uma árdua e hercúlea luta com o governo estadual buscando melhores condições de trabalho, em particular SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS E NECESSÁRIOS. Nossa luta teve início no começo do ano passado e até agora não logramos muito êxito, em função de umaPOLÍTICA SALARIAL INJUSTA que penaliza os integrantes da PMPE e do CBMPE, porquanto, inobstante carregarmos o FARDO MAIOR nas costas por conta do “PACTO PELA VIDA”, nossos salários são menores que os dos policiais civis. Com a agravante de pertencermos a uma mesma secretaria (SDS). Os policiais civis tiveram aumento salarial de 42%, enquanto nós militares estaduais amargamos uns míseros 10%.LUTAMOS POR EQUIPARAÇÃO SALARIAL! No transcorrer das negociações fomos deliberadamente e sorrateiramente ENGANADOS por membros do governo estadual, tendo os mesmos lançado mão sistematicamente de SOFISMAS (falácias), com a clara intenção de protelar o processo decisório (empurrando com a barriga), bem como tentar confundir, pois não tem argumentos plausíveis para explicar tal INJUSTIÇA SALARIAL cometida contra a PMPE e o CBMPE. Recentemente, por conta de uma reunião envolvendo líderes das nossas associações e membros do governo estadual, fomos surpreendidos quando nos informaram que a proposta já estava pronta e, caso nós não a aprovássemos, correríamos o risco de recebermos o mesmo tratamento dispensado ao restante dos servidores estaduais, a chamada “VALA COMUM”. Tal postura adotada pelo governo se configura comoINSTRUMENTO DE INTIMIDAÇÃO, pois oPROCESSO PARTICIPATIVO foi jogado no lixo, onde eles apostaram no MEDO de alguns dos nossos integrantes. E o pior, infelizmente, é que este MEDOestá estampado em NOTAS OFICIAIS, a exemplo de: “Caso tal proposta não seja aceita, correremos o risco de entrarmos na negociação geral com todos os demais servidores estaduais, onde o valor total disponível será dividido equitativamente.” “Com radicalizações poderemos perder tudo isso e “voltar à estaca zero”, passando a participar da mesma mesa de negociação com os demais servidores, possivelmente amargando um reajuste linear em torno de 5% para todos os PMs e perdendo também a esperança de vermos aprovados todos os projetos já citados”. Em uma negociação, qualquer que seja, se uma das partes percebe algum MEDO (PONTO FRACO), é claro que este MEDO vai ser explorado ao máximo, visando a obtenção de alguma vantagem. Não podemos ceder a AMEAÇA ALGUMA. O governo estadual ameaçou nos jogar na vala comum juntamente com os outros servidores. Alguém teve MEDO e cedeu. Felizmente percebo que as NOSSAS ASSOCIAÇÕES NÃO DEMONSTRARAM MEDO, não cederam e nem radicalizaram. Apenas estão no seu papel de lutar por melhores condições (SALÁRIOS DGNOS) para todos os integrantes da PMPE e do CBMPE, da ATIVA e da RESERVA. “PRUDÊNCIA é não se expor a risco desnecessário.COVARDIA é não se expor a risco nenhum.CORAGEM é realizar, mesmo correndo risco.” Alvaro Granha Loregian. Um forte abraço e, de alguma forma, faça a sua parte! NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES TEN CEL PMPE

Homens se desentendem durante partida de sinuca em Araripina Uma simples partida de sinuca terminou em briga, culminando em invasão domiciliar no início da tarde desta quarta-feira (18), na localidade Passarela, Distrito de Nascente, município de Araripina. Francisco de Assis Coelho do Nascimento, 37 anos, e o funcionário da Odebrecht, Josafá da Silva Leite, 25 anos, estavam disputando partida apostada, quando teve início a confusão. Josafá ganhou a quantia de R$ 200,00 de Francisco, mas não recebeu o dinheiro. Percebendo que seria derrotado no jogo, Francisco de Assis atingiu a cabeça de seu adversário com o taco de sinuca. Não satisfeito com a agressão, o derrotado ainda foi até a residência de Josafá e quebrou diversos objetos. A Polícia Militar foi chamada e levou os dois envolvidos na briga para a Delegacia de Polícia Civil local, onde o caso foi resolvido. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Assaltantes roubam mais de R$ 14 mil de funcionário de um banco de Ouricuri O funcionário de um banco da cidade de Ouricuri foi assaltado na manhã desta quarta-feira (18) no Centro de Ouricuri. Os assaltantes roubaram de Rivanildo Nunes da Silva, 25 anos, a quantia de R$ 14.500,00. A vítima estava se deslocando com o dinheiro para realizar um depósito na agência do Banco do Brasil local, quando foi abordado por dois criminosos na Praça Voluntários da Pátria. Os dois homens, que estavam numa motocicleta Honda CG-150, de cor vermelha, anunciaram o assalto, tomaram o dinheiro e empreenderam fuga. Policiais militares foram chamados, fizeram buscas pela área, mas não conseguiram capturar os assaltantes. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

SP: morte de aluno reabre debate sobre presença da PM na USP O assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, 24 anos, no estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) na noite de quarta-feira reabriu a discussão sobre a possibilidade da presença da Polícia Militar no interior do campus. O assunto, sensível à comunidade acadêmica, será discutido no âmbito da reitoria. Os alunos da FEA entregaram na manhã desta quinta-feira uma carta à reitoria lembrando que “os casos de violência na USP têm se tornado uma triste constante. Nos últimos meses, sequestros, assaltos e furtos passaram a preocupar alunos, professores e funcionários. Há a necessidade de se debater a segurança no cotidiano universitário”, diz um trecho do documento. De acordo com o diretor da FEA, Reinaldo Guerreiro, medidas de segurança já vêm sendo tomadas, mas em sua opinião, um outro modelo de segurança deve ser implantado pela universidade. “Hoje, a segurança é feita internamente, com homens desarmados. Não conheço os aspectos legais, já que a segurança é vinculada à reitoria. Porém, eu sou favorável à presença de policiais aqui”, diz. Sobre notícias de recentes sequestros-relampago no interior do campus, além de roubos e furtos, ele diz que a USP não vive uma epidemia de ocorrências. “Os registros não estão fora da curva. Estamos sujeitos aqui a ocorrências desse tipo como em qualquer outro lugar da cidade. Não me sinto mais ou menos inseguro aqui”, disse. Guerreiro lembra que dentro do campus da USP, instalado em uma grande área verde, há locais praticamente desertos e de difícil acesso. A Iluminação também fica prejudicada por causa da vegetação. Para aumentar a segurança, ele diz que foram instaladas recentemente cerca de 150 câmeras de monitoramento dentro dos prédios da FEA. A instalação de catracas e melhoria na iluminação também está nos planos. De acordo com o aluno mexicano Cristóbal Alba, 22 anos, a situação da USP não é diferente da realidade de úniversidades de outros países. “Venho de um país que também tem problemas de violência e infelizmente são situações comuns no México, na França ou nos Estados Unidos”, diz. Ele lembra, porém, que estamos no século 21 e que a segurança, antes de tudo, precisa ser tecnológica. “Há diversos meios para se monitorar a situação dentro da faculdade, não somente com a presença de policiais.” As aulas estarão suspensas por todo o dia na FEA. O enterro de Felipe, aluno do 5º ano do curso de Ciências Atuariais, está previsto para as 16h no cemitério da Saudade em Caieiras, na Grande São Paulo. Fonte: Terra

Vereador Alvinho Patriota fala na tribuna sobre caso do TCE-PE O vereador Alvinho Patriota (PV) esclareceu nesta quinta-feira (19) o caso do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no qual suas contas do ano 2008, referente ao período que presidiu a Câmara de Vereadores de Salgueiro, haviam sido julgadas irregulares e acabaram sendo aprovadas no início do mês. Alvinho lembrou que casos semelhantes acontecem que diversos gestores brasileiros, citando, inclusive, o caso das contas da ex-prefeita de Salgueiro, Creuza Pereira do Nascimento. “Eu quero lembrar que cada gestor do país de determinado órgão público, tem o dever de atender a lei. Ele tem o dever de ser fiscalizado. As contas da ex-prefeita Creuza também estavam sendo questionadas no tribunal e só foram aprovadas no apagar das luzes do ano passado. Isso acontece com todos os gestores”, enfatizou o parlamentar do Partido Verde. Logo após Patriota expôs porque teve suas contas julgadas irregulares pelo tribunal. “Quando eu assumi os vereadores estavam de recesso e a prefeita Creuza precisou da convocação dos vereadores, que estavam de férias, para votação de um projeto. Eles vieram e de acordo com a lei que existe nessa casa, pagamos a todos os dez vereadores. Foi feita a convocação de todos os dez vereadores que receberam a remuneração referente ao trabalho”, explicou. Alvinho lembrou que realizou o mesmo procedimento no primeiro ano de seu biênio de presidência na Casa Epitácio Alencar e, apesar disso, suas contas de 2007 foram aprovadas no primeiro julgamento. Disse que não pegou dinheiro público e que muitas pessoas estavam querendo lhe incriminar injustamente. “O que foi que eu peguei? Me contestem. Eventualmente eu ganhei, porque trabalhei”, disparou. Para encerrar o discurso, Alvinho falou que os vereadores devem se unir e esquecer as diferenças. “Eu quero dizer que eu trabalhei para vocês aqui, porque fui advogado de causa própria. Nós não estamos aqui para nos enfrentar. Nós estamos aqui para discutir problemas”, concluiu. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Adagro sugere interdição de matadouro de Serra Talhada Laudo da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) sugere a interdição imediata do Matadouro Público do município de Serra Talhada. Segundo o relatório da Adagro, o matadouro da cidade não oferece as condições necessárias para continuar em funcionamento. Conforme informações da rádio Vilabella FM, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada já adquiriu um terreno para construção de um novo centro público de abatimento de animais, mas faltam recursos para as obras. Em entrevista na referida emissora de rádio, Carlos Evandro, prefeito do município, disse que tem conhecimento do problema e assegurou que está buscando verba com os governos Estadual e Federal para efetivação dos serviços. Com base no laudo a promotoria local pode interditar o matadouro. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

19/05/2011 14h22 - Atualizado em 19/05/2011 17h20 Na Bahia, recém-nascido encontrado nesta madrugada vai para abrigo Criança passa bem e não precisa ficar no hospital, diz Secretaria. Abrigo é no município de Conceição do Jacuípe

Vândalos atacam monumento de heróis baianos Da Redação Nem os heróis baianos escapam dos vândalos e ladrões que perambulam pela cidade. O busto de bronze do alfaiate Manoel Faustino, um dos heróis da Revolução dos Alfaiates (ocorrida em 1798), foi roubado do monumento existente na Praça da Piedade, centro de Salvador. Para evitar que ocorresse o mesmo com os bustos dos outros três personagens dessa importante passagem da história baiana - os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga, além do mestre João de Deus -, a Fundação Gregório de Matos (FGM) da prefeitura de Salvador decidiu retirar as esculturas de forma preventiva. O gerente de Sítios Históricos da FGM, Marco Antônio da Rocha, informou que os vândalos também arrancaram um dos portões que compõem o gradil da praça, de autoria do artista plástico Carybé. Segundo Rocha, a prefeitura vai reforçar os pedestais onde ficam os bustos com material mais resistente. Somente depois as peças serão recolocadas na Praça da Piedade, local onde os quatro personagens foram enforcados no século XVIII pelo governo português.

Supermercado é assaltado em Piatã Da Redação Lucio Tavora | Ag. A Tarde Assaltantes saquearam o estabelecimento e fugiram em um gol pretoUma loja da rede de supermercados Hiperideal foi assaltada por volta do meio dia desta quinta-feira, 19, no bairro de Piatã, em Salvador. Segundo testemunhas, quatro homens fortemente armados invadiram o estabelecimento e renderam os seguranças. Em seguida, saquearam os caixas, clientes e uma lotérica, que fica no interior do supermercado. Policiais foram deslocados ao local para investigar as circunstâncias do crime. Os assaltantes conseguiram escapar e ninguém ficou ferido. O caso foi registrado na 12º Delegacia de Itapuã. A redação de A TARDE entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hiperideal, que informou ainda não ter nenhum posicionamento sobre o assalto, nem informações da quantia levada

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Senador parabeniza Caruaru pelos seus 154 anos de Emancipação Política Caruaru, o principal município do Agreste pernambucano, está completando 154 anos de Emancipação Política nesta quarta-feira (18). As festas em comemoração pelos mais de um século e meio de independência política da Capital do Forró, tiveram início no último dia 10 e seguem até o próximo dia 31 de maio. Hoje os festejos começaram de manhã com hasteamento das bandeiras no Marco Zero da cidade. Em seguida houve apresentações de bandas marciais e corte de bolo gigante para todo o público. Demonstrando alegria com o aniversário de Emancipação Política de Caruaru, o senador Armando Monteiro enviou um e-mail para a redação do blog de Alvinho Patriota nesta quarta-feira parabenizando o município. “Caruaru chega aos 154 anos de emancipação política preservando as suas melhores tradições mas, ao mesmo tempo, sintonizada com os desafios do futuro. A posição de importância que a Capital do Agreste ocupa na vida econômica, política e cultural de Pernambuco é fruto de um povo que sempre soube aliar criatividade e empreendedorismo. Com o momento positivo da economia de Pernambuco, a cidade entra em uma nova etapa de desenvolvimento econômico e social. É por tudo isso que parabenizo a todos os caruaruenses, que nesta data especial têm muito o que comemorar”, congratula. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Acusados pela morte de policial pernambucano são presos no Ceará Três homens acusados pelo assassinato do policial militar pernambucano, Abílio Santos de Carvalho, lotado na 7ª Companhia de Polícia Militar de Pernambuco, foram detidos na última segunda-feira (16) no município de Brejo Santo-CE, distante 72,9 quilômetros de Salgueiro. Os acusados, identificados como, Eliscleudo Lucena da Silva, 26 anos, Carlos Braz Batista, 38 anos, e Cleber Pereira Braz, 24 anos, estavam transitando num veículo Gol pela Rodovia BR-116, quando foram abordados nas imediações de um posto de combustíveis, na divisa entre Pernambuco e Ceará. A prisão foi efetuada por policiais militares da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar do Ceará. Com os elementos foram apreendidos dois revólveres calibres 38, municiados; 20 cartuchos de reserva calibre 38; dois aparelhos celulares; a quantia de R$ 839,00 e o carro. Os três homens foram levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo-CE, onde foram realizados os processos legais. O policial militar de Santa Maria da Boa Vista foi morto com requintes de crueldade no último domingo (15) no Projeto Mandacaru, zona rural de Juazeiro-BA. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Por 266 votos contra 72, Câmara rejeita convocação de Palocci O governo conseguiu derrubar no plenário da Câmara dois requerimentos para que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, dê explicações sobre a notícia de que multiplicou seu patrimônio por 20 em um período de quatro anos. Na apreciação do primeiro pedido, apresentado pelo líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o placar foi de 266 votos contrários, 72 a favor e 8 abstenções. Já a derrota do segundo pedido, feito pelo líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), veio em votação simbólica. O caso foi parar no plenário após o líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), anunciar a abertura da sessão nesta manhã, impedindo assim que as comissões apreciassem individualmente pedidos de convocação do ministro. Um requerimento seria votado pela Comissão de Fiscalização e Controle. A Comissão da Agricultura, presidida pelo DEM, também tentou abrir a sessão e votar a convocação de Palocci, mas foi impedida porque já tinha começado a Ordem no Dia no plenário. “O governo quer colocar uma mordaça na oposição”, queixou-se ACM Neto. “Fez ato autoritário e cancelou todas as comissões. O governo quer esconder o Palocci”, afirmou. O deputado Pepe Vargas (PT-RS) criticou a intenção da oposição de tentar obstruir os trabalhos. Segundo ele, a convocação do ministro é descabida, uma vez que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República já se manifestou sobre o assunto. “O ministro Palocci não quer esconder nada. O aumento de patrimônio está colocado em sua declaração de renda”, afirmou. Fonte: Último Segundo

Deputados irão discutir kit contra homofobia com MEC O ministro da Educação, Fernando Haddad, se comprometeu a permitir a participação de parlamentares no debate sobre o kit de combate à homofobia organizado pela pasta e que será distribuído nas escolas. A declaração foi feita depois de uma reunião na manhã desta quarta-feira com deputados das bancadas evangélica e católica, que estavam obstruindo votações na Câmara para forçar uma conversa com Haddad. De acordo com o ministro, o material ainda não é oficial e precisa ser aprovado pelo Comitê de Publicações do Ministério da Educação (MEC), composto pelas secretarias da pasta e por representantes das secretarias de educação estaduais e municipais e das universidades. O kit, elaborado pela organização não governamental Ecos Comunicação e Sexualidade, foi entregue ontem para avaliação do ministério. “O que foi pedido é que alguns parlamentares participem do debate. Todos os deputados presentes à reunião selaram um acordo de promover o combate a toda forma de violência e preconceito”, afirmou Haddad. O material a ser analisado é formado por quatro livros de orientação para professores e três vídeos. Segundo o MEC, os vídeos foram encaminhados na última semana ao Ministério da Justiça para avaliação da classificação etária. Fonte: Agênca Câmara

Uma jovem de 20 anos, desesperada por não conseguir criar sua filha de 5 meses e sob pressão da sua mãe de colocá-la para fora da casa, tentou se desfazer do bebê. Moradora do bairro da Várzea, a mulher decidiu ir até uma parada de ônibus, próximo ao Terminal do bairro, com a intenção de deixar a criança lá. Mas ela desistiu e decidiu ir à delegacia, com um nome falso, deu o testemunho de que uma outra mulher teria lhe entregue aquele bebê. Depois de ter prestado depoimento na Delegacia da Várzea, ela, junto com a criança, foi levada à Gerência Proteção a Criança e ao Adolescente. Muito nervosa, a mulher entrou em contradição e acusada de falsa identidade, sendo lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A bebê é fruto de um relacionamento de um ano e meio, que acabou logo depois da gravidez. O pai nunca assumiu a filha. O delegado Antônio de Campos irá consultar a avó do bebê e caso ela não se comprometa em cuidar dela, a criança seguirá para o Conselho Tutelar. Do Folha Digital, com informações de Robson André, repórter de Grande Recife

Brasília – Os governadores do Sul e do Sudeste pediram hoje (18) que a revisão dos critérios de repartição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a renegociação das dívidas estaduais com a União sejam discutidas junto com a reforma tributária. Após quase duas horas de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os governadores ouviram a proposta da equipe econômica sobre a reformulação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Formado por 21,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o FPE é transferido da União para os estados todos os meses. A repartição leva em conta a população, o tamanho e a renda per capita dos estados. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que os critérios de distribuição são inconstitucionais e deu prazo para que o Congresso Nacional aprove até 31 de dezembro de 2012 uma nova lei sobre o assunto. “A sugestão é que se fizessem duas discussões simultâneas: a do ICMS e do FPE, que o Supremo determinou. Em vez de dois debates separados, o ideal é estabelecer compensações com dois instrumentos”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que os critérios de repartição do FPE são injustos. “São Paulo é o maior contribuinte do FPE, entretanto, é o que menos recebe. O Rio é o segundo maior contribuinte e o segundo que menos recebe”, reclamou. Para aceitar as condições propostas pelo governo, a União teria de aceitar negociar a dívida dos estados, afirmou o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira. “A dívida entraria na negociação, não como moeda de troca, mas como algo que poderia significar uma condição de concluir a discussão”, afirmou. Atualmente, a dívida dos estados é corrigida pelo IGP-DI, índice de inflação elaborado pela Fundação Getulio Vargas, mais juros de 6%, 7,5% ou 9% ao ano, dependendo do estado. Os governadores querem uma mudança no indexador porque a dívida sobe repentinamente em épocas de alta da inflação, como a atual. Em relação à reforma tributária, o governo federal assumiu o compromisso de instituir um sistema automático de compensações para os estados que perderem com a reforma tributária, segundo o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou que a proposta do governo federal será repassada aos secretários de Fazenda dos estados para discussão técnica. “O ministro Guido vai conversar com os demais governadores e nós defendemos que esta proposta esteja acordada e formatada até julho”, ressaltou. Proposta de resolução do Senado prevê que o ICMS interestadual seja reduzido de 12% para 2% até 2014. A mudança, no entanto, afetaria apenas o ICMS cobrado para mercadorias importadas. Na reunião de hoje, o governo apresentou a proposta para a diminuição do ICMS interestadual para mercadorias produzidas no país. O percentual final ficaria entre 2% e 4%, segundo o governo. Na reunião de hoje, os estados divergiram quanto à alíquota ideal e ao prazo para a redução do ICMS entrar em vigor. O vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, sugeriu que alíquota seja gradualmente reduzida para 7%, de sete a dez anos. O governador do Paraná, Beto Richa, e o do Espírito Santo, Renato Casagrande, sugeriram que o ICMS interestadual caia para 6%. “O tempo [de redução das alíquotas] não é problema. O importante é ter segurança na compensação, porque, se for um tipo de compensação sem segurança, precisaremos de um prazo de 12 anos”, disse o governador capixaba. Fonte: Agência Brasil

Brasília - Em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entidades sociais, autoridades políticas e artistas movimentaram hoje (18) a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para conscientizar a sociedade a prevenir a exploração sexual infanto-juvenil. “Temos observado, por meio de pesquisas, que há novos focos de preocupação. Muitos violadores sexuais não são estrangeiros e sim moradores locais”, afirmou a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos, Carmém Oliveira. Carmém disse ainda que a sociedade pode ajudar denunciando os abusos contra crianças e adolescentes. Ela lembrou que não são somente abusos os sexuais, mas também aqueles que envolvem o uso e tráfico de drogas. A Caravana Siga Bem, que percorre o Brasil fazendo carreata de conscientização de caminhoneiros para as causas de responsabilidade social, andou pelo Eixo Monumental, liderada pelo cantor sertanejo Sérgio Reis. O diretor da empresa organizadora da Caravana, Alexandre Corte, destacou a importância do trabalho já que o “caminhoneiro é um foco de grande relevância por ser um vetor no trânsito de crianças pelo nosso país”. Alexandre explica que a criança ou adolescente, com problemas sociais e de família, vai para as ruas e termina caindo na rede de prostituição como forma de sobrevivência. “É preciso que os profissionais das estradas, caminhoneiros, taxistas, denunciem os abusos sexuais e de tráfico feito com essas crianças. Assim combateremos melhor essa exploração”. O debate sobre o abuso sexual infantil e adolescente já tem onze anos, e um dos grandes avanços na discussão é a criação de uma central de atendimento, o Disk Denúncia Nacional onde a pessoa, de qualquer lugar do Brasil pode ligar e denunciar locais de exploração infantil, sem precisar se identificar. Fonte: Agência Brasil

Dupla é presa por suspeita de participação na morte do policial militar em Piedade Quarta, 18 Maio 2011 19h18 Depois de ter apreendido um adolescente de 16 anos, na madrugada desta quarta-feira (18), a polícia prendeu dois homens suspeitos de terem participado da tentativa de assalto que terminou na morte do policial militar, estudante do 7º período do curso de Direito, da Faculdade Guararapes, Leandro Xavier do Nascimento, de 30 anos. Policiais da Rádio Patrulha chegaram à dupla depois de denúncias. Jonatan Santos, de 18 anos, o “Ureia”, foi encontrado no Conjunto Marcos Freire, e não reagiu. Foi ele quem levou a polícia até Leandro Gomes, de 21 anos, conhecido como “Léo”, que estava na Muribeca. Ele tentou fugir e quando a polícia o capturou encontrou um revólver calibre 38 na cintura. Os dois foram levados para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e autuados em flagrante por homicídio. Eles são apontados ainda como integrantes de uma quadrilha que pratica assaltos na área onde aconteceu o crime. Mesmo após essas prisões, a polícia ainda continua as investigações. Do Folha Digital, com informações de Bárbara Franco, repórter de Grande Recife

Policiais Civis de Pernambuco insatisfeitos com a questão salarial da categoria e com a postura do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) participaram de uma reunião na Sede da Força Sindical, na noite desta quarta-feira (18). A intenção é dar início a um movimento de reivindicações junto ao Governo de Pernambuco. A reunião conta com a presença de vários policiais civis de diversos setores. A categoria discute o escalonamento de vencimentos a partir do Teto da Polícia Civil. Atualmente o teto é de R$ 11.000,99 (salário de um Delegado). Com o escalonamento, um Policial inicial passaria de R$ 2.440, atuais para R$ R$ 4.811,83. Já um Comissário Especial passaria de R$ 2.668, atuais para R$ 6.600,59. Além disso, a revisão do PCCV; pagamento das diferenças nos vencimentos não pagas aos agentes QPC-II e QPC-III (Período de junho de 2010 até a liberação do 2º Enquadramento) e as condições de trabalho. Segundo a categoria, esse movimento se deflagrou por conta da falta de transparência do sindicato. De acordo com os policiais presentes na assembleia não há reuniões com a categoria há anos e nunca nada é repassado sobre o que está sendo negociado com o governo. A categoria pretende propor ao sindicato convocar uma assembleia para discutir todos os pontos. Com informações da assessoria

Inquérito vai apurar apagão que atingiu o Nordeste Da Redação O apagão que atingiu os oito estados do Nordeste entre a madrugada do dia 03 e o dia 4 de fevereiro vai ser investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) a pedido do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA). A promotora Nara Soares Dantas determinou a instauração de inquérito civil para apurar as causas e responsabilidades do apagão que atingiu a Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte. O corte no fornecimento de energia interrompeu a produção do Polo Petroquímico de Camaçari que só retomou sua operação plena após dez dias do ocorrido, resultando em perdas estimadas em R$ 300 milhões. A procuradora deu um prazo de 20 dias para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema (ONS) informem sobre "eventuais apurações e conclusões" sobre o blecaute. Segundo Imbassahy, os motivos da interrupção no fornecimento de energia, que afetou cerca de 40 milhões de pessoas ainda são desconhecidos do público. "É importante que essas providências estejam sendo adotadas para que o governo tenha mais atenção com o setor elétrico. Não dá para a população ficar convivendo com esse tipo de situação, principalmente em setores estratégicos como o de energia", disse o deputado. Ele lembrou ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU), também provocado para investigar o blecaute, anunciou, este mês, que vai fazer uma auditoria na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Em entrevista concedida à imprensa na tarde desta quarta-feira,18 , a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tania Tuttman, afirmou prever que o número de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano chegue a 6 milhões. Questionada se poderia garantir que o exame não teria erros desta vez, Tuttman respondeu: "Garantir é uma palavra muito difícil de ser usada. O Enem deu tão certo que temos cada vez mais adesões de instituições. Se não desse certo, não teríamos quase 4,6 milhões de participantes. O Enem apenas precisa, como todo e qualquer processo, ser aperfeiçoado." A presidente do Inep confirmou que o Enem será realizado neste ano em 22 e 23 de outubro. No ano que vem, haverá duas edições do exame - uma em 28 e 29 de abril e outra no segundo semestre de 2012, em data a ser definida. O prazo de inscrições para o Enem 2011 começará no dia 23 de maio, às 10 horas, e terminará em 10 de junho, às 23h59, feitas exclusivamente pela internet. O valor da inscrição será de R$ 35. Nos dias de provas, os estudantes não poderão usar lápis nem borracha e terão os aparelhos de celular lacrados ao entrarem na sala de aula.

A Câmara Municipal de Salvador aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 17, o projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais a utilizarem sacolas plásticas oxi-biodegrádaveis destinadas a acondicionar produtos para consumidores. As embalagens oxi-biodegradáveis apresentam degradação inicial por oxidação acelerada por luz e calor, depois é biodegradada por microorganismos e resíduos finais não eco-tóxicos. O projeto de lei, dos vereadores Pedro Godinho (PMDB), Andréa Mendonça (DEM) e Vânia Galvão (PT) precisa ser sancionado pelo prefeito João Henrique para entrar em vigor. Tornando-se lei, os estabelecimentos terão o prazo de um ano, a partir da data de publicação da lei, para substituir as sacolas plásticas comuns pela biodegradável. Quem descumprir a lei, poderá ser penalizado com advertência, multa correspondente a 1% do faturamento, suspensão temporária da atividade e cassação da licença do estabelecimento. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado.

TCE aprova liberação de 20% dos recursos das obras da Fonte Nova Kleyzer Seixas Gildo Lima| Ag. A TARDE TCE esteve reunido na manhã desta quarta para definir os recursos a serem liberados para a obraA 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou nesta quarta-feira, 18, por unanimidade, a liberação de 20% (64 milhões) do valor de 323 milhões financiado pelo BNDES para as obras de construção da Arena Fonte Nova pelo consórcio OAS/Odebrecht. A liberação foi feita a partir do pedido feito no último dia 12 pela Procuradora Geral do Estado (PGE). Segundo o TCE, o restante dos 80% dos recursos serão liberados apenas mediante a entrega dos projetos básico e executivo, que contêm informações como quantidade de materiais necessários para a construção da obra, gastos detalhados e prazos, dentre outros. As condições da liberação são baseadas na resolução do Tribunal de Contas da União (TCU), que vincula a decisão dos Tribunais dos Estados por se tratar de uma verba federal. Também por unanimidade, os três conselheiros da segunda turma do TCE – Pedro Lino (relator do caso), Manoel Castro e Zilton Rocha - aprovaram, na sessão desta quarta, a sugestão do Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre a impossibilidade de uma decisão definitiva sobre o Contrato de Parceria Público Privada (PPP), que rege a construção da arena. A decisão foi tomada devido ao estágio no qual se encontra o processo. Como o consórcio ainda não entregou os projetos, não foi possível realizar uma auditoria. Os conselheiros também aprovaram, desta vez por maioria, a terceira e última cláusula votada, que dispõe sobre inserção de mecanismos de garantia que possibilitem a recuperação de recursos repassados ao consórcio caso o Tribunal de Contas decida pela não continuidade da execução contratual da PPP. O voto contra foi o de Zilton Rocha, que embasou sua decisão na necessidade de construção dos estádios no Brasil e do exíguo prazo para o término da arena. “O que vamos garantir é o acompanhamento da execução através dos nossos técnicos”, afirmou Zilton, justificando o seu voto para a liberação dos 20%. Segundo o conselheiro, para cumprir a “responsabilidade que o país assumiu de entregar as obras nas datas previstas”. Presente na sessão, o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes admitiu o atraso na execução contratual do projeto, mas argumentou que a demora foi causada pelo impedimento de liberação da verba do BNDES. A elaboração e entrega dos projetos não tem prazo definido. Segundo Moraes, devem ficar prontos “em breve”. Questionado sobre a necessidade de entrega dos projetos para a liberação dos recursos restantes, o Procurador afirmou que existe uma discordância conceitual do Governo e do TCE a respeito da necessidade de conclusão. “A elaboração do projeto não é um pré-requisito para a celebração de uma Parceria Público Privada”, afirmou o procurador, baseado na lei de concessões 8987/95. Ney Campello, da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), comemorou o resultado da sessão do TCE. “É positiva essa deliberação no sentido de demonstrar que o TCE busca uma solução para o impasse da liberação dos recursos”.

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira à noite o projeto de lei de conversão de medida provisória que cria cadastro dos bons pagadores, o chamado Cadastro Positivo. A matéria já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. Agora, o texto vai para sanção presidencial. O cadastro poderá ser consultado por instituições para a concessão de empréstimos e outras transações comerciais. Com o cadastro, a ideia é que o consumidor que paga suas contas em dia tenha acesso a taxa de juros mais baixas e diminuir a inadimplência. O consumidor terá de autorizar a inclusão de seus dados no cadastro e retirá-los quando desejar. Ele também poderá consultar, de graça, seus dados uma vez a cada quatro meses. As informações ficarão no cadastro pelo prazo de 15 anos. No ano passado, o Congresso Nacional chegou a aprovar o cadastro, que foi vetado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o governo federal justificou que o texto aprovado pelos parlamentares poderia gerar contestações judiciais. O Executivo editou uma medida provisória criando o banco de dados dos bons pagadores. O relator do projeto aprovado hoje pelo Senado é o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

DESABAFO DE UM CAPITÃO PMPE Enviado pelo Ten Cel PMPE Nilson Torres DESABAFO DE UM CAPITÃO! Senhores (as), companheriros de farda, amigos, parentes, meus queridos pais, esposa e filhos. Amanhã teremos a nossa DECISIVA ASSEMBLÉIA GERAL, a partir das 14h00 no Pátio Externo do Memorial da Medicina, ao lado do Quartel do Comando Geral da PMPE, no Derby. Diante da insistência do Governo do Estado em fechar o canal de negociação, bem como, iniciar uma perseguição nunca antes vista, contra as Associações, cancelando o código de desconto, além de tentar intimidar os representates das entidades, determinando o nosso retorno para as unidades de origem para cumprir expediente a partir das 15h00, visando evitar nosso comparecimento a Assembléia. Companheiros, gostaria de primeiramente parabenizar ao NÚMERO EXPRESSIVO DE CAPITÃES QUE COMPARECERAM no último dia 10/05/2011 na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO, visando demonstrar nossa indignação e mesmo sabedores do ROLO COMPRESSOR que exerce o Governo quando quer aprovar os seus projetos; NÃO SE FURTARAM DA RESPONSABILIDADE, NÃO TIVERAM MEDO DAS REPRESÁLIAS, ESQUECERAM DAS PROMESSAS DE PROMOÇÕES E DAS BENESSES E PENDURICALHOS EFÊMEROS, NÃO SE CURVARAM DIANTE DAS AMEAÇAS DE QUE SERIAM DESLIGADOS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS (CAO), DE QUE O CURSO SERIA CANCELADO, ETC, ETC, ETC... HONRARAM suas estrelas e fizeram questão de mostrar que esse aumento não reflete o merecido; não é fruto de um trabalho árduo e penoso, não chega nem perto das aspirações da tropa, e disseram claramente que isso NÃO É AUMENTO É UM ENGANO! Parabéns amigos! Parabéns Bravos Guerreiros! Tenham certeza que seus nomes entrarão na História de Pernambuco, pois consta nos anais da gloriosa FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO (FCAP), uma das mais respeitadas Academias de Administração do Brasil que, HONROSOS CAPITÃES DECIDIRAM MESMO DIANTE DE AMEAÇAS LEVANTAR-SE E DAR UM BRADO DE INDIGNAÇÃO, DE QUE HIERARQUIA E DISCIPLINA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, DE QUE MILITARISMO NÃO É SINÔNIMO DE SUBSERVIÊNCIA E ACEITAÇÃO INCONDICIONAL DE TUDO. NÃO! NÃO ACEITAMOS MAIS ISTO! Amigos Capitães vocês não imaginam a repercussão do nosso ato tanto no meio governamental que jamais pensaria que isto acontecesse, como no meio acadêmico, onde se tínhamos um pouco de RESPEITO E PRESTÍGIO, estes foram expressivamente aumentados em proporção geométrica. TENHAM CERTEZA que VALEU A PENA! Após todos estes fatos, muitas pessoas tem me procurado, alguns amigos de verdade outros apenas colegas, mas creio que todos com sinceridade tem dito para que eu largue tudo isso, não vale a pena, pensa na tua profissão, na tua família; "ESTÃO LEVANTANDO UM DOSSIÊ COMPLETO CONTRA VOCÊ E SE PREPARE QUE VOCÊ PODE ATÉ SER EXCLUÍDO. A TODOS ESTES AMIGOS PARENTES E FAMILIARES RESPONDO COM SINCERIDADE: Aquilo em que mais penso é na minha família; meus queridos pais que me ensinaram a ser honesto, digno, respeitar as pessoas, a ser um homem na integridade da palavra; a minha esposa e filhos que sempre estiveram comigo em todos os momentos em quem eu penso todos os dias da vida e procuro dar o melhor de mim para que nada falte, bem como procuro pautar minhas ações no sentido de que se orgulhem de mim; aos familiares a quem respeito e me orgulho de ser parte dessa família RODRIGUES DE SOUZA, meus irmãos, tios e parentes; aos amigos e companheiros de farda em geral, os quais me conhecem tão bem profissionalmente; aqueles que trabalharam comigo que sabem dos meus erros e dos meus acertos, dos meus vícios e das minha virtudes; enfim, todos vocês que me conhecem sabem que a minha trajetória NÃO ME PERMITE RETROCEDER, NÃO POSSO VOLTAR ATRÁS, ISTO SERIA IR DE ENCONTRO A TUDO QUE ACREDITO. Mas, não volto atrás, por querer ser arredio, inconsequente, indisciplinado, NÃO! NÃO VOLTO por motivos plausíveis e coerentes. PRIMEIRO: Tenho absoluta convicção da minha integridade profissional, e sei que as poucas falhas não mancham a minha conduta. SEGUNDO: Não posso deixar a tropa órfã, pois, são tão poucos os OFICIAIS que ainda se arvoram a dizer abertamente a VERDADE DOA A QUEM DOER, que não posso me dar ao direito de chegar até aqui e depois recuar. TERCEIRO: O SENTIMENTO DE JUSTIÇA, DE INDIGNAÇÃO, DE QUE ESTAMOS SENDO ENGANADOS, SÃO MAIORES DO QUE O SENTIMENTO DE MEDO. Todos temos um temperamento e um estilo. Eu tenho o meu. Minha luta não é contra as pessoas. Não é contra o Governador, Comandante Geral, Chefe do EMG, Comandantes de Territórios, Comandantes de Unidade, etc., apesar que que infelizmente, o inverso NÃO É DA MESMA FORMA! É INTERESSANTE! NÓS QUE LUTAMOS PELO MELHOR PARA TODOS, SOMOS TRATADOS COMO INIMIGOS. PERSEGUIDOS, DIFAMADOS NAS REUNIÕES INTERNAS, AS VEZES ATÉ CALUNIADOS AS ESCONDIDAS! O Olhar de alguns deles expressa um ódio mortal. Mas tudo bem! Sabemos disto e pagamos o preço! MAS ESPERO QUE PELO MENOS AQUELES QUE NÃO ESTEJAM PERCEBENDO ALGUMA GRATIFICAÇÃO DO GOVERNO, RECONHEÇAM NOSSO TRABALHO. MESMO QUE NÃO TENHAM A CORAGEM DE PARTICIPAR, CASO POSSAM DEFENDA-NOS NAS REUNIÕES, OU PELO MENOS NOS CONCEDA O BENEFÍCIO DO SILÊNCIO! A todos vocês que ACREDITAM OU NÃO NOS NOSSOS POSICIONAMENTOS; AMANHÃ SERÁ UM DIA CRUCIAL PARA DECIDIRMOS O FUTURO DO MOVIMENTO. DEPENDERÁ DE CADA UM DE NÓS, DA NOSSA PATICIPAÇÃO. PODE SER QUE EU ESTEJA PRESO ATÉ MESMO ANTES DA ASSEMBLÉIA, OU DEPOIS DE UMA FORMA MAIS DISCRETA! NÃO SEI! O QUE VERDADEIRAMENTE SEI É QUE INDEPENDENTE DO QUE FIZEREM COMIGO! INDEPEDENTE DA PARTICIPAÇÃO DA TROPA! A LUTA SEMPRE CONTINUARÁ! E EU CONTINUAREI LUTANDO ORDEIRAMENTE, PACIFICAMENTE, HONRADAMENTE! OBRIGADO José Marcos Rodrigues de Souza Um simples Capitão da PMPE! Um dos pequenos Davi, numa Terra de Golias FONTE: BLOG DO CAXORRÃO http://blogdocaxorrao.blogspot.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Perícia verificará se há DNA de vítima em diretor do FMI acusado de abuso Dominique Strauss-Kahn, apontado como possível candidato à Presidência da França, foi acusado de molestar camareira de hotel em Nova York. Da BBC imprimir O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, durante sua transferência (Foto: Reuters)O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, aceitou ser submetido a uma perícia após ser acusado de agressão sexual, cárcere privado e tentativa de estupro de uma camareira de um hotel de Nova York. O objetivo das autoridades é verificar se há lesões que indiquem que houve luta ou traços de DNA da suposta vítima no corpo de Strauss-Kahn. Sua primeira aparição perante o tribunal deveria ter acontecido no domingo, mas foi adiada para esta segunda-feira para permitir que os exames médicos e científicos fossem realizados. O diretor-gerente do FMI, que é casado e tem 62 anos, foi preso no sábado à tarde, quando já estava sentado na primeira classe de um avião da Air France prestes a decolar para Paris. Ele vinha sendo considerado como um possível candidato à Presidência da França pelo Partido Socialista. Acusação Um porta-voz da polícia de Nova York, Paul Browne, disse à BBC que as acusações foram feitas por uma mulher de 32 anos de origem africana que trabalha como camareira no hotel Sofitel, perto de Times Square, onde o chefe do FMI estava hospedado. Ela disse que o hóspede saiu nu do banheiro enquanto ela limpava a suíte de luxo do hotel, que custa US$ 3 mil por noite. 'Recebemos uma denúncia de que uma camareira em um hotel no centro de Manhattan tinha sido abusada sexualmente pelo ocupante de uma suíte de luxo naquele hotel, e que este indivíduo tinha fugido', Browne disse à BBC. 'A camareira disse ter sido atacada violentamente, trancada no quarto e abusada sexualmente', disse ele. Telefone celular Segundo testemunhas que estavam no hotel, Strauss-Kahn deixou o local às pressas, esquecendo seu telefone celular e outros pertences pessoais. Ele teria então ligado do aeroporto para a recepção do hotel, pedindo que o aparelho fosse devolvido, mas a polícia já havia sido acionada no caso e equipes foram mandadas para o JFK. 'Nossos investigadores pediram às autoridades aeroportuárias que impedissem o avião de partir, foram até o aeroporto e o levaram sob custódia', afirmou Browne. 'Se tivéssemos demorado mais dez minutos, ele já estaria voando a caminho da França', disse. Segundo Browne, a camareira foi atendida em um hospital para o tratamento de pequenos ferimentos. Mais tarde, ela identificou o ex-ministro das finanças francês como o homem que a teria atacado. Strauss-Kahn não tem imunidade diplomática e estava em Nova York por motivos particulares. Esposa A esposa de Strauss-Kahn, a proeminente jornalista francesa Anne Sinclair, disse acreditar que seu marido é inocente. 'Eu não acredito por um segundo sequer nas acusações levantadas contra meu marido', ela disse em um comunicado. Na França, alguns viram a prisão como uma humilhação nacional, enquanto outros sugerem que pode se tratar de um complô criado por seus opositores políticos. O diretor-gerente do FMI contratou como chefe de sua equipe de defesa o criminalista americano Benjamin Brafman, que já representou várias celebridades com sucesso, inclusive os rappers P. Diddy e Jay-Z. Seus advogados disseram no domingo que Strauss-Kahn estava 'cansado, mas bem' e que ele 'pretende se defender vigorosamente destas acusações e nega ter cometido qualquer delito'. Carreira política O FMI informou que o vice-diretor-gerente do fundo, John Lipsky, ocupará interinamente o cargo de diretor-gerente durante a ausência de Strauss-Kahn. A cotação do euro em relação ao dólar caiu ao ponto mais baixo em seis semanas nesta segunda-feira, devido ao anúncio da prisão. Strauss-Kahn participaria nesta segunda-feira de uma reunião em Bruxelas sobre a concessão de ajuda financeira à Grécia e a outros países endividados da zona do euro. As acusações contra Strauss-Kahn também mudaram o cenário da corrida presidencial francesa. Sua candidatura ainda não havia sido anunciada, mas era esperado que ele concorresse à Presidência pelo Partido Socialista, já que pesquisas de opinião mostravam que ele contava com boa vantagem sobre o atual presidente Nicolas Sarkozy, que deve concorrer à reeleição em abril de 2012. 'Erro de julgamento' Strauss-Kahn concorreu para a liderança do Partido Socialista Francês em 2006, mas foi derrotado por Ségolène Royale, que foi depois derrotada por Sarkozy nas últimas eleições presidenciais, em maio de 2007. Strauss-Kahn foi então nomeado diretor-gerente do FMI em setembro de 2007, com o apoio de Sarkozy. Ele ganhou elogios por sua atuação à frente do FMI, que dirigiu durante momentos difíceis, incluindo a recente crise financeira global. Mas em 2008 ele foi investigado pelo conselho do FMI sobre o seu relacionamento com uma mulher que fazia parte de sua equipe. O conselho determinou que suas ações 'refletiram um sério erro de julgamento', mas que o relacionamento com a mulher havia sido consensual. Ele pediu desculpas aos funcionários do FMI e à sua mulher.

A jovem suspeita de matar o namorado no motel, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, mantinha perfil em redes sociais e seguia comunidades como “Desista você perdeu ele para mim" e "Profile de gente morta". Segundo a polícia, a jovem costumava passar parte do tempo nessas redes na internet. E uma das últimas comunidades a que ela se associou foi: “As máscaras sempre caem". A mulher de 18 anos é suspeita de matar o namorado enforcado em um motel, na madrugada de sábado (14), mas alega que agiu em legítima defesa. O corpo do empresário, de 33 anos, foi enterrado no domingo (15) no Cemitério Parque da Paz, em São Gonçalo. De acordo com a polícia, o casal teria chegado ao motel por volta das 2h de sábado. Antes de chegar ao local, segundo relato da jovem, eles teriam ido até uma comunidade para comprar cocaína e maconha. Na versão da suspeita, só o namorado teria usado drogas. Já no motel, a jovem contou que ele teria tentado estuprá-la, e para impedi-lo, ela o teria empurrado e ele caiu no chão. Segundo a polícia, a jovem disse que o empresário não teria conseguido levantar, e num acesso de raiva, ela teria pego o cinto do rapaz e tentado enforcá-lo. Em depoimento, a jovem teria confessado que enforcou o namorado e que, após constatar que saía sangue pela boca dele, ela percebeu que algo grave tinha acontecido. Polícia investiga ameaças A família e os amigos contam que a suspeitam já tinha feito ameaças contra o empresário. Antes do crime, ela teria ligado várias para o celular dele para marcar um encontro. A jovem estaria inconformada porque o empresário teria saído com outra mulher. "Ela só vivia ameaçando ele, direto. Ela dizia 'eu conheço muita gente, eu conheço bandido, conheço polícia", explica um homem que não quis se identificar. Outra mulher relata que a suspeita ligou vezes para a vítima. "Ela ligou pra ele na sexta-feira a tarde inteira, dizendo que se ele não fosse dela, não seria de ninguém". Segundo a família, os telefonemas constantes da suspeita para o empresário foram o motivo da separação do casal. A delegada que investiga o crime, Juliana Rattes, da 77ª DP (Icaraí), investiga se o crime foi premeditado. "A gente encontrou já diversas contradições, no depoimento dela, e contradições também com o que o perito do local também me informou. Se de fato a versão da família da vítima for verdadeira, a gente vai ter que considerar que ela foi realmente muito dissimulada", explica a delegada. A Justiça decretou a prisão temporária da suspeita. Ela foi indiciada por homicídio qualificado por motivo fútil e tentativa de ocultação de cadáver, já que após enforcar o empresário, ela teria tentado arrastar o corpo para a garagem do motel, mas não teria conseguido. A investigação aponta que a suspeita pagou a conta do motel e foi embora usando o carro do namorado. Ao chegar em casa, ela teria contado a história para a irmã, que é advogada. A irmã então, ligou para o motel perguntando se alguém havia socorrido o empresário. O estabelecimento chamou a polícia, e os agentes conseguiram localizar a jovem suspeita do crime. Drogas no carro Segundo a polícia, já na delegacia, a jovem alegou que sofria de síndrome do pânico e que faria uso de medicamentos controlados. A polícia informou que, segundo relatos da família da vítima, a jovem seria amante do empresário e teria sido pivô da separação dele. Além do laudo pericial, a polícia deve ouvir outros parentes da vítima, para entender a relação dos dois. No carro do empresário, segundo agentes, foram encontrados resto de um cigarro de maconha e pó branco. Links Patrocinados Portabilidade em Saúde

Obama anuncia que vai aumentar produção de petróleo Pressionado pela alta dos preços da gasolina, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou que vai conceder mais licenças de exploração de petróleo na reserva do Alasca e acelerar a produção em outras áreas. Ele admitiu em seu programa semanal no rádio e na internet que o maior encargo para os consumidores tem sido a gasolina. O preço chega a cerca de US$ 4 o galão em algumas localidades. Obama ressaltou que irá redobrar o cuidado às normas de segurança ambientais, motivo de preocupação após o vazamento da empresa British Petroleum em março de 2010 no Golfo do México. Fonte: eBand

Estabelecimento comercial é furtado no bairro Cohab Duas pessoas arrombaram e furtaram um estabelecimento comercial neste fim de semana na Rua 06, bairro Cohab, na cidade de Salgueiro. O proprietário do mercadinho chamou a polícia, que fez buscas pela área e prendeu Luis Carlos da Silva, 41 anos, acompanhado de Maria Luciene dos Santos, 30 anos. Os policiais militares encontraram com os acusados vários objetos furtados do estabelecimento, além de duas pedras de crack. A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil local, onde foi autuada em flagrante delito. Faca é apreendida em Salgueiro Policiais da Operação Sossego apreenderam uma faca peixeira no último sábado (14) na Rua Manoel Borba, bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro. Viaturas da polícia estavam fazendo rondas pelo local quando o ajudante de pedreiro, Edvaldo Francisco de Oliveira, 29 anos, em atitudes suspeitas, tentou correr e se livrou de uma faca. O Tenente Tarcio, com apoio de outros policiais militares, perseguiu o suspeito que foi detido e acabou assinando Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Petrolina discutirá preços abusivos de combustíveis Os preços abusivos dos combustíveis estarão em pauta em audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (19) no município de Petrolina. O debate acontecerá a partir das 9h na câmara de vereadores petrolinense. Participarão do evento, representantes do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Pernambuco (Sindicombustíveis), do Ministério Público Federal, donos de postos de combustíveis de Petrolina, sindicato dos taxistas e mototaxistas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), Procon, associação dos transportes alternativos na região do Vale do São Francisco, BR-Juazeiro, Sindicato das Empresas de Ônibus de Petrolina e Sindicato das Empresas de Turismo. A audiência ainda contará com a participação do deputado estadual, líder do governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB), assim como dos deputados Rildo Brás e Rodrigo Novaes (PTC). Também está confirmada a presença secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara. Já o Procurador Geral da Justiça em Pernambuco, Agnaldo Fenelon, ainda não confirmou participação, mas pode integrar a audiência. O debate está sendo organizado pelo deputado estadual, Odacy Amorim (PSB). Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Agricultor é assassinado na zona rural de Serrita No início da noite do último sábado (14) um agricultor foi assassinado com quatro tiros no Sítio Oiticica, zona rural de Serrita. A companheira da vítima foi atingida de raspão no ombro, mas conseguiu sobreviver. Cícera Galdino de Lima, 36 anos, disse para a polícia que dois homens desconhecidos, armados, utilizando uma motocicleta, aproximaram-se de José Benvindo, 52 anos, e dispararam diversas vezes contra ele. O agricultor foi atingido na cabeça, tórax e no braço, não resistiu aos ferimentos, perdendo a vida no local. Policiais militares do 8° BPM estiveram na localidade, porém não conseguiram capturar os responsáveis pelo homicídio. Investigações estão sendo efetuadas pela Delegacia de Polícia Civil local. Com esse crime, sobe para dois o número de assassinatos registrados pelo 8° Batalhão somente em maio. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Sesc Triunfo leva atividades artísticas para Flores Ao longo de toda essa semana o município de Flores se torna centro de diversas atividades artísticas no Sertão do Pajeú. Desta segunda-feira (16) até o próximo sábado (21) o Sesc Triunfo leva para Flores o ‘II Vias das Artes”, festival que conta com apresentações de teatro, dança, cinema, música e literatura, além de oficinas de teatro, dança, arte visual e artesanato. O evento ocorrerá na Praça Dr. Santana Filho, na Escola 11 de Setembro e em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. De acordo com o Sesc Triunfo, o intuito do festival é descentralizar o setor cultural e difundir as linguagens artísticas teatrais, de dança, literárias, cinematográficas, musicais e de formações em artesanato e artes visuais, levando para as cidades da região o que de melhor o Sertão do Pajeú tem para oferecer em termos de cultura. A programação extensa conta com shows de repentistas, poetas, palestras, grupos de dança e de teatro. Todas as apresentações podem ser conferidas gratuitamente. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Comunidade católica de Salgueiro se prepara para ‘V Reavivando a Missão’ A comunidade católica de Salgueiro estará em festa no próximo fim de semana, com a realização da 5ª edição do “Reavivando a Missão”. Abordando o tema “Por causa da tua palavra lançarei as redes (Lc 5.56), o evento promete eclodir fé entre os participantes nos dias 20, 21 e 22 de maio na Escola Cleuzemir Pereira, próximo a Igreja da Santa Cruz, nas imediações das vilas dos Funcionários e Militar. O encontro católico tem como convidado especial o ‘Pregador Lisboa’ membro da Diocese de Afogados da Ingazeira. Contando com missa, louvor, adoração e pregação, o “V Reavivando a Missão” é uma realização da RCC de Salgueiro, Grupo de Oração Mãe da Ternura, Grupo de Oração Rainha da Paz, Grupo de Oração Imaculada Conceição, Paróquia Missionária da Santa Cruz e Diocese de Salgueiro. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chíco Gomes

Energia suja em Pernambuco Artigo de opinião As mudanças climáticas relacionadas com a degradação ambiental será o tema dominante a ser discutido nos próximos anos pela humanidade. Níveis crescentes de emissões de dióxido de carbono e gás metano na atmosfera têm provocado conseqüências desastrosas à raça humana, resultando no aumento da intensidade e da freqüência dos fenômenos como terremotos, furacões, erupções, tornados, inundações, entre outros. Boa parte dos atuais problemas é provocada pelas atividades humanas, particularmente devido ao modo de produzir e consumir. O que esta levando o planeta a uma situação tal, que poderá se nada for feito, provocar uma alteração irreversível no clima com conseqüências físicas, econômicas e sociais catastróficas. São as fontes energéticas atuais como o petróleo/derivados, gás natural, carvão mineral responsáveis por mais de 2/3 das emissões de gases de efeito estufa no mundo. O atual momento de investimentos e crescimento econômico que passa o Estado de Pernambuco deve ser analisado criticamente, pois obedece a uma mentalidade desenvolvimentista, ainda calcada na visão do século passado do “crescimento a qualquer custo”, ignorando a dimensão sócio-ambiental. Temos que posicionar contra clichês alardeados e flagrantemente falsos, que diz respeito ao modo de governar o Estado, de ser o novo, de se proclamar como exemplo para “um novo caminho para um novo Brasil”. Alem do desmatamento permitido (mangues e o pouco que resta de fragmentos da Mata Atlântica) para a ampliação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, o governo do Estado tem incentivado e justificado empreendimentos de geração de energia elétrica, como a implantação das termoelétricas movidas a combustíveis fósseis. Em maio de 2010 foi anunciado pelo grupo finlandês Wärtsilä, a construção da usina termelétrica Suape II, com uma potência instalada de 380 MW, em um terreno localizado às margens da rodovia PE-60, funcionando com óleo combustível: uma sujeira só para o meio ambiente. O projeto do tipo “chave na mão” (turnkey) pertence a um grupo formado pela Petrobrás e a Nova Cibe Energia (Grupo Bertin), prevendo o início de operação comercial para 1º de janeiro de 2012. O óleo combustível, que dentre os combustíveis fósseis é o que mais contribui ao efeito estufa e para as mudanças climáticas, emite para cada 0,96 m3 de óleo consumido 3,34 toneladas de CO2, segundo a Agência Internacional de Energia. Estima-se que a emissão anual desta instalação será de pelo menos 2 milhões de toneladas de CO2. A construção no município do Cabo da Usina Termoelétrica Suape II, e com previsão de outra Termoelétrica a Suape (III ?) também movida com óleo combustível, são exemplos de empreendimentos que vão na contramão, do grande desafio atual que é da substituição dos combustíveis fosseis pelas fontes renováveis de energia. Em nome de alavancar o desenvolvimento do Estado, com investimentos sendo realizados na região e a criação de novos postos de trabalho e geração de renda, se perpetua um modelo predatório, cujas conseqüências podem ser traduzidas na aceleração da degradação ambiental e no aumento das emissões de gases de efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas; além de pressionar os problemas econômicos e sociais com mais concentração da riqueza gerada. Apesar do discurso pela busca de sustentabilidade entre empresas e governo ser cada vez mais recorrente, Pernambuco tem aumentado a produção e o consumo de energia suja. Aqui o crescimento econômico não combina com preservação ambiental, pois tem gerado um aumento da poluição, que torna seu desenvolvimento insustentável. Heitor Scalambrini Costa - Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco

Oposição e OAB cobram Palocci sobre patrimônio A Ordem dos Advogados do Brasil e os três maiores partidos de oposição cobraram ontem esclarecimentos ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, sobre a evolução de seu patrimônio, 20 vezes maior que o total declarado em 2006. Ontem, a Folha revelou que o ministro adquiriu dois imóveis em área nobre de São Paulo: um apartamento de R$ 6,6 milhões e um escritório de R$ 882 mil. Em 2006, quando foi candidato a deputado federal, Palocci declarou à Justiça Eleitoral possuir um total de R$ 375 mil em bens -em números corrigidos. Nos quatro anos de mandato, quando se destacou na bancada do PT em debates importantes da Câmara, como o da reforma tributária, Palocci recebeu em salários R$ 974 mil, brutos. "A notícia preocupa, e muito. Para um aumento de patrimônio em tão pouco tempo, de um homem público, exige-se explicação", declarou Ophir Cavalcante, presidente da OAB. A informação é do Jornal Folha de S.Paulo

Talvez não tenha sido o placar que o torcedor do Santa Cruz desejou, mas a derrota por 1 a 0 para o Sport, no estádio do Arruda, neste domingo (15), assegurou ao clube tricolor o título de campeão pernambucano, que não era conquistado havia cinco anos. A torcida acredita também que a vitória pode ter decretado o fim da má fase tricolor, vivida nos últimos anos e que teve seu ápice com a queda para a Série D, em 2008. O Sport começou atento ao ataque, ciente que estava da necessidade de vitória depois do 2 a 0 que sofreu na Ilha, no primeiro jogo da final. No primeiro tempo, o ataque do Leão foi mais organizado e chegou a finalizar até com certo perigo, em algumas vezes. Na etapa complementar, porém, o jogo foi bem mais truncado, sem toque de bola, cheio de chutões para frente e muitas faltas. O gramado, encharcado, também dificultou muito a troca de passes. O gol só saiu nos acréscimos, em pênalti convertido por Marcelinho Paraíba. Claro que a torcida tricolor compareceu – e a rubro-negra também, mas em menor número: o jogo bateu o recorde de público em todo o Brasil, este ano, nos Estaduais, com o número oficial de 62.243 torcedores no estádio. (Pe360graus).

Eduardo Campos lança nessa segunda-feira (16), às 9h, o projeto Novos Talentos, destinado às ações de qualificação profissional, com foco nos empreendimentos estruturadores que se instalam em todas as regiões do Estado. O projeto irá ofertar até o final do ano, mais de 5 mil vagas gratuitas nos cursos de qualificação profissional. Na solenidade, que acontece no Palácio do Campo das Princesas, será assinado também um Protoloco de Intenções entre a Refinaria Abreu e Lima e o Governo do Estado, para acelerar os processos de capacitação profissional da mão-de-obra pernambucana nas áreas ligadas à indústria de petróleo e gás. O objetivo é de inserção nos postos de trabalho gerados especialmente em Suape. O projeto Novos Talentos, no período de maio a dezembro de 2011, realizará cursos de qualificação profissional nas áreas de indústria, comércio, serviços e turismo. O Senai irá oferecer 1.800 vagas e o Senac, 3.300 vagas no total. Dividido em duas etapas, terá as inscrições no período de 17 a 22 de maio e inicio das aulas no dia 30. Ao todo nesta etapa inicial serão ofertadas 2.140 vagas distribuídas em 151 turmas, com no máximo 25 alunos. As inscrições serão feitas na página da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e são destinadas a jovens e adultos , trabalhador empregado e desempregado, com baixa renda comprovada, com idade mínima de 18 anos e escolaridade mínima completa do Ensino Fundamental (8ª série). Com informações da assessoria

SOBRE A POSTURA DO MAJOR DO 15º BPM, A AOPMPE - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR SOUTOU A SEGUINTE NOTA: DESRESPEITO E DESEQUILIBRIO A AOPMPE vem manifestar seu repúdio a atitude do Cmt do 15º BPM, quando no dia 13 de maio durante entrevista de dois membros da ACSPM, na frente daquele Batalhão, a uma emissora de TV daquela Região, comportou-se de forma desrespeitosa e desequilibrada em relação aos Policiais Militares que desempenhavam o papel de interlocutores da Associação junto a Tropa. A postura equivocada daquele Comandante expôs o nome da Briosa PMPE, perante os telespectadores que assistiram as imagens da entrevista, pois não condiz com a orientação dada pelo Exmº Senhor Comandante Geral sobre o trabalho das Associações nos Quartéis. Vale lembrar que Membros da ACS foram interpelados fora do Quartel e na ocasião não fora verificado qualquer tipo de transgressão ou conduta descabida que justificasse o destempero daquele Oficial Superior. Reiteramos que a postura das Associações visa resguardar ou defender interesses comuns aos Oficiais e Praças, faz parte do Processo Democrático e do amadurecimento político da nossa Corporação. FORÇA E HONRA - AOPMPE http://blogdaaopmpe.blogspot.com/2011/05/desrespeito-e-desequilibrio-aopmpe-vem.html

A Verdadeira história do Aumento Gasolina Beleza de país! Composição do preço gasolina (em reais) : Gasolina ("A") 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80 Álcool Anidro 200 ml (os 20% misturados à gasolina)= R$ 0,24 TOTAL = R$ 1,04 / Litro + CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44 ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64 TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08 TOTAL (CUSTO + IMPOSTOS) = R$ 2,12 + LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08 FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02 LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25 FINALIZANDO: VALOR NA BOMBA COM IMPOSTOS = R$ 2,47 VALOR NA BOMBA SEM IMPOSTOS = R$ 1,39 Portanto, se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo fica dividido assim: DONO DO CARRO (otário 01- Você, no caso) GASTA: R$ 494,00 DONO DO POSTO (otário 02) GANHA: R$ 50,00 DONO DO CAMINHÃO (otário 03) GANHA: R$ 4,00 PETROBRÁS (gente que rala...) GANHA: R$ 16,00 GOVERNO (nem um pouco otário) GANHA: R$ 216,00 Deveríamos comemorar a "auto-suficiência" em roubo também. Nós produzimos nossos próprios corruptos... BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS!!! Fonte: GBB/http://sargentoricardo.blogspot.com

Polícia Militar de Rondônia deflagra greve por tempo indeterminado Policiais e familiares tomam quartéis em Porto Velho e Ariquemes Polícia Militar de Rondônia deflagra greve por tempo indeterminado Após reunião com o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), no fim da tarde desta segunda – feira (18/04), a Associação dos Familiares de Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia – ASSFAPOM deflagrou greve em todo o estado. Os revoltosos exigem 40% de aumento para voltarem a trabalho. Por volta de 21hs, o 1º e 5º Batalhão da PM já estavam trancados e cercados por policiais manifestantes. Em seguida, os quartéis da Guarda de Trânsito e o do município de Ariquemes também foram tomados. Confúcio Moura informou que alguns itens reivindicados pela PM são inconstitucionais e outros demandam estudos. De acordo com o presidente da Associação, Jesuíno Boabaidi, “o Governo não deu outra alternativa, que não fosse a paralisação imediata dos serviços de segurança à população”. Isso porque, segundo ele, o governador desprezou pontos emergentes como: PCCS, gratificação, auxílios fardamento e saúde, além das promoções de praças. Durante a reunião, a Comissão formada pela Diretoria da ASSFAPOM, ficou decepcionada ao ouvir Confúcio dizer que não tinha conhecimento de que a PM de Rondônia desempenha serviço voluntário para conter o índice de crimes. “Nós aproveitamos para lembrar que trabalhamos em situação de risco sem receber insalubridade ou qualquer outra compensação”, disse Jesuíno. Fonte: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/policia

domingo, 15 de maio de 2011

Onze presos fogem da Delegacia dos Barris Helga Cirino* A 1ª Delegacia (Barris) registrou, na madrugada deste domingo, 15, uma fuga de 11 presos que se encontravam sob custódia na carceragem da unidade. O fato ocorreu por volta das 3h, quando os presos serraram as grades de duas celas e utilizaram uma corda, improvisada com roupas e lençóis, e pularam para a parte lateral da delegacia. De acordo com agentes, a fuga foi percebida por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e por outros agentes da 1ª, que conseguiram impedir a fuga dos outros presos. As primeiras informações dão conta de que já foi feita perícia nas celas onde houve a fuga e que policiais estão nas ruas fazendo buscas. *Com redação de Clarissa Pacheco

Estádios da Copa do Mundo de 2014 já têm R$ 1,9 bilhão do BNDES Mais da metade dos financiamentos programados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reforma ou construção de estádios da Copa do Mundo de 2014 já foi contratada, apesar de denúncias de irregularidades nos projetos. A assinatura dos contratos representa a conclusão da última fase de análise dos pedidos de financiamento. Mas, no caso dos financiamentos da Copa, alguns foram assinados sob condição de saneamento de irregularidades. Até agora, o banco público assinou contratos para liberar R$ 1,9 bilhão dos R$ 3,7 bilhões previstos na carteira de financiamentos batizada de ProCopa Arenas. A Arena Amazônia, em Manaus, por exemplo, teve as obras iniciadas em julho do ano passado, com a demolição da estrutura de concreto do antigo estádio. Na ocasião, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou deficiências no projeto básico. Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou problemas na licitação e preços acima dos de mercado. O empréstimo foi aprovado, mas a liberação de dinheiro do BNDES para a obra está suspensa, informou o procurador Athayde Ribeiro Costa, que participa do grupo de trabalho do Ministério Público Federal (MPF) encarregado de acompanhar as obras da Copa. “O BNDES vem trabalhando em sintonia com a orientação do Ministério Público e, se houver irregularidade grave, vamos bloquear os repasses”, disse Costa. De acordo com o banco, trata-se de uma praxe nas operações impor condições para a liberação dos recursos. O BNDES já fechou contrato para financiar quatro estádios da Copa - Cuiabá, Fortaleza, Recife e Salvador -, além da Arena Amazônia. A reforma do Maracanã já teve o financiamento de R$ 400 milhões aprovado, mas o contrato não foi assinado. Os estádios de Natal e Belo Horizonte encontram-se em fase de análise pelo banco, que ainda não recebeu pedidos formais para financiar as arenas de Brasília, São Paulo e Curitiba, que ainda podem contar com empréstimos. Não há previsão de financiamento do BNDES para o Beira-Rio, de Porto Alegre. Fonte: Estadão

Marina Silva pedirá ao Ministério Público que investigue ela e o marido A ex-senadora Marina Silva (PV-AC) anunciou neste sábado (14) que vai entrar com uma representação no MPF (Ministério Público Federal) para que ela própria e seu marido, Fábio Vaz de Lima, sejam investigados por suposto comércio ilegal de madeira. Em um vídeo publicado em sua página de internet, a ex-candidata à Presidência afirmou que quer esclarecer as denúncias feitas pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), com quem ela se desentendeu durante a semana, nas discussões do novo Código Florestal. - Confesso que não acreditava que o deputado fosse capaz de fazer tamanha leviandade. Na mensagem, Marina disse ser “fundamental que cada denúncia possa ser investigada, para poder ser comprovada a inocência ou a culpa”. Na quarta-feira (11), enquanto os parlamentares tentavam chegar a um acordo que permitisse votar o novo código, Aldo, que é relator do texto, respondeu em plenário a um comentário feito por Marina. - Ela [Marina] disse que eu fraudei o relatório. Quem fraudou foi o marido dela, que fez contrabando de madeira. Minutos antes de o comunista entrar no plenário com o texto final do relatório que seria votado, a verde comentou, em sua página no Twitter, que ele havia incluído “pegadinhas” no Código Florestal. Segundo a ex-senadora, as acusações de Aldo têm origem em 2007, quando ela era ministra do Meio Ambiente e sua pasta participou de um processo de investigação juntamente com o Ibama e a Polícia Federal para coibir “o comércio ilegal de madeira e o desmatamento criminoso na Amazônia”. No vídeo, ela afirmou que “pessoas que se sentiram contrariadas em seus negócios espúrios, contrários ao interesse público, começaram uma campanha de difamação”. Marina adiantou que irá se encontrar na segunda-feira (16), às 18h30, com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a quem levará a representação. Além disso, informou que está recolhendo e publicando documentos na internet, para “para que as pessoas saibam que estou falando a verdade quando digo que as acusações são mentirosas”. Fonte: R7

Kassab é criticado por preço de ônibus em churrasco-protesto Além dos próprios moradores do bairro de Higienópolis, no centro de São Paulo, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, é criticado pelos manifestantes do churrasco da “gente diferenciada”, que ocorreu na tarde deste sábado. O protesto começou na avenida Higienópolis, via bloqueada por mais de 600 pessoas, segundo a PM. Por volta das 16h40, os manifestantes passaram para a avenida Angélica, fechada entre as ruas Sergipe e Pará, e criticam o recuo do governo de São Paulo no projeto de construir uma estação de Metrô no bairro após pressão de moradores, empresários e comerciantes da região. Gritos de “Ei, Kassab, vai tomar metrô” e “Ei, você aí, avisa o Kassab que a carne já tá aqui” partiam principalmente de membros do Movimento Passe Livre, que faz protestos sistemáticos contra o prefeito paulistano desde janeiro, quando a tarifa de ônibus foi reajustada de R$ 2,70 para R$ 3,00. Os moradores do bairro, cuja associação reuniu 3,5 mil assinaturas contra o plano do metrô, também são criticados por gritos de “Ei, vizinho, cadê o churrasquinho?” e “Vem, Vem, Vem pra rua vem, fazer churrasco!”. Uma moradora deu um depoimento à imprensa dizendo que a obra atrairia mendigos e outro tipo de “gente diferenciada” ao bairro, o que serviu de mote ao nome do evento e a inúmeras piadas. Entenda o caso O governo de São Paulo desistiu, após pressão de moradores, empresários e comerciantes de Higienópolis, bairro de alto padrão no centro da capital, de uma estação do metrô na avenida Angélica, segundo reportagem publicada na Folha de S. Paulo na última quarta-feira. Com isso, o governo reativou o projeto de uma estação na praça Charles Müller, no estádio do Pacaembu. Os protestos da Associação Defenda Higienópolis contra a estação reuniu 3,5 mil assinaturas contra o plano, com campanhas na rua e no Twitter. Os moradores alegavam que a nova estação ampliaria o fluxo de pessoas no local, com o consequente “aumento de ocorrências indesejáveis”, além da transformação da área em “camelódromo”. Fonte: Terra

Médicos sem registro no Conselho Regional de Medicina foram demitidos em Belmonte A Segunda Câmara do TCE julgou, ontem, irregulares fatos objeto uma auditoria especial realizada na Prefeitura de São José do Belmonte pelo motivo de o prefeito Rogério Araújo Leão ter contratado pessoas não habilitadas para o exercício da Medicina. A instauração do processo decorreu de uma auditoria informatizada de pessoal a partir do cruzamento de dados cadastrais fornecidos pela Prefeitura com os do Conselho Regional de Medicina (Cremepe). Segundo o relator do processo, conselheiro Dirceu Rodolfo, ficou constatado na análise da folha de pagamento da Prefeitura no período compreendido entre janeiro de 2009 e maio de 2010 a contratação de dois servidores sem registro no Cremepe para o exercício da Medicina: Gladys Rosso Sempertegui e Ronivaldo Cavalcanti dos Santos. Eles trabalharam como médicos no município durante sete e cinco meses, respectivamente, durante o exercício de 2009. O prefeito alegou em sua defesa que quando fez a contratação ambos apresentaram o diploma de conclusão do curso, prometendo para mais adiante a comprovação de inscrição no Cremepe. Por não terem feito, os contratos foram rescindidos

Bolsonaro distribui panfletos contra gays O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) mandou imprimir 50 mil cópias de um panfleto contra o plano nacional que defende os direitos dos homossexuais. Ele informou ainda que pretende repassar o valor gasto com o material aos cofres públicos. Os panfletos, segundo o site de Cláudio Humberto, estão sendo distribuídos em residências e escolas do Rio de Janeiro. Um dos textos associa a homossexualidade à pedofilia. “Apresento alguns dos 180 itens deste que chamo Plano Nacional da Vergonha, onde meninos e meninas, alunos do 1º Grau, serão emboscados por grupos de homossexuais fundamentalistas, levando aos nossos inocentes estudantes a mensagem de que ser gay ou lésbica é motivo de orgulho para a família brasileira”, diz o folheto na primeira de suas quatro páginas.

Ana Arraes é favorita ao TCU Embora não se pronuncie sobre o assunto, a deputada federal Ana Arraes (PSB) está entre os favoritos para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), que será aberta em setembro, quando o ministro Ubiratan Aguiar se aposentará compulsoriamente. A socialista conta com o forte apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) da Silva, que nos últimos dias tem conversado com deputados federais pedindo votos para Ana. O governador Eduardo Campos (PSB), filho de Ana Arraes, e o ministro do TCU, José Múcio Monteiro, também estão na torcida, embora de forma mais reservada. Segundo palacianos, a a ideia do gestor é que não haja disputa, mas sim um consenso - situação na qual o nome da deputada seria oficializado. No momento, outros seis nomes surgem como possíveis candidatos ao cargo vitalício: Átila Lins (PMDB-AM), Milton Monte (PR-SP), Jovair Arantes (PTB-GO), Fátima Pelaes (PMDB-AP), Sérgio Carneiro (PT-BA) e Damião Feliciano (PDT-PB). No entanto, especula-se que, tão logo seja anunciada a candidatura de Ana Arraes, pelo menos dois já sairiam do páreo, com possibilidade de haver um terceiro retirante. Todos migrariam para o apoio à pernambucana. A candidatura de Ana Arraes foi comunicada à bancada pernambucana na semana passada, durante reunião com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para tratar da questão das chuvas no Estado. Foi o deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) quem fez o anúncio aos parlamentares. A socialista contaria com o apoio de PSB, PCdoB e PDT, podendo agregar PTB e PT. Já o PMDB ficaria fragilizado com a candidatura de dois nomes, situação vista como favorável para a deputada pernambucana. “Posso dizer que a deputada Ana Arraes tem muito mais apoio que os outros. Eles sabem que Ana será candidata em uma grande articulação e contará com forças muito expressivas, contra as quais não há como disputar”, analisa o deputado Wolney Queiroz (PDT). Já o deputado Fernando Filho (PSB) ressaltou que socialista possui os requisitos necessários para o cargo de ministra. “Todo mundo é simpático à deputada Ana Arraes. Ela é advogada, tem brilho próprio e conta com o respaldo do Parlamento. Além disso, o TCU é a única Corte brasileira que ainda não tem uma mulher como integrante”, afirmou em entrevista à Folha de Pernambuco.

Juliana Aretakis Com as novas chuvas, a sensação de trabalho dobrado. O que se viu nas últimas semanas foi quase um espelho do que ocorreu no ano passado. Novamente, escolas paralisaram suas atividades, cidades perderam acessos, casas foram atingidas e as famílias ficaram desabrigadas. Sem previsão ou qualquer alerta, milhares de famílias foram pegas de surpresa. Assim como o Governo do Estado. Para quem não viveu mudanças, a situação foi ainda pior e alimentou o medo dos próximos invernos. Em 2010, o investimento anunciado foi grande. Mais de R$ 1,4 bilhão foi destinado para o socorro das vítimas das chuvas dentro da Operação Reconstrução. Contudo, o recurso oriundo dos governos Estadual e Federal ainda não foi suficiente para reverter a situação das áreas atingidas. Os fatores tempo e condição climática, fundamentais para grande parte das obras, também foram obstáculos para a Operação. Do valor garantido, nem todo ele já foi utilizado. Com as últimas chuvas, três localidades do município de Barreiros, que desde a enchente de 2010 estavam sem acesso, tiveram novas obras destruídas. A população desses locais vive de forma isolada; e para chegar até as outras partes da cidade tem que recorrer a uma pequena embarcação. Quando chove, até a alternativa é impossibilitada. Com as obras iniciadas no final de junho de 2010, os municípios tiveram parte dos acessos restabelecidos através de intervenções emergenciais de recuperação de pontes, passagens molhadas e rodovias. Mas, após as chuvas de abril e maio deste ano, parte do que foi reconstruído chegou a ser novamente destruído. Agora, a preocupação do Governo do Estado é quanto a continuidade dessas obras. Na semana passada foram criados escritórios nas cidades mais atingidas pelas chuvas. Os representantes analisam a situação dos municípios e repassam ao Governo Estadual o que neles ainda falta. Mesmo sem números oficiais, até o fechamento desta edição, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) já tem conhecimento de que parte das estradas vicinais que foram reconstruídas em 2010 terá que ser refeitas. Os pavimentos de via urbana, conhecidos como paralelepípedos, também terão que passar por novas obras por causa das chuvas. “A região já era defasada anteriormente. A dificuldade maior é separar o que veio com a cheia e a deficiência histórica que já tínhamos antes”, frisou gestor da Seplag, secretário Alexandre Rebêlo. O município de Barreiros é um dos que mais faltam obras. Para a construção das pontes que necessita a cidade, um estudo teve que ser elaborado. O prazo foi de seis meses. Dois projetos foram entregues em fevereiro deste ano e serão licitados para a construção das pontes de Baeté e Maria Amália. “Estamos dando a celeridade que é possível, mas temos que fazer os projetos. Em agosto, as pontes devem estar em obras, cada uma com investimento de R$ 8 milhões”, disse Rebêlo. A ponte de Tibiri está com o projeto em licitação. Já a ponte de Prainha ainda passa por estudo de viabilidade técnica. Na localidade de Baeté, em Barreiros, uma passarela estava sendo construída ao lado da ponte destruída, como uma forma paliativa de melhorar o acesso ao local. Porém, com as últimas chuvas, a parte já concluída da nova passarela foi levada pelo rio. No local, uma passagem mais simples deverá ser novamente feita, enquanto os moradores aguardam a reconstrução da ponte. Em Tibiri, dentro de 25 dias, também deverá ser concluída uma passagem temporária.

Maradona está a ponto de dirigir Al Wasl de Dubai, diz imprensa argentina Buenos Aires- Diego Maradona está muito perto de dirigir a equipe Al Wasl de Dubai, informa a imprensa argentina, que recolhe versões a respeito de próximos ao ex-técnico argentino. "Diego negocia um contrato milionário em Dubai", é a manchete do jornal "Clarín" em seu site, e indica que está "negociando" sua vinculação com a equipe do clube fundado em 1960, campeão da liga dos Emirados Árabes Unidos 2006-2007, e da Copa Presidente em 2007. "Isto é um paraíso", disse Maradona quando chegou no sábado a Dubai, assegura o jornal ao se referir à visita de "Pelusa" a um dos sete Emirados Árabes Unidos procedente da Chechênia, onde participou de um jogo de ex-craques do futebol. O "Clarín assinala que uma fonte próxima a Maradona afirmou que já tinha assinado um contrato, mas que outras versões indicam que segue negociando. O "La Nación" diz: "Destino Dubai: Maradona volta a ser técnico" e destaca que "Diego esteve presente no sábado no treino da equipe no Zabeel Stadium, onde joga habitualmente perante cerca de US$ 18 mil espectadores". Segundo o jornal, em princípio Al Wasl "teria oferecido a Maradona comandar a equipe na Premier League dos Emirados Árabes. "Diego com turbante" se pergunta o esportivo "Olé", anunciando "a visita de Diego a Dubai, onde poderia assinar um interessante contrato por dois anos". Maradona foi técnico de futebol entre o final de 2008 e o término da Copa do Mundo da África do Sul 2010. Seu vínculo com a Associação do Futebol Argentino (AFA) acabou, segundo o treinador, quando o presidente dessa entidade, Julio Grondona, pôs como condição para a renovação de seu contrato que desse mandasse embora vários de seus colaboradores. Fonte: Agência EFE

Correios fazem concurso público com média de 121 inscritos por vaga Brasília - O concurso público para os Correios, marcado para este domingo (15), tem uma média de 121,91 candidatos por vaga. O cargo com maior procura é o de atendente comercial, com 667.798 inscritos para 2.272 vagas, uma média de 293,9 candidatos para cada vaga. O total de inscritos no concurso é de 1.120.393, que serão selecionados para 9.190 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam entre R$ 807,29 e R$ 3.211,58. Os candidatos podem consultar os locais das provas na página do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) na internet. No fim do ano passado, os Correios cancelaram o concurso público para contratação 6.565 servidores, que estava marcado para novembro, depois que a Justiça Federal anulou o processo de contratação da Fundação Cesgranrio, que iria aplicar as provas. Segundo a estatal, o cancelamento se deu pela necessidade de atualizar a distribuição das vagas por localidades, em função do tempo decorrido desde a publicação do edital original, em dezembro de 2009. Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para participar do concurso. Fonte: Agência Brasil

sábado, 14 de maio de 2011

COMANDANTE GERAL QUE AGRADAR O GOVERNADOR ENGANADO A TROPA : 70% da tropa já aderiu a operação padrão, mas mesmo... O AUMENTO QUE ELE DEU; O SOLDADO VAI RECEBER 68.00 A MENOS MAIS MESMO ASSIM O COMANDANTE GERAL INSISTE EM DIZER QUE NOS TIVEMOS AUMENTO : 70% da tropa já aderiu a operação padrão, mas mesm...: "Fonte: youtube.com"

Comandante Geral da PMPE faz pronunciamento aos policiais O comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tavares Lira, no final da tarde desta sexta-feira, na sede do Quartel do Comando Geral, no Derby, proferiu depoimento aos policiais militares para enaltecer e agradecer a tropa pelo compromisso e a consciência de manter os serviços em atividade, promovendo e garantindo segurança aos pernambucanos, sobretudo, regredindo nesse momento os índices dos Crimes Violentos Letais Intecionais (CVLI) no Estado. O comandante também falou da tramitação da proposta salarial aos policiais militares

Loading... Pesquisa Carregando... sábado, 14 de maio de 2011 Comissões de Educação e Segurança Pública realizam reunião integrada Por Edjane Oliveira As Comissões Parlamentares de Educação e Segurança Pública realizaram, na manhã desta quinta-feira, dia 12, reunião conjunta para discutir meios de melhorar a segurança, principalmente no entorno das escolas. Os deputados decidiram convidar os secretários de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e da Segurança Pública, João Eloy, além do comandante da Polícia Militar, coronel Aelson Resende, e a superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa, para juntos debaterem o assunto. Não ficou definida a data de quando será realizada essa reunião, pois vai depender da disponibilidade da agenda dos convidados. Mas, de acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado estadual Capitão Samuel (PSL), ela deve acontecer até a última semana deste mês. “Vamos definir o dia em que a reunião será realizada, numa terça ou quinta-feira, para que possamos falar sobre essa questão específica da falta de segurança no entorno dos colégios, bem como o aumento da violência em todo Estado, para que os secretários possam expor o que vem realizando”, informou. A presidente da Comissão de Educação, deputada estadual Ana Lúcia (PT), disse que, hoje, a maior reclamação dos estudantes são os pequenos assaltos, geralmente praticados por outros jovens, principalmente em praças e avenidas próximo às escolas, em que eles muitas vezes utilizam canivete para ameaçar os alunos. “Portanto, os nossos jovens estão muito inseguros e isso tem criado problemas graves e preocupações em relação a isso, não só por parte dos educadores, mas também das famílias”, observou. Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Capitão Samuel, a sociedade vive um momento em que se fala muito sobre o problema da violência no geral, bem como no entorno das escolas. Para ele, é importante a integração entre as duas Comissões, para receber os representantes das Secretarias de Educação e Segurança Pública, para que eles possam explanar o planejamento estratégico para as pastas, possam dizer como têm visto essa situação e o que pensam para o futuro. “Será uma oportunidade para que possamos ouvi-los e os deputados possam falar sobre os reclames da população, que é o nosso papel”, disse. Programa A deputada Ana Lúcia informou que ontem ela e integrantes da Comissão de Educação da Assembleia tiveram uma audiência com o secretário estadual de Educação, Belivaldo Chagas, equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e representantes da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses). Um dos pontos tratados foi justamente a questão de violência nas escolas. Ana Lúcia disse que a secretaria tem quatro projetos trabalhando principalmente com os diretores de escola, coordenadores e professores, para que eles comecem a entender melhor esse reflexo da violência no interior das escolas. Ela informou que nesse sentido foi firmado um encaminhamento para que, dentro do programa Saúde e Educação Preventiva para as Doenças, principalmente as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), seja criado um subprograma. Nele, a Uses vai ter uma participação nas reuniões, vai elaborar material para os diretores para os coordenadores, fazendo com que os alunos sejam protagonistas. “As atividades da Uses e dos grêmios, além de ser atividades legais, são atividades importantes, porque ali, através deles, está se fazendo educação política dessa juventude”, disse. A deputada avaliou a reunião como proveitosa da qual espera colher bons frutos neste novo programa, onde vão estar envolvidos, principalmente, os educadores. Fonte: Agência Alese

AVISO C.ODONTO: PRÓTESES ODONTOLÓGICAS 6.0.0. CENTRO ODONTOLÓGICO 6.1.0. Tratamento de Prótese - Inscrição - Realização A Diretoria Odontológica da PMPE informa para todos os usuários do SISMEPE, que nos dias 16, 17 e 18 MAI 2011, estarão abertas as inscrições para a seleção através de sorteio, para os candidatos a especialidade de prótese. Os interessados deverão comparecer ao C. ODONTO a fim de efetivarem suas inscrições para o sorteio que será realizado no dia 18 MAI 2011 (Quarta-Feira) às 15 horas, no 1º Andar do Centro Odontológico. Informo ainda que, de conformidade com o que preceitua o § 1º do Art. 32 do SISMEPE, os materiais protéticos para os serviços realizados nos beneficiários (titular e dependentes), serão fornecidos pelo beneficiário titular. Fonte: BG 086 de 09 Maio de 201

TECIDO RIP STOP APROVADO NO UNIFORME PMPE SUPLEMENTO NORMATIVO Nº G 1.0.00.007 05 DE MAIO DE 2011 1.0.0. PORTARIA NORMATIVA DO COMANDO GERAL Nº 097, de 29 ABR 2011 EMENTA: Altera Especificação de Uniforme O Comandante Geral, no uso das atribuições e de acordo com o Decreto nº 26.261, de 22 DEZ 2003, em seu Art. 2º, itens II e III e assessorado pela Comissão Permanente de Uniforme, R E S O L V E: I – Acrescentar, no Capítulo II, item VIII, da especificação técnica da camisa bege meia manga masculina e feminina, o que se segue: em tecido misto, composição 70% poliester e 30% algodão, peso 200g/m², construção em tela, reforço na trama e no urdume, com efeito que caracteriza RIP STOP, cor bege castor no padrão PMPE; e II – Substituir, no Capítulo III, item III, a especificação técnica da calça masculina verde cana (de serviço), o que se segue: composição 70% poliester e 30% algodão, peso 200g/m², construção em tela, reforço na trama e no urdume com efeito, que caracteriza RIP STOP, cor verde cana no padrão PMPE.

DIVULGUEM COM O NÚMERO MÁXIMO DE PESSOAS! Está circulando por aí um tal de parecer da PGE com a pretençao de ter força suficiente para eliminar o poder de um dispositivo legal de alcance nacional, o Código Nacional de Transito. Acredito que não precisamos ter o conhecimento nem a capacidade de um Procurador da PGE para entender que eles estão no papel deles, que é de defender, inclusive os desmandos do Estado, porém assim devem o fazer sem substimar a inteligência dos outros, sobretudo de profissionais que desde a sua formação já incorporam conhecimento básico de Direito suficiente para entender que essa afirmativa não passa de uma tentativa de intimidar o movimento tão bonito e ordeiro que os Militares Estaduais estão fazendo. O Estado tem a sua PGE e eu sugiro qe a União das Associações instituam a nossa AGU (Advocacia Geral da União). Calma companheiros!!! Não é aquela que também serve para defender o Governo não. É a da união dsa entidades representativas dos Militares Estaduais, portanto seria a AGU/ERME. O parecer jurídico da PGE se contrapondo equivocadamente a uma Lei de alcance nacional, não tem força alguma. Já temos um corpo juridico competente e numeroso (juntando todas as Associações). Vamos instituir a nossa AGU para expedir os pareceres em defesa dos direitos dos Militares Estaduais, evitando assim que o movimento venha a enfraquecer em virtude de alguns companheiros poderem acreditar que a PGE é um orgão do Poder Judiciário,com a prerrogativa de Julgar, decidir ou aplicar sentença. De maneira nenhuma. Ela (PGE) apenas emite seu parecer, sua opinião, que o máximo que pode ter é força normativa dentro da administração Pública Estadual, desde que não venha a desrespeitar dispositivos legais de uma hierarquia superior. Vamos divulgar isso com os companheiros, pois senti uma certa preocupação, principalmente depois que alguns Superiores que estão satisfeitos em ver a tropa ser tratada com tamanho desrespeito, estão tentando usar esse parecer para intimidar e, assim, inibir o nosso movimento. Vamos amigo, lute!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Padre elogia STF por legalizar união de casais gays Chico Otávio, O Globo A primeira reação do frei Gilvander Moreira, padre mineiro da Ordem dos Carmelitas, ao ser convidado a analisar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo foi de temor: “Vou ser reconhecido por quem é de mente mais aberta, mas vou apanhar muito dos dogmáticos e conservadores”. Porém, mesmo desconfiado de que pagaria caro pela entrevista, resolveu falar porque “a causa é justa e vale a pena”. Mestre em Exegese Bíblica, professor de Teologia e assessor da Comissão Pastoral da Terra, Frei Gilvander disse que o Supremo está de parabéns por tornar visíveis as milhares de uniões homoafetivas do país. Como o senhor recebeu a decisão do Supremo? Com alegria, pois é uma vitória dos movimentos e dos grupos que historicamente vêm lutando pelo direito à liberdade sexual homossexual. Nesse caso, o STF posicionou-se com justiça e equidade. A sociedade está em constante transformação, e esse grupo em questão existe e está no dia a dia vivendo e construindo suas relações à margem da sociedade. Devido a isso, o Direito não podia mais se esconder ou continuar negando esse direito a relações homoafetivas. Foi um exemplo de coragem e cidadania. Tornou-se visível o invisível. Declara-se assim o início do fim da hegemonia da moral heterossexual. Abre caminho para a afirmação, à luz do dia, das mais de 60 mil uniões estáveis entre homossexuais no Brasil, que até aqui pagavam um altíssimo preço pela sua orientação sexual. Como o senhor vê hoje a situação dos homossexuais no Brasil? Segundo o pesquisador Luiz Mott, da UFBA, o mais preocupante é que o registro de violência contra a população LGBT vem aumentando ao longo dos anos. De janeiro a novembro de 2010, Mott contabilizou 205 assassinatos. Estima-se que o número de casos de discriminação da população LGBT atinge entre 10 mil e 12 mil por ano no país. O senhor considera a sociedade brasileira preconceituosa? Infelizmente estamos numa sociedade preconceituosa, intolerante, hipócrita e cínica. Ainda há muito moralismo, fundamentalismos e sectarismos em segmentos conservadores de igrejas e da sociedade, que ficaram irritados e questionam o acerto da decisão. No último Censo, foi declarado que há mais de 60 mil uniões estáveis homoafetivas no Brasil. O movimento que defende os direitos dos homossexuais está crescendo, o que é muito bom. Na decisão do STF , não se pode deixar de destacar e parabenizar a luta deste movimento, que vem marchando pelas ruas e erguendo suas bandeiras

Patriota destaca ampliação do aeroporto de Petrolina e assassinato de ex-vereador Gonzaga Patriota, Coordenador da Bancada do Nordeste, (PSB-PE) destacou a importância da ampliação do aeroporto de Petrolina, que recebeu em 2010 um fluxo de passageiros superior à população do município, que é de 300 mil habitantes. “A melhoria da infraestrutura aeroportuária de Petrolina vai estimular o turismo e os negócios em favor de toda a população de Pernambuco”, opinou. Patriota repudiou ainda o assassinato do ex-vereador do PSB Izivaldo Conrado, morto em Serra Talhada. Ele pediu providências para coibir as ações dos grupos de extermínio

Petrolina será contemplada com Praça de Esportes e Cultura Através de um convênio firmado com o Ministério de Esportes e Cultura, a prefeitura de Petrolina conseguiu para o município uma ‘Praça de Cultura e Esportes’ orçada em R$ 1,9 milhão. A praça será erguida no bairro Rio Corrente, numa área de três mil metros quadrados. No local funcionarão espaços para a prática de esportes, pista de Cooper, quadra coberta, salas multiuso, biblioteca, um cinema com espaço para 60 pessoas, telecentro e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo a Prefeitura Municipal de Petrolina, a assinatura do contrato para o início dos trabalhos acontecerá em Brasília-DF no próximo dia 19. O ministério já recebeu a descrição da área onde a praça será construída. Depois da assinatura do contrato, o Governo Federal desenvolverá e enviará para a prefeitura de Petrolina o projeto técnico. Os serviços devem começar no mês de julho. Petrolina foi uma das 19 cidades pernambucanas escolhidas para receber a Praça de Cultura e Esportes, inseridas nos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Petrolina recebe 2° Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco Na próxima quarta-feira (18) o município de Petrolina sedia o “2° Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco (WESS)”, evento que integra a II Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco (SICOMP). O 2° WESS é uma realização da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de Software (INES), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Na edição 2011 o WESS tem como tema ‘Projetos Inovadores de Engenharia de Software’. Segundo a FACAPE, o objetivo do evento é ‘viabilizar aos estudantes e profissionais da região o aprofundamento de conhecimentos, oferecer soluções tecnológicas para o desenvolvimento de software na região e convergir os interesses e pesquisas na área de Engenharia de Software’. A programação do encontro conta com apresentação de pesquisas, demonstrações de trabalhos científicos, artigos e palestras. Todas as atividades ocorrerão na sede da FACAPE. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Comissão aprova auxílio para custear combustível de polícias A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira (11) a concessão de auxílio financeiro para custear parte dos gastos de estados e municípios com combustível destinado aos órgãos de segurança pública (polícias e guardas municipais). A concessão está prevista no parecer que o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou ao Projeto de Lei 7112/10, de autoria do deputado Gilmar Machado (PT-MG). O teor da proposta original foi integralmente alterado pelo relator, com base em uma emenda oferecida pelo deputado Fernando Marroni (PT-RS). A proposta original prevê a desoneração da contribuição ao PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre operações com combustíveis destinados às forças policiais. O relator decidiu trocar a isenção pelo auxílio (que tecnicamente recebe o nome de “subvenção econômica”) para facilitar a sua operacionalização. Segundo ele, a cobrança das contribuições é feita atualmente de forma concentrada na fase de produção dos combustíveis. Assim, só seria possível conceder a isenção se os estados e os municípios comprassem gasolina, álcool e diesel diretamente dos produtores, possibilidade que é proibida pela legislação. Além disso, segundo Gonzaga Patriota, a subvenção econômica permite ao governo atender às necessidades específicas de estados ou municípios. Como a subvenção é feita pelo repasse de recursos, o governo poderá privilegiar, por exemplo, locais onde a violência é maior ou que demandam mais combustíveis. O relator fez, porém, uma ressalva: a sua análise restringiu-se ao impacto sobre a segurança pública. Caberá à Comissão de Finanças e Tributação verificar o impacto financeiro da medida para os cofres públicos.Tramitação A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por Gonzaga Patriota

EUA encontram pornografia no esconderijo de bin Laden Uma coleção de material pornográfico foi encontrada no esconderijo de Osama bin Laden após a operação militar que matou o terrorista em 2 de maio, afirmaram dois oficiais americanos em anonimato nesta sexta-feira. As fontes disseram que os militares dos Estados Unidos recolheram uma extensa quantidade de vídeos pornográficos na casa onde se escondia o terrorista, no Paquistão, apesar de não confirmarem se era bin Laden quem assistia às imagens. O complexo, na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, não possuía conexão à internet. Contudo, um vídeo divulgado pelo Pentágono mostra o terrorista assistindo a imagens de si mesmo em uma televisão, indicando que a casa tinha equipamentos audiovisuais. Ainda não se sabe como as pessoas que moravam na mansão adquiriram o material. Contudo, outras três autoridades familiarizadas com investigações sobre terrorismo afirmaram que não é raro descobrir material pornográfico em posse de militantes islâmicos. Comunicação - O comando americano também encontrou um extenso arquivo de troca de e-mails e cerca de 100 pen drives no esconderijo, o que levou os oficiais a acreditarem que era através deles que o líder da Al Qaeda se comunicava com outros terroristas. Nos arquivos recolhidos, há também endereços eletrônicos de centenas de pessoas com quem bin Laden trocava mensagens. Fonte: Veja

Militares rebatem nota de repúdio da SDS e dizem que não são vândalos POR: Eduardo Cardeal Taxados de vândalos pelo deputado estadual Antônio Albuquerque e pelo Secretário de Defesa Social de Alagoas (SDS), coronel Dário César, o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major Wellington Fragoso, o sargento Theobaldo Almeida, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal) e o cabo PM Wagner Simas, presidente da Aspra, concederam entrevista coletiva no Clube dos Sargentos, na tarde desta quinta-feira (12), quando rebateram a nota de repúdio divulgada pela SDS e apresentaram um balanço das 48 horas de mobilização, chamada elos militares de desarquartelamento. Fragoso afirmou que os militares não são vândalos e estão apenas chateados com a desvalorização. “Estamos chateados com a desvalorização, com os baixos salários e, enquanto isso nós temos apenas um reajuste de 5,91%, os deputados aprovam um reajuste de 108%. Os deputados estão brincando com os servidores”, desabafou. O major disse ainda que a paralisação dos militares é a maior prova que a segurança pública de Alagoas está um caos. Os militares exigem dignidade e denunciam que é inadmissível uma mídia na TV dizendo que a segurança está mil maravilhas. Às 19 horas da quinta-feira foi encerrado o prazo de 48 horas do desarquartelamento, mas, nesta sexta-feira (13), os militares voltam a se reunir na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, onde será colocado para a categoria alguns encaminhamentos para a Assembleia decidir sobre o futuro do movimento. Um dos pontos que será colocado para a categoria decidir é sobre a falta de segurança no amistoso internacional envolvendo a Seleção Brasileira de Futebol Feminino contra o selecionado do Chile. “Iremos decidir vários pontos nesta sexta-feira. Além da situação desse jogo, nós não descartamos a possibilidade de uma paralisação geral. Tudo será decidido na Assembleia desta sexta”, garantiu o major Fragoso. Em relação à proposta feita pelo governo através do secretário de Gestão Pública, Afrânio Lajes, elevando o reajuste dos salários dos servidores de 5,91% para 7%, o oficial disse que a proposta é um acinte a categoria e que nenhum militar vai aceitar. Ainda nesta sexta-feira o governo estadual deve anunciar uma outra proposta a fim de evitar um possível aquartelamento de toda a tropa que fará a sua assembléia com apoio de policiais civis, que estão em greve, agentes penitenciários e trabalhadores da área da educação. Tags: Assmal, Assomal, Militares, Theobaldo, Wagner Simas, Wellington Fragoso Fonte: Agencia Manchete http://www.agenciamanchete.com.br/?p=8209

Veja quanto você deixou de ganhar por causa da não implantação do ESCALONAMENTO VERTICAL. Em cima a tabela que o governo colocou em baixo a tabela que era pra ser colocada de acordo com a lei. Posto e Graduação JULHO 2011 SOLDO R$ GRAT. RISCO R$ REMUNERAÇÃO BRUTA R$ DESCONTO FUNAFIM REMUNERAÇÃO R$ CORONEL 8.725,00 3.173,00 11.898,00 -13,5% 10.291,77 TEN CORONEL 7.380,00 2.300,00 9.680,00 8.373,20 MAJOR 5.985,00 2.215,00 8.200,00 7.093,00 CAPITÃO 4.995,00 1.655,00 6.650,00 5.752,25 1º TENENTE 4.365,00 1.185,00 5.550,00 4.800,75 2º TENENTE 3.915,00 935,00 4.850,00 4.195,25 SUBTENENTE 3.420,00 930,00 4.350,00 3.762,75 1º SARGENTO 2.970,00 830,00 3.800,00 3.287,00 2º SARGENTO 2.565,00 735,00 3.300,00 2.854,50 3º SARGENTO 2.205,00 645,00 2.850,00 2.465,25 CABO 1.890,00 560,00 2.450,00 2.119,25 SOLDADO 1.700,00 400,00 2.100,00 1.816,50 COMO DEVERIA SER COM ESCALONAMENTO VERTICAL Posto e Graduação JULHO 2011 SOLDO R$ GRAT. RISCO R$ REMUNERAÇÃO BRUTA R$ DESCONTO FUNAFIM REMUNERAÇÃO R$ CORONEL 8.725,00 3.173,00 11.898,00 -13,5% 10.291,77 TEN CORONEL 8.075,86 2.300,00 10.375,86 8.975,12 MAJOR 7.127,45 2.215,00 9.342,45 8.081,22 CAPITÃO 6.067,36 1.655,00 7.722,36 6.679,84 1º TENENTE 5.002,04 1.185,00 6.187,04 5.351,79 2º TENENTE 4.543,10 935,00 5.478,10 4.738,56 SUBTENENTE 3.848,59 930,00 4.778,59 4.133,48 1º SARGENTO 3.525,77 830,00 4.355,77 3.767,74 2º SARGENTO 3.139,25 735,00 3.874,25 3.351,23 3º SARGENTO 2.976,09 645,00 3.630,09 3.140,03 CABO 1.942,18 560,00 2.502,18 2.164,39 SOLDADO 1.927,28 400,00 2.327,28 2.013,97 OBSERVAÇÃO: Tabela elaborada pelo Sgt Andres.

Notícias Guarda Municipal de Aracaju Justiça de Sergipe Polícia Civil de Sergipe Polícia Militar de Sergipe Agentes Penitenciarios de Sergipe Bombeiros de Sergipe Segurança Pública de Sergipe Cenam Infonet - Termo de Cooperação visa eliminar os casos de nascimentos não ... powered by Este Blog Link daqui Blog da Guarda Municipal de Aracaju Este Blog Link daqui Blog da Guarda Municipal de Aracaju Pesquisa powered by sexta-feira, 13 de maio de 2011 MG: Manifestação da Polícia Militar e Bombeiros deixa o trânsito lento no Centro de BH Policiais Militares e bombeiros de Minas Gerais fizeram uma assembleia na tarde desta quarta-feira para discutir a campanha salarial 2011. Depois do encontro os manifestantes seguem para o centro de Belo Horizonte onde devem se concentrar na Praça Sete. Os motoristas devem ter atenção, pois o trânsito deve ficar bastante lento. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra/BM) Marco Antônio Bahia, durante o encontro desta quarta-feira os militares decidiram não entrar em greve. “Vamos esperar uma nova reunião com o governo que acontece no dia 25 de maio. Se nada for decidido neste dia, entraremos em greve”, afirma Bahia. Segundo ele, cerca de 12 mil policiais militares e bombeiros estavam na reunião. Eles seguem em passeata rumo à Praça Sete. De acordo com a BHTrans, o trânsito está lento no centro da cidade por causa da manifestação. Os militares estão reivindicando piso de R$ 4 mil para a categoria e o pagamento do abono compensatório ao bônus de produtividade para os militares da reserva, reformados e pensionistas. Na terça-feira, os policiais civis iniciaram oficialmente a greve. A adesão ao movimento foi menor que a esperada. Segundo balanço divulgado pelo Sindicato Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG), 75% dos policiais da capital aderiram ao movimento, sendo que a expectativa do sindicato era de 90%. Fonte: Estado de Minas

Por Edilson Silva Foi publicado ontem, 12/05, no Diário Oficial do Estado, a decisão do governo estadual de cortar os descontos consignados em favor das associações dos servidores Policiais Militares (informação publicada com exclusividade pelo Blog de Jamildo nesta quinta). A decisão do governo retroage a 1º de maio, ou seja, há pressa em ver estas associações com seu funcionamento inviabilizado por falta de recursos. Esta medida do governador Eduardo Campos é uma clara retaliação contra os servidores da Polícia Militar, que estão travando um bom combate em defesa de melhores condições de trabalho, o que se converte naturalmente em melhores serviços à nossa população. A luta dos policiais militares, dos praças aos oficiais, é justíssima. Reivindicam, desde antes das eleições de 2010, equiparação com a outra força policial do Estado, a Polícia Civil. Fizeram movimentos, passeatas, e o então candidato à reeleição, Eduardo Campos, comprometeu-se em atender suas reivindicações após as eleições. Passado o pleito, os servidores policiais militares foram cobrar a fatura do governador, que criou um grupo de trabalho para apresentar uma proposta. Infelizmente, a proposta apresentada pelo governo não atendia à reivindicação fundamental dos PMs: equiparação com os vencimentos da Polícia Civil. Vejam a paciência da tropa com o governo. Mais de um ano de “negociações”. Intransigente, o governo resolveu mandar projeto à Assembleia Legislativa fazendo alterações na remuneração dos policiais miitares, sem acordo com suas associações. O Poder Legislativo, infelizmente convertido em anexo do Palácio do Campo das Princesas neste tema, aprovou uma norma que desagradou ainda mais os servidores: extinguiu qüinqüênios e reduziu o adicional de risco de vida, convertendo estes adicionais como parte do “aumento” do soldo. Resultado: nenhuma faixa salarial dos policiais militares alcançou a reivindicação de equiparação com a Polícia Civil, pelo contrário, algumas faixas tiveram prejuízos, redução da remuneração, como os inativos. Desta forma, o governador impõe aos policiais militares a necessidade objetiva de submeterem-se ao POGV – Policiamento Ostensivo Geral “Voluntário”-, mecanismo que tira o policial de sua vida social com a família e de seus outros compromissos particulares, para trabalhar em seus dias de folga. Impõe, da mesma forma, uma lógica perversa para o PDS – Plano de Defesa Social-, em que os batalhões recebem “incentivos” pecuniários pela redução da criminalidade em suas respectivas áreas. O incentivo pecuniário não é ruim em essência, mas deixa de sê-lo quando passa a ser parte do ganha-pão básico dos policiais. O PDS deveria ser administrado como um plus. Para piorar a situação, a mesma norma votada pela Assembleia garantiu somente aos coronéis a equiparação com a Polícia Civil, ou seja, salários equivalentes aos delegados especiais, num aumento que ultrapassa a casa dos 30%. Esta atitude foi uma prova de insensibilidade do governo e dos deputados, todos eles, que votaram neste absurdo. Foi uma afronta, uma quebra do escalonamento vertical dos salários da corporação. O governo, com isso, busca claramente uma conflagração entre o alto comando e os comandados da Polícia Militar de Pernambuco. Chega a ser irresponsável. A reação dos policiais militares não poderia ser outra que não a manutenção da sua operação padrão, que significa exigir que o trabalho de policiamento seja realizado dentro dos padrões éticos e de segurança mínimos exigidos pelas normas e regulamentos. A sociedade ainda não sabe disto, e é estranho a imprensa não ter divulgado ainda amplamente, mas as viaturas da Polícia Militar, segundo as associações, estão em mais de 90% com seus seguros obrigatórios e IPVA vencidos. Estes veículos não são patrimônio do Estado, são veículos alugados a uma empresa privada. Que autoridade ética tem um policial militar para cobrar dos cidadãos quando o veículo que ele trabalha está fora da lei¿ Além disso, a maioria dos trabalhadores quando sai de manhã de casa para trabalhar olha seus filhos, seus familiares, e diz um até logo com bastante convicção. Os policiais militares, sobretudo os que fazem trabalhos externos, não o fazem com tamanha convicção, por motivos óbvios. Então, como cobrar destes policiais que, além de arriscarem a vida (recebem um adicional de risco de vida de R$ 400,00 por isso) pela natureza de suas funções, ainda saiam para as ruas com viaturas quebradas, com pneus carecas, sem retrovisor e sabe-se lá que tipos de problemas mais¿ Portanto, é inaceitável por parte da sociedade democrática em que vivemos a atitude do governo em retaliar as associações de policiais militares, cortando-lhes o desconto em folha de seus associados. Esta atitude foi muito criticada no governo de Jarbas Vasconcelos, que cortou as consignações de entidades sindicais como o SINDIFISCO e o SINTEPE. Trata-se de um expediente, venha de quem vier, truculento, antidemocrático e antirepublicano. A sociedade em geral deve reagir contra isto. Os sindicatos de servidores, em particular, devem nesta hora unir-se contra esta arbitrariedade, pois todos estão vulneráveis a esta prática. Ao governador, cabe reabrir negociações sérias com os policiais militares e cobrar da empresa privada que tem contrato milionário com o Estado que disponibilize veículos compatíveis para atender à população. Às associações dos policiais militares, parabéns pela luta e pelo belo exemplo de civilidade que estão dando. A nós do PSOL, como partido de oposição popular e responsável ao governo, cabe estar neste papel, ao lado das reivindicações da população e exigindo publicamente as soluções para as demandas mais sentidas do nosso povo. Presidente do PSOL-PE

Comando da Polícia Militar abre processo contra sindicalistas Major Fragoso e cabo Wagner Simas serão submetidos a investigação ‘por terem incitado atos contra a corporação’ A assessoria de comunicação da Polícia Militar de Alagoas informou, no início da noite desta quarta-feira (11), que o comando da corporação abrirá procedimento administrativo disciplinar em desfavor do major José Fragoso, presidente da Associação dos Oficiais Militares (Assomal), e do cabo Wagner Simas, que preside a Associação dos Praças (Aspra). Segundo a assessoria, ambos serão submetidos à investigação pela Corregedoria da PM porque teriam ‘incitado a categoria a participar de intensos protestos contra o Governo do Estado’. As portarias deverão ser publicadas na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado e são os primeiros frutos do anúncio feito nesta quarta pelo secretário de Defesa Social, coronel Dário César, assegurando que todos os envolvidos na manifestação que quase culminou com invasão da sede da Assembleia Legislativa serão devidamente punidos. Já diante da ameaça de punição, Simas chegou a afirmar à gazetaweb, na última quarta-feira (04), que poderia sofrer sanção ‘apenas por reivindicar direitos da categoria’. “Até posso ter infringido o regulamento, já que a legislação em vigor é extremamente arcaica. Quanto mais puderem usar de poder ditatorial contra os movimentos, melhor para eles. O que nos provoca indignação é o fato de estarmos sendo punidos porque estamos lutando por dignidade salarial”, comentou o sindicalista, que participou de manifestação que tomou as ruas do centro de Maceió na tarde dessa terça-feira (10) – quando policiais civis e militares se uniram a outros servidores estaduais para protestarem contra o reajuste salarial proposto pelo Governo do Estado, de apenas 5,91%. “Quem está comandando a polícia parece não entender que o reajuste que cobramos irá refletir positivamente no bolso dos coronéis, ou seja, no bolso daqueles que estão nos perseguindo”, alfinetou Wagner Simas. Segundo ele, os policiais militares reivindicam 7% de reajuste salarial e revisão nos subsídios. “Os sete por cento deveriam ter sido dados ainda no ano dois mil e sete, mas nunca saíram do papel. Também queremos a correção dos quinquênios, que só é feita para os coronéis. Ou seja, os benefícios têm de ser concedidos por igual, do praça ao coronel”, emendou. Fonte: Gazeta Web

DETERMINAÇÃO NA PMPE. BOLETIM GERAL Nº A 1.0.00.0 170 09 18 DE SETEMBRO DE 2009 5.0.0. DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO 5.1.0. Aplicação de Multa de Trânsito no Âmbito da PMPE 5.1.1. Determinação Considerando que a Lei nº 9503, de setembro de 1997, instruiu o Código de Transito Brasileiro e no seu Art. 1º § 2º “o transito, em condições seguras, e um direito de todos e dever dos Órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Transito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”. Considerando o grande numero de multas de Transito aplicadas a Policiais Militares na condução de veículos da Corporação, locadas e/ou patrimoniais, com grande numero de reincidências, particularmente, por dirigir com velocidade acima da permitida; Determino aos Comandantes, Chefes e Diretores que observem as Normas do Código de Transito Brasileiro em vigor, instruindo a todos os motoristas devidamente habilitados e cadastrados na função junto a folha de pagamento da PMPE, devendo remeter o quantitativo numérico e nominal discriminado para esta DAL. Que o infrator quite o debito pela aplicação da multa diretamente, pois e vedada pela Procuradoria Geral do Estado, a quitação em folha de pagamento da PMPE, prejudicando dessa maneira o licenciamento do veiculo locado e das viaturas patrimoniais pela corporação. (Nota nº 014/2009/DAL-4)

domingo, 8 de maio de 2011

OPOSIÇÃO Inflação é “herança maldita de Lula”, diz Serra Do R7 Como se estivesse disputando uma campanha eleitoral, o ex-governador de São Paulo e candidato derrotado à Presidência, José Serra, afirmou na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), neste sábado (7), que a volta da inflação no Brasil é uma “herança maldita” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa foi apenas uma das supostas “heranças malditas” deixadas por Lula, segundo o tucano, que votou hoje nos integrantes do novo diretório estadual do PSDB em São Paulo. "A volta da inflação é uma herança maldita de Lula e da atual presidente, que participava do governo dele". Primeiro em uma entrevista coletiva, ele afirmou que “o governo está sendo hesitante” na tentativa de domar a inflação, "Uma hora diz uma coisa, outra hora diz outra". Mas as principais críticas foram deixadas para o plenário, na presença de lideranças tucanas e dos militantes que saíram de seus municípios para votar na Alesp. Ele voltou a dizer que “no plano nacional nós temos hoje as consequências de uma verdadeira herança maldita, como a aceleração da inflação, atingindo os mais pobres. A herança maldita da desindustrialização”. "Nos dois últimos anos, perdemos 800 mil empregos acima de dois salarios mínimos. Não adianta ter emprego, é preciso emprego de qualidade". Ele aproveitou para criticar a “grande calamidade” das estradas federais” e concluiu dizendo que o governo não é claro quanto às obras atrasadas para a Copa de 2014

Morre o ex-vereador do Recife, um dos fundadores do MDB Morreu o ex-vereador do Recife Ireno Tibúrcio Cavalcanti, 82 anos. Ele foi velado no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife, durante toda a manhã. O ex-parlamentar participou da resistência democrática nos anos de chumbo ao ajudar a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – que veio a se transformar em PMDB. Ele também era considerado um dos últimos “vereadores do asfalto”, termo usado para denominar as lideranças comunitárias que se elegiam e permaneciam morando em suas comunidades. Durante mais de 60 anos, ele morou na Bomba do Hemetério. Outra comunidade que ele freqüentava e área de sua atuação era o Alto Santa Terezinha, ambas em Casa Amarela. Às 11h, o corpo seguiu para a cidade de Limoeiro, cidade natal, onde será sepultado à tarde no Cemitério Urucuba. “Ele foi um político de vida intensa. Fez política sem se esconder do povo. Nunca mudou do bairro que o elegeu e nunca fechou a porta para os amigos. Como chefe de família, foi exemplar, sempre inspirou os filhos para os melhores sentimentos”, disse Ivan Tibúrcio, filho mais velho. Ireno Cavalcanti deixa a esposa Maria José Cavalcanti, seis filhos – Ivan, Ireno Filho, Ivani, Ivanise, Ivânia e Ivaneide- e 12 netos. Ele faleceu às 13h30 de sábado, no Hospital Santa Terezinha, Caxangá, em decorrência de complicações de um Acidente Vascular Cerebral. Estava internado há dois meses. Ireno Tibúrcio Cavalcanti era servidor da Câmara Municipal do Recife e atuou como vereador em duas legislaturas, entre os anos de 1970 a 1972 e de 1972 a 1976. De acordo com Ivan Tibúrcio, o pai foi eleito em 1968, mas houve fraude nas eleições, desmascarada dois anos depois com a recontagem dos votos. Foi quando Ireno assumiu o mandato a que tinha direito. Ele fundou o MDB em Pernambuco ao lado de Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos, Fernando Lyra e Pinto Ferreira. Enquanto vereador teve como contemporâneo Aristófanes de Andrade, Rivaldo Alain, Moacir André Gomes, entre outros. O ex-vereador teve grande atuação nos bairros da Zona Norte do Recife, tendo fundado com recursos próprios o Centro de Assistência Social Antônio Tibúrcio (nome do pai dele). A entidade trabalhava com jovens, através de uma escola, esportes, lazer e cultura. Com o passar dos anos, o centro foi incorporado pela Prefeitura do Recife e hoje se chama Escola Municipal Antônio Tibúrcio. “Ele sempre participou das atividades na comunidade e é patrono do educandário que eu fundei, o Educandário São Marcos. Era meu amigo, um homem que sabia fazer política”, disse Amaro Eucínio Macedo, líder da Bomba do Hemetério, que esteve no velório

ATUALIZAÇÃO Os números da chuva, pelo governo estadual Números atualizados em 08/05/2011 55 municípios atingidos 4.935 famílias desabrigadas 10.193 famílias desalojadas 227 abrigos instalados 02 óbitos (Camaragibe e Jaqueira) 09 municípios em Estado de Calamidade Pública: Água Preta Barreiros Catende Cortês Jaqueira Maraial Palmares Primavera Xexéu 26 em Situação de Emergência: Amaraji Barra de Guabiraba Belém de Maria Bom Jardim Cabo de Santo Agostinho Camaragibe Casinhas Cumaru Escada Gameleira Goiana Jaboatão dos Guararapes Limoeiro Nazaré da Mata Passira Paudalho Pombos Ribeirão Rio Formoso São Lourenço da Mata São Vicente Férrer Sirinhaém Tamandaré Timbaúba Vicência Vitória de Santo Antão. Já foram distribuídos pelo Governo do Estado: - 4.410 colchões, - 11.186 cestas básicas, - 3.050 cestas de pronto consumo, - 3.330 cobertores, - 40.000 litros de água mineral (3 garrafões de 20lts para cada família em abrigamento

Eduardo manda para Assembleia projeto de lei que dá aumento a PMs Já está na Assembleia Legislativa, e deve ser aprovado até a próxima quarta-feira, o projeto de Lei que reajusta os salários do pessoal da Polícia Militar. Enviado pelo governador Eduardo Campos, o projeto foi construído a partir de pauta de reivindicações encaminhada pelas lideranças do segmento e finalizado em entendimento com a cúpula da SDS e o comando da PM. No processo, o governo decidiu atender uma das velhas aspirações da corporação: a garantia de que, ao passar para a reserva, o policial terá a partir de 2014 pelo menos a mesma remuneração que recebia quando estava na ativa. Já este ano a diferença entre a remuneração do pessoal da ativa e a do aposentado será reduzida para 10%. A eliminação completa da defasagem se dará em 2014. O projeto de lei avança também no sentido de atender outra demanda: consagra a redução da diferença salarial existente entre PMs e policiais civis, atuando no sentido da integração. “O governador se mostrou sensível e pediu que fizéssemos o possível para melhorar de forma significativa a remuneração do pessoal da PM, que vem dando, junto da Polícia Civil, importante contribuição ao Pacto pela Vida”, disse o comandante Geral da PM, Tavares de Lira. Com a elevação agora em 2011, Pernambuco, que tinha a 12º maior remuneração para soldados, passa a ter a 5ª maior e a segunda do nordeste. “O aumento apresentado, se não é o ideal, ainda assim ainda se revela como muito expressivo considerando o atual cenário de restrição financeira, onde o próprio governo federal já definiu que não dará nenhum reajuste”, acrescentou o comandante. Os efeitos do projeto de lei, quando aprovado pela Assembleia, passam a valer a partir de 1 de Julho deste ano. O menor salário da corporação – o dos soldados – passa de R$ 1881,00 para R$ 2.100,00. Para 2012 fica definido o valor de R$ 2.276,00 como menor contracheque da PM, enquanto em 2013 passará para R$ 2.461,70. O pico do reajuste se dará em 2014, quando a remuneração do soldado da PM passará a ser R$ 2.819,88, afora as verbas por jornada extra PJES. Tal proposta salarial, pela sua expressão, foi uma das medidas adotadas pelo Governo de Pernambuco para fortalecer o Pacto Pela Vida no seu aniversário de quatro anos, além de aumentar a verba para o prêmio de defesa social, que aumentou de R$ 27 para R$ 40 milhões e será pago semestralmente e da reestruturação e garantia do BÔNUS para apreensão de drogas e por cumprimento de mandado de prisão. Com informações da assessoria do Palácio

O secretário Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio agora dá um balanço das ações que já foram feitas pelo Governo do Estado para atender as pessoas que foram atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Ele também informou o número de desabrigados. Até este domingo, Pernambuco tem 4.935 famílias desabrigdas, 10.193 famílias desalojadas, 22 abrigos instalados e dois óbitos. Já foram distribuídos 4.410 colchões, 11.186 cestas básicas, 3.050 cestas básicas prontas para o consumo (alimentos que não precisam de cozimento) e 40 mil litros de água

Vinte e um municípios pernambucanas já estão com o fornecimento de água regularizado. Segundo as informações divulgadas neste domingo (8) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em 11 cidades, a distribuição ainda está comprometida. O desabastecimento foi ocasionado pelos danos causados aos sistemas de abastecimento em consequência das fortes chuvas que caíram em várias regiões do estado desde o início da semana passada. Na Zona da Mata Norte, o abastecimento de água não voltou a normalidade para quatro cidades. O atendimento no município de Vicência é de 30%. A previsão é concluir os serviços nesta segunda-feira (9) e testar o sistema, na terça-feira. Em Nazaré da Mata, a Compesa regularizou o abastecimento para 50% da cidade. Os técnicos esperam concluir todos os serviços na quarta (11). Em Lagoa do Carro, o nível do rio baixou e os técnicos conseguiram retirar os equipamentos para manutenção. A companhia espera concluir os trabalhos nesta segunda e assim retomar a distribuição de água da cidade. Em Aliança, já está normal o abastecimento de água para 80% do município. Na terça-feira (10), será iniciado o processo de regularização da distribuição de água. Na Zona da Mata Sul, a Compesa ainda enfrenta problemas de abastecimento de água em Primavera, Barreiros e Vitória de Santo Antão. Em Barreiros, 80% da cidade já está recebendo água pela rede de distribuição. A previsão é de que nesta segunda, os 20% da cidade terá o abastecimento regularizado. Em Primavera, a situação é a mesma do último sábado (7): 50% da cidade já está recebendo água regularmente após o funcionamento de uma das estações elevatórias. Também segue inalterada a situação de Vitória de Santo Antão: o abastecimento foi normalizado para 60% da cidade. Os técnicos estima que nos reparos só serão concluídos na próxima sexta (13). No Agreste, o sistema de abastecimento de água de Bom Jardim está funcionando com 50% de sua capacidade. Os serviços para a regularização dependem da liberação de uma ponte por onde passa a tubulação, interditada pela prefeitura. Em Limoeiro, o nível do rio baixou e os técnicos conseguiram chegar ao local do estouramento de uma adutora de água bruta, onde continuam trabalhando. A previsão é concluir os serviços de reparo nesta segunda. A situação de Cupira não sofreu alteração do último sábado: a cidade continua com 75% do abastecimento regular. Em Camocim de São Félix, toda a cidade está ainda sem abastecimento. Os serviços de manutenção das bombas que sofreram avarias com a inundação da estação elevatória foram concluídos neste domingo. A previsão é montar os conjuntos de bombas nesta segunda, quando deverá ser retomada a operação do sistema e a distribuição de água da cidade.

Inscrição para seminário sobre tráfico de mulheres será aberta nesta segunda A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher, abrirá, nesta segunda-feira (09), as inscrições para o Seminário sobre Tráfico de Mulheres e o Trabalho Doméstico. As inscrições vão até o dia 20 desse mês e devem ser feitas pelo site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) ou pelos telefones (81) 3355-8055 /3355-8413. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. O seminário será realizado no próximo dia 24, das 8h às 17h, no Teatro Ribeira do Centro de Convenções de Pernambuco, situado no Complexo de Salgadinho (Olinda), com o objetivo de discutir os planos de enfrentamento ao tráfico de pessoas, com ênfase às mulheres, e suas implicações com o trabalho doméstico. A expectativa da Secretaria Especial da Mulher e os outros órgãos parceiros – Governo do Estado e Rede Mercocidades - é reunir cerca de 200 participantes. Com informações da assessoria

Governo atualiza números da chuva no Estado. 55 municípios foram atingidos Em coleteiva à Imprensa, neste domingo pela manhã, o governador Eduardo Campos (PSB) e secretários atualizaram os números dos danos causados pelas chuvas em Pernambuco. Ao todo, 55 cidades foram atingidas. 26 delas estão em Situação de Emergência e nove decretaram Estado de Calamidade Pública. Pelo menos 227 abrigos já foram instalados para atender as 4935 famílias desabrigadas e as 10.193 famílias desalojadas. O Governo do Estado já distribuiu 4.410 colchões, 11.186 cestas básicas, 3.050 cestas de pronto consumo, 3.330 cobertores e 40.000 lts de água mineral. Leia no Blog da Folha

Socialista concede entrevista coletiva, às 10h, no Palácio do Campo das Princesas O governador Eduardo Campos (PSB) concede entrevista coletiva neste domingo, às 10h, no Palácio do Campo das Princesas. Ao lado de secretários e da Defesa Civil apresenta um balanço das ações preventivas e do apoio às vítimas das chuvas e alagamentos nos municípios de Pernambuco. Foto:Aluizio Moreira/SEI

O Sargento Ricardo Diretor da ASSPE esclarece aos companheiros e companheiras policiais e bombeiros militares da condução da Assembléia do dia 06 de maio de 2011: Há uma decisão registrada em ata das Associações Unidas, que cada entidade só pode colocar apenas um representante para fazer o uso da fala, para com isso evitar cansar a categoria com vários diretores de uma mesma entidade falando, onde apenas o presidente da ASSPE, o Sargento Zé Roberto, falou pela entidade a pedido do mesmo, onde nas assembléias anteriores o mesmo tinha me incumbido de fazer o uso da fala, pois já que o mesmo é o presidente da entidade eu não poderia criar nenhum inconveniente insistindo de ser o responsável pela ASSPE, nesta assembléia. Mas no decorrer do percurso da passeata eu fiz várias vezes o uso da fala, informando do motivo da passeata aos recifenses e conclamando os companheiros presentes para utilizarem o celular e chamar os demais pms e bms que pudessem vir a comparecer a passeata, como também, informei que estava fazendo um dos procedimentos do uso progressivo da pressão e que os demais passos seriam decididos pelos presentes, como a OPERAÇÃO POLÍCIA LEGAL, que foi decidido para iniciar no jogo clássico do domingo 08/05/11, na Ílha do Retiro e segunda feira 09/05/11, será iniciada as OPERAÇÕES: POLÍCIA LEGAL COMBINADA COM A TOLERÂNCIA ZERO, num batalhão que será sorteado pelas associações unidas. O Sargento Ricardo e os demais companheiros das associações estarão conduzindo todo o processo de reivindicação, até que o governo reveja esta infeliz proposta de reajuste salarial, faremos todos os tipos de pressão que pudermos dentro da legalidade e só pararemos quando o governo efetivamente nos conceder a equiparação com a polícia civil e a equiparação dos PMs e BMs ativos com os nossos inativos, e tenho sempre falado, que todas as decisões não será das associações e sim da categoria nas assembléias, isto é a verdadeira democracia e dever dos representantes, o meu intúito a perseguir ate o fim dentro das negociações com as demais entidades envolvidas no processo, será este. http://sargentoricardo.blogspot.com

sábado, 7 de maio de 2011 União Civil Homoafetiva aprovada: o que o policial tem a ver com isso? Policiais devem ser especialistas em tolerância, que podemos definir como o reconhecimento dos direitos dos indivíduos independentemente de sua classe social, credo, cor da pele, opção sexual, opção ideológica/partidária, forma de se vestir etc. Este senso está contido no tão reivindicado respeito aos direitos humanos por parte das polícias, e depende de práticas subjetivas e simbólicas para se sustentar e se tornar corrente. Entre as discriminações que os policiais devem expurgar de sua atuação, e entendê-las para combatê-las, está a homofobia, a prática de intolerância a partir da opção sexual das pessoas. O preconceito contra homossexuais é corrente, e isto muitas vezes se manifesta a partir de atos criminosos e violentos. Quem acha exagero o que digo, basta ir ao Google e pesquisar pelos termos “travesti espancado”, e verá a quantidade de notícias em que travestis, vítimas mais acessíveis e evidentes da homofobia, foram espancados e até mortos violentamente. Leia mais. Fonte: Blog Abordagem Policial

ASPEPE domingo, 8 de maio de 2011 Enquanto isso na Polícia Civil... Governo reafirma compromisso com novos enquadramentos do Plano de Cargos dos policiais civis Escrito por Claudia Sex, 06 de Maio de 2011 23:04 Em reunião com os secretários de Administração e de Defesa social, as diretorias do Sinpol/PE, Asppape e Acomp/PE receberam a confirmação dos 2º e 3º enquadramentos e das reposições das perdas inflacionárias. No encontro realizado nesta quinta-feira (05/05), na sede da Secretaria de Administração, os secretários de Administração, Ricardo Dantas, e de Defesa Social, Wilson Damázio, reafirmaram o compromisso assumido com relação às novas etapas do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria. As diretorias do Sinpol/PE, da Asppape e da Acomp/PE, receberam a ratificação do Governo de que serão efetivados os 2º e 3º enquadramentos e haverá reposição das perdas inflacionárias, ficando assim estabelecidas novas rodadas de negociações para adequação do PCCV às necessidades dos policiais civis. O Sistema Penitenciário de Pernambuco mais uma vez sofre pelo não reconhecimento como área de segurança e de sua importância para todo o conjunto de forças para o combate e prevenção à criminalidade. O nosso gorvernador nada contrário a maré, desdenhando do potencial do Sistema Penitenciário de Pernambuco e de seus profissionais que ali dedicam horas a fio para que a sociedade pernambucana possa ter paz nas ruas e em seus lares. Sem equiparação, sem enquadramento, sem prêmio de defesa social (CVLI) , sem valorização, sem respeito, sem dignidade... Enviado pelo ASP E.M. Enquanto isso o Sec. de Ressocialização em conversa com o presidente do SINDASP/ASPEPE deixou claro que o Governo iria endurecer com o agente penitenciário, alegando inclusive que havia sido traído, por não ser avisado da paralisação. Traído, não. O ofício 152/2011 ASPEPE 03/05/11, encaminhado a SERES deixou claro que paralisações poderiam ocorrer. Fomos claros. Traído foi o agente penitenciário que honrou o compromisso assumido com o Governo Eduardo Campos e não fez nenhuma paralisação durante o período acordado, conforme consta no documento do acordo. De agora em diante o Governo escolheu o tom das nossas negociações. Se não sou respeitado, nem tratado como segurança pública no Estado,farei jus ao salário que recebo e ao parecer da Sec. de administração nas palavras do Sec. Ricardo Dantas. A reação da categoria, Agente Penitenciário, terá de ser proporcional a qualquer retaliação que vier por parte do Governo do Estado. Temos que estar preparados para o que virá e responder com coragem e disposição, na mesma altura. Vamos dar a resposta que o Governo está pedindo desde 2010. Vamos trabalhar nos moldes que ele deseja, como servidor público comum. Daqui para frente nossa cantiga será: O BICHO PEGOU NA CADEIA, CHAMA O CHOQUE, CHAMA O CHOQUE... EU NÃO SOU POLÍCIA, DEIXA O BICHO PEGAR... PARA QUÊ PEGAR EM BOMBA, SE COMO POLÍCIA EU NÃO VOU GANHAR... SOU SERVIDOR PÚBLICO COMUM PARA QUE ME COMPLICAR. CHAMA O CHOQUE, CHAMA O CHOQUE... "Não brigam dois quando um não quer", por muito tempo os agentes evitaram brigar, mas fomos encurralados; " agora o que dá prá rir dá prá chorar", se é assim que o Governo quer é assim que será. Se nós não lutarmos por nossos direitos o Governo vai passar seu rolo compressor sobre nós, mais uma vez. Nós só temos duas alternativas, lutar e lutar pelo que é nosso por direito. fonte: http://www.sinpol-pe.com.br

Saiu no Jornal do Commercio: PMs começam operação-padrão na segunda-feira PMs começam operação-padrão na segunda-feira Sábado (07/05/11) - Jornal do Commercio - Cidades REAJUSTE Insatisfeita com proposta do governo, tropa decide só trabalhar seguindo todas as normas técnicas exigidas para a função Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do Estado, policiais militares voltaram ontem às ruas e decidiram realizar uma operação-padrão, a partir de segunda-feira. A medida pode causar problemas já amanhã, no primeiro jogo do Campeonato Pernambucano, entre Sport e Santa Cruz, na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife. Isso porque, advogados das seis associações que representam a categoria vão exigir que os policiais envolvidos no esquema de segurança do clássico cumpram todas as normas técnicas. Entre elas, a utilização de coletes à prova de balas com menos de cinco anos de uso, motoristas de viaturas devem ter carteiras D e E, além de treinamento específico. De acordo com o presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Renílson Bezerra, existe a possibilidade dos policiais do Batalhão de Choque não entrarem na área interna do estádio, realizando apenas a guarda externa do campo. “Iremos nos concentrar em frente ao Batalhão de Choque para fazer um protesto e exigir os procedimentos legais. Caso contrário, o policial não trabalha. Inclusive, esse negócio de policial entrar em campo está errado, pois o jogo é um evento particular, pago”, destacou Bezerra. Já nas abordagens, segundo o sargento Ricardo Lima, da Associação dos Subtenentes e Sargentos de Pernambuco, será adotada a tolerância zero. “Isso significa que todas as ocorrências serão levadas à delegacia. Em abordagens a veículos particulares, todos os itens serão checados”, explicou. A decisão de adotar a operação-padrão aconteceu no início da noite de ontem, em assembleia da categoria realizada em frente ao Palácio do Campo das Princesas, após passeata pelo Centro do Recife, onde os policiais fizeram o enterro simbólico do Pacto pela Vida, programa de segurança pública do governo. No encontro, os policiais também decidiram marcar reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, para convencê-lo a não aprovar a proposta de reajuste do governo. Enquanto a categoria pede equiparação salarial com a Polícia Civil – que tem salário inicial de R$ 2,4 mil – o governo ofereceu R$ 1.876,40 para soldado em início de carreira. Com gratificação de R$ 400, o salário chegaria no próximo ano a R$ 2.276,40, com acréscimos até 2014. Os policiais, no entanto, não abrem mão de que o salário inicial sem gratificação seja igual ao de um policial civil. “O que eles fizeram foi manipular os números. Tiraram da gratificação para colocar no soldo. Querem nos dar o que já temos, e não aceitamos isso”, garantiu Renílson Bezerra. O comandante do Policiamento da Capital, coronel Paulo Cabral, avisou que vai estar na Ilha do Retiro para monitorar a segurança. “Na área externa talvez exista alguma falta, mas mesmo assim ela terá de ser justificada. Ninguém pode proibir ninguém de trabalhar”, explicou coronel Cabral. Por: Paula Costa | Jornalista http://www.acspe.com.br / http://sargentoricardo.blogspot.com

sábado, 7 de maio de 2011

Avião cai em mar da Indonésia e mata os 27 ocupantes Um avião com 27 pessoas a bordo caiu neste sábado no mar perto do litoral da província indonésia de Papua, no leste do arquipélago, sem deixar nenhum sobrevivente, indicaram fontes oficiais. O avião, modelo Xian MA60, fazia um voo doméstico proveniente do Aeroporto de Sorong, em Papua Ocidental, seguindo para o Aeroporto Kaimana, na mesma província, quando caiu no mar a cerca de 500 metros de seu destino. Segundo o porta-voz do departamento de aviação civil, Bambang Ervan, o avião levava 18 adultos, uma criança, dois bebês e seis tripulantes. As autoridades apontaram as condições meteorológicas como a causa do acidente. “O tempo era ruim porque chovia muito e isto diminuiu o campo de visão do piloto. Além disso, estava muito escuro. Assim, o piloto não conseguiu colocar o avião na pista”, disse o diretor-geral do Ministério de Transporte, Herry Bhakti, ao periódico The Jakarta Post. Segundo Herry, a fuselagem se partiu em duas ao colidir contra a água e depois afundou, eliminando a possibilidade de deixar sobreviventes. O chefe da Polícia de Kaimana, Antonius Wantri Julianto, acrescentou que o avião voou ao redor do aeroporto por 15 minutos antes de iniciar a aterrissagem. A aeronave procedia do aeroporto da localidade de Sorong, também situada na parte ocidental da ilha de Papua. Em 2010, 78 pessoas ficaram feridas quando um avião da mesma companhia saiu da pista de aterrissagem no aeroporto de Manokwari, também na província de Papua. Fonte: Terra

Preso em fevereiro no município de Salgueiro por conta de uma pensão alimentícia, o jornalista Paulo Dias Santos, natural de São Paulo, enviou para nossa redação neste sábado (07) um e-mail contendo diversas denúncias sobre o Presídio de Salgueiro. O relatório nos remetido por Paulo também foi enviado para o Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco. As graves denúncias somente confirmam o que há muito tempo preocupa a cidade de Salgueiro: a superlotação no presídio local, que pode acarretar sérios problemas, como rebeliões. O jornalista, que foi detido enquanto trafegava numa rodovia que corta o município, afirma que deveria ter sido encaminhado para São Paulo, entretanto a Delegada de Polícia Civil de Salgueiro decidiu mantê-lo recluso na unidade prisional local, que já está acima da capacidade de presos permitida. “Mesmo argumentando que no meu mandado de prisão civil dizia que eu deveria ser preso em uma Unidade Prisional do Estado de São Paulo e ficar sob a ordem e disposição da Meritíssima Juíza, Dra. Clarisse dos Reis Esteves, da Primeira Vara da Família e Sucessões da Comarca de Guarulhos, mesmo assim fui encaminhado no mesmo dia para o Presídio da Cidade de Salgueiro”, denuncia. “Solicitei no dia de minha prisão (24/02) à delegada de Polícia Civil de Salgueiro que, por ser jornalista e a minha prisão no Estado de Pernambuco ser ilegal, que ela pelo menos me deixasse preso na Delegacia de Salgueiro, ou que me deixasse falar com a Juíza Corregedora de Salgueiro, mas ela nem quis saber de conversa e me encaminhou para o presídio”, complementa. Paulo conta que foi colocado no Pavilhão C, da Cela 3, na companhia de estupradores, homicidas, assaltantes de bancos e autores de latrocínios. “Nesta cela que o espaço é para 10 presos, ficávamos em 23 presos. Neste mesmo pavilhão existem muitas irregularidades, como presos que não tem cela para ficarem e que ficam presos no pátio sob sol e chuva, o que é totalmente irregular e contra os direitos humanos dos detentos. São mais de 70 presos que ficam neste pátio, durante o dia e à noite. Segundo alguns presos que estão neste pavilhão, vivendo no pátio a Corregedoria do Estado de Pernambuco foi lá, mas não tomou nenhuma providência”, delata. De acordo com a denúncia do jornalista, os presos solicitaram por diversas vezes a presença da Juíza Corregedora do Presídio. “Só que ela jamais foi até o local ver a situação de desumanidade que estes presos estão vivendo, há muitos anos. Presos condenados há mais de 50 anos de prisão, estão dormindo no pátio com presos com direito ao semi-aberto, o que é totalmente irregular”, aponta. “Segundo alguns detentos a ausência de promotor durante as audiências realizadas no Fórum de Salgueiro são normais. Isso este Conselho Nacional de Justiça pode apurar a veracidade dos fatos”, completa. O detento paulista declara que pediu várias vezes para entrar em contato com sua família em Guarulhos, São Paulo, mas o direito foi negado. “Nem mesmo eu falar através de um telefone e na presença de funcionários do presídio, com o meu advogado este direito me foi negado”, expõe. “Gostaria Senhor Corregedor e Senhor Ouvidor, que este Conselho Nacional de Justiça apurasse as denúncias do meu direito de entrar em contato com o meu advogado ou com os meus familiares; da superlotação do presídio, inclusive presos dormindo no pátio sob chuva (…). Sabendo que este Conselho com certeza tomará providências quanto às denúncias, fico no aguardo”, finaliza Paulo. A prisão de um jornalista foi o suficiente para que os fatos como estes viessem à tona. Há muito tempo que o vereador Alvinho Patriota vem denunciando a superlotação no Presídio de Salgueiro, propondo, inclusive, soluções. Quando foi presidente da câmara de vereadores realizou audiência pública no local. Numa cidade onde todos fecham os olhos para a realidade, não nos surpreende que o presídio local não consiga redimir os presidiários, que voltam para as ruas com mais sede do crime. Descontam nos cidadãos de bem as noites e os dias que passaram dormindo no relento, debaixo da chuva e do sol. Por Chico Gomes

Garoto de 11 anos leva tiro na perna em Petrolina No começo da noite desta sexta-feira (06) o menor de idade, G.R.A., 11 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo na perna, no bairro João de Deus, na cidade de Petrolina. De acordo com informações do blog de Carlos Britto, a polícia ainda não sabe quem efetuou o disparo, mas o pai do menino disse que outra criança do bairro encontrou uma bala de calibre 22 no local onde a vítima foi ferida. O garoto recebeu os primeiros socorros do SAMU e foi levado para o hospital. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Cocaína é apreendida em festa de vaquejada na zona rural de Salgueiro Durante a realização de uma festa de vaquejada na madrugada deste sábado (07) na zona rural de Salgueiro, policiais militares do 8° BPM apreenderam 12 papelotes de cocaína. A festa estava sendo promovida no Sítio Baixio do Tanque, quando os policiais fizeram abordagens em algumas pessoas e localizaram o entorpecente com Alex Passos Ferreira, 20 anos, residente no bairro Divino Espírito Santo, Salgueiro. O jovem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil local, juntamente com a droga apreendida.

Por volta das 16h30, uma tentativa de arrombamento de um caixa eletrônico da agência do banco Santander, no Parnamirim, foi frustrada por policias da Polícia Militar. Eles faziam ronda próximo ao local, perceberam uma movimentação estranha e abordaram os suspeitos. Douglas de Oliveira, 37 anos, e Rubens Martins Júnior, 30 anos, tentaram fugir, mas foram presos. Com eles, foram apreendidos uma furadeira industrial, um notebook, uma pinça e um mapa do Recife. Segundo os policias, eles são de São Paulo e têm passagem pela polícia. Chegaram hoje no Recife e essa tentativa de arrombamento seria o primeiro de muitos roubos que seriam praticados na cidade. O notebook tinha um cabo que era ligado diretamente no caixa eletrônico, mostrando que se tratava de uma quadrilha altamente especializada nesse tipo de crime. Por Mirella Falcão, do Diario de Pernambuco

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral informou que 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições. Só em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, foram cancelados 332.717 títulos. De acordo com o TSE, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos de uma mesma eleição, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento do título eleitoral. Também são contadas como faltas o não comparecimento em eleições municipais, eleições suplementares, plebiscitos e referendos. A exceção são as eleições anuladas por determinação da Justiça Eleitoral. A regra deixa de fora quem, conforme a Constituição Federal, não é obrigado a votar, como os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Também não estão sujeitos a cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais. O eleitor com o título cancelado não poderá, entre outras coisas, tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários em emprego público e obter certos tipos de empréstimos. Além disso, se passar em concurso público não poderá assumir. Para reativar o título o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral e levar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), além de pagar eventuais multas. Da Agência Brasil

Enchente castiga Usina Catende Compartilhar Imagem: Divulgação A Usina Catende, Mata Sul de Pernambuco sofre com as consequências das fortes chuvas que atingiram Pernambuco esta semana. Máquinas e bombas estão destruídas e submersas, galpões inteiros cheios de água, a parte elétrica foi danificada e vários locais estão inacessíveis. Situação semelhante foi verificada no ano passado quando a enchente deixou prejuízos em torno de R$ 20 milhões de reais. Não houve tempo para a recuperação. A Usina Catende foi montada em 1892 e se transformou na maior produtora de açúcar da América Latina

Da redação do Nossa Voz Quarta-feira (22/06) – Gatinha Manhosa, Brasas do Forró, Gean Mota e Banda, Don Q’xote, Raimundinho do Acordeon Quinta-feira (23/06) – Banda Encantu’s, Maciel Melo, Asas Morenas, Forrozão Cowboy’s, Forró LPM, Neto e Mundinho. Sexta-feira (24/06) – Flávio Leandro, Louro e Victor Santos, Geraldo Azevedo, Sérgio do Forró Sábado (25/06) – Maria Cecília e Rodolfo, Desejo de Menina, Beto Barbosa, Forró Pega Leve Domingo (26/06) – Dorgival Dantas, Noda de Cajú, Raniere e Banda, Os 3 do Carari, Samuel “Menino de Rua” Segunda-feira (27/06) – Jorge e Mateus, Gaviões do Forró, Forró Pegado, Wanderley do Nordeste Terça-feira (28/06) – Targino Gondim, Capim Cubano, Tayrone Cigano, Leo e Leno Forró 3 Desejos, Saia de Renda Quarta-feira (29/06) – Elba Ramalho, Joquinha Gonzaga, Fogo de Mulher, Amor Proibido Quinta-feira (30/06) – Magníficos, Forró dos Plays, Mel com Terra, César Adriano, Forrozão Boi na Faixa Publicado por Josélia Maria dia 07/05/2011 ás 07:56:10Comentário (0) Imprimir Enviar para um Amigo Começam os preparativos para comemorar os 16 anos de Lagoa Grande Os preparativos para a comemoração dos 16 anos de Lagoa Grande, que acontece dia 16 de junho, foram iniciados numa reunião na manhã desta sexta-feira (6) no Lagoa Center Hotel. O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômica Turismo e Esporte e reuniu secretários, assessores e diretores das escolas municipais e estaduais localizadas em Lagoa Grande, bem como instituições de ensino particular. Um dos principais assuntos da pauta foi a escolha dos temas a serem abordados pelas escolas nas apresentações culturais durante o desfile de homenagem à cidade. De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Diniz, esse ano um dos maiores atrativos da comemoração do desfile cívico será uma apresentação sobre a Mitologia Grega, especificando a História de Baco (o Deus do Vinho). ”Nossa visão está focada no fortalecimento da arte e na valorização da cultura popular. Também somos o segundo maior produtor de vinhos finos do Brasil, vamos retratar a importância do vinho ao longo dos séculos no mundo, no país e em nosso município e região”, disse Aparecida. Publicado por Josélia Maria dia 07/05/2011 ás 07:50:39Comentário (0) Imprimir Enviar para um Amigo Agricultor familiar compra matrizes leiteiras e aumenta produção em 700% No município de Patrocínio Paulista, a 98 km de Ribeirão Preto (SP), um agricultor familiar deu um salto na produção a partir do acesso ao Pronaf Mais Alimentos. José Reinaldo Neves de Freitas, 60 anos, financiou em janeiro de 2010, 12 matrizes leiteiras da raça girolanda, no valor total de R$ 49,2 mil. As matrizes vieram com filhos e estão na segunda cria, o que aumentou ainda mais o número de animais na propriedade. Antes da chegada das matrizes, Reinaldo retirava de 50 a 70 litros de leite por dia. Com o Mais Alimentos, chegou a 350 litros ao dia, um aumento de 700%. Todo leite é entregue a uma cooperativa da região A propriedade, de aproximadamente 84 hectares, pertence ao agricultor e mais seis irmãos. José Reinaldo está satisfeito com o acesso ao Mais Alimentos e já projeta a continuidade do aumento da produção. “Estamos no caminho certo”. A meta é produzir até o final do ano cerca de 500 litros de leite ao dia. O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Pronaf que financia a modernização das propriedades familiares. O agricultor familiar pode acessar até R$ 130 mil, com taxa de juros de 2% ao ano, dez anos para pagamento e três anos de carência. Além da bovinocultura de leite, o Mais Alimentos financia produtos e atividades como: açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo, trigo, erva-mate, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura, soja, cana-de-açúcar e palmeiras para produção de palmito. Segundo o Censo Agropecuário de 2006 do IBGE, mais de 80% dos produtores de leite do Brasil são agricultores familiares. Ainda de acordo com o estudo, a produção de leite de vaca no estado de São Paulo representa 41% da produção na agricultura familiar. Publicado por Josélia Maria dia 07/05/2011 ás 07:46:26Comentário (0) Imprimir Enviar para um Amigo 1 2 3 4 ultima pagina

Operação padrão a partir da próxima segunda SALÁRIOS Militares decidem em assembleia iniciar operação padrão a partir da próxima segunda Proposta feita por governo do Estado na quinta-feira foi rejeitada por militares Foto: Bernardo Soares/JC Imagem Manifestação saiu do bairro do Derby em direção ao Palácio do Campos das Princesas Militares em operação padrão a partir de segunda (9) Manifestantes exigem reajuste salarial por parte do governo do Estado Publicado em 06/05/2011, às 18h51 Do JC Online Os militares da polícia e do Corpo de Bombeiros decidiram no início da noite desta sexta-feira (6) que não entrarão em greve. Mas, a partir da próxima segunda-feira (9), vão iniciar operação padrão até que sejam atendidos em suas exigências de reajuste salarial. Os manifestantes, na frente do Palácio do Campo das Princesas, decidiram também fazer outra manifestação na frente da sede do Batalhão de Choque, na Benfica, no domingo (8). À tarde, haverá a primeira partida da final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Santa, na Ilha do Retiro. Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2011/05/06/militares-em-operacao-padrao-a-partir-de-segunda-9-3737.php

A PEC 300 movimentará Brasília no dia 31 de maio Dia 31 de maio haverá a mais cogitada das audiências públicas da Câmara dos Deputados. Através de um requerimento encaminhado à Presidência da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) e também do deputado autor da PEC 300, Arnaldo Faria de Sá (PP/SP), a audiência promete estabelecer um marco nessa atual legislatura. Diante de uma nova tentativa do governo intromissor nos trabalhos legislativos através da criação de uma comissão especial que quer analisar todas as proposições relativas à segurança pública tramitando na Câmara colocando no “bolo” a mais preciosa proposição, a PEC 300, essa iniciativa da audiência pública reacende o debate acerca de um tema de tão grande magnitude. Leia mais no Blog do Cap Assumção

TABELA JULHO 2011 SEM MANIPULAÇÃO VEJAM A REALIDADE DOS NUMEROS!/ http://sargentoricardo.blogspot.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Obama relembra vítimas do atentado de 11/9 após morte de Bin Laden Escrito por Danúbia Julião Qui, 05 de Maio de 2011 20:04 Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez nesta quinta-feira uma homenagem em Nova York às vítimas e às equipes de emergência do atentado de 11 de Setembro, e declarou, apenas quatro dias após a morte de Osama bin Laden, que "quando dizemos que nunca esqueceremos, falamos a sério". Em sua primeira visita ao "Marco Zero" como presidente, Obama deixou uma coroa de flores, nas cores da bandeira americana, no lugar que um dia foi ocupado pelas Torres Gêmeas. Após manter a cabeça baixa durante um minuto de silêncio, Obama cumprimentou vários familiares das vítimas dos atentados de 2001, entre eles Payton Hall, uma menina de 14 anos que perdeu seu pai e tinha encaminhado uma carta ao presidente na segunda-feira. A cerimônia se desenvolveu à sombra da "árvore sobrevivente", que ficou destruída na tragédia e que foi replantada no local como símbolo de esperança. No fim, Obama se reuniu em particular com cerca de 60 familiares das vítimas do 11/9, como parte de uma visita com o objetivo de ajudar os nova-iorquinos e os americanos em geral, a virar a página e lembrar que a promessa de capturar, vivo ou morto, o homem por trás dos atentados, Osama bin Laden, foi cumprida. Sua primeira parada na cidade foi o quartel de bombeiros na Times Square, em Manhattan, que durante os ataques de 2001, perdeu 15 homens. Na sua visita ao quartel, Obama, que teve a ocasião de ver uma placa de bronze colocada em um dos muros para prestar homenagem aos mortos, esteve acompanhado pelo prefeito de Nova York da época, Rudolph Giuliani, e do comissário de Bombeiros Salvatore Cassano, entre outros. "Este é um lugar que simboliza o sacrifício extraordinário que foi feito naquele terrível dia há quase 10 anos", indicou Obama, que almoçou no quartel e cumprimentou cada bombeiro, um a um. Em referência à morte de Bin Laden assegurou: "o ocorrido, graças à coragem de nossos militares e do trabalho sobressalente de nossos serviços de espionagem, envia uma mensagem a todo o mundo: Quando dizemos que não esquecemos nunca, falamos a sério". "Nosso compromisso para garantir que se faça justiça é algo que vai além da política e dos partidos. Não importa quem governe, ou quem esteja no cargo, vamos assegurar que os autores desse ato horrível recebam justiça", declarou Obama, que acrescentou: "Os senhores sempre terão um presidente e um Governo que lhes apoiará". Segundo declarou o porta-voz presidencial, Jay Carney, a visita "é apropriada após a bem-sucedida missão de justiça sobre Bin Laden, para reconhecer as terríveis perdas que Nova York sofreu em 11/9 e para reconhecer o peso que os familiares das vítimas acarretaram desde então, há quase 10 anos". Bin Laden morreu na madrugada de segunda-feira (pelo horário de Islamabad) por disparos na cabeça e no peito em uma operação desenvolvida por comandos americanos, que o localizaram em uma residência em Abbottabad, nas cercanias de Islamabad. O presidente americano viajará na sexta-feira à Fort Campbell, em Kentucky, a base militar dos pilotos que dirigiram os comandos em Abbottabad, onde deve pronunciar um discurso para agradecer o trabalho dos militares e lembrar que a guerra no Afeganistão continua, segundo a Casa Branca. Fonte: Agência Brasil

Por unanimidade, Supremo reconhece legalidade da união homossexual estável Escrito por Danúbia Julião Qui, 05 de Maio de 2011 21:01 Brasília – Os casais homossexuais podem ser incluídos no regime jurídico de união estável e se beneficiar de todas as consequências deste fato. Foi o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), hoje (5), por unanimidade. Os efeitos da decisão, no entanto, não são totalmente conhecidos. Ainda não ficou claro, por exemplo, se os casais homossexuais poderão se casar. Isso não estava no pedido formulado nas ações do governo do Rio de Janeiro e da Procuradoria-Geral da República, em análise pelo STF no julgamento de hoje. As ações pediam que a união estável homossexual fosse reconhecida juridicamente e que os casais homossexuais pudessem ser considerados como entidade familiar. Com o resultado, os casais homossexuais passam a ter direitos, como herança, inscrição do parceiro na Previdência Social e em planos de saúde, impenhorabilidade da residência do casal, pensão alimentícia e divisão de bens em caso de separação e autorização de cirurgia de risco. De acordo com a advogada Maria Berenice Dias, do Instituto Brasileiro de Direito da Família (Ibdfam), antes da decisão de hoje, pelo menos 112 direitos eram restritos aos casais hererossexuais. O julgamento começou ontem (4) à tarde com o voto do ministro Carlos Ayres Britto, relator da matéria. Ele entendeu que o Código Civil deve ser interpretado de acordo com os princípios de liberdade e igualdade previstos na Constituição, de forma que exclua qualquer significado que vede ou impeça a união de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. “O reconhecimento deve ser feito com mesma regra e mesma consequência da união heteroafetiva”, disse Britto. Retomado na tarde de hoje, o julgamento teve os votos favoráveis dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso. O ministro Antonio Dias Toffoli não votou porque se declarou impedido devido ao trabalho que exerceu à frente da Advocacia-Geral da União (AGU). Em 2009, quando ainda era chefe do órgão, a AGU chegou a receber um prêmio da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLGT). Apesar de todos terem votado com o relator, Lewandowski, Mendes e Peluso fizeram algumas ressalvas quanto ao alcance da decisão. Eles entenderam que o Supremo está apenas suprindo uma lacuna deixada pelo Legislativo, e que a Corte extrapolaria suas funções ao se posicionar sobre os efeitos da decisão. De acordo com os ministros, o reconhecimento da união estável é urgente para a proteção do direito das minorias e para evitar episódios de preconceito e violência. Entretanto, eles acreditam que proposta de lei específica sobre o tema deve ser discutida pelo Congresso Nacional. Fonte: Agência Brasil

Boatos ganham força e governador Eduardo Campos faz pronunciamento. Escute Escrito por Danúbia Julião Qui, 05 de Maio de 2011 18:10 Tanto por conta dos diversos boatos, quanto pelos reais alagamentos em diversos pontos da cidade, muitas instituições de ensino e empresas decidiram cancelar o expediente nesta quinta-feira (06). A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encerrou o expediente da tarde mais cedo e as aulas da noite estão suspensas. O Restaurante Universitário também não funcionará no período da noite. A instituição manterá apenas serviços essenciais. O campus Recife do IFPE também liberou seus alunos e funcionário mais cedo. Neste caso, não por alagamentos próximos, mas por conta dos boatos que deixam a população recifense em pânico, o de que as comportas das barragens iam ser abertas e com isso inundar o Recife. Um pouco mais cedo, por conta do transbordamento do canal da Torre, o Shopping Plaza Casa Forte cancelou os serviços para evitar maiores transtornos tantos para os clientes quanto para os funcionários. A Universidade Católica de Pernambuco, a Faculdade Integrada do Recife, a Faculdade Maurício de Nassau, todas já anunciaram o cancelamento do expediente nesta quinta-feira (06). Além disso, para os cinéfilos de plantão, o Cinema da Fundação também não irá funcionar hoje. As sessões canceladas e espera-se que sejam retomadas nesta sexta (07) com o filme “Poesia”. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o governador Eduardo Campos tranquiliza a população: ”Estamos com tudo sobre controle. O rio esta sendo monitorado. Meu filho de 6 anos, por exemplo, foi para aula hoje em uma escola bem próxima ao cabal. Se essas coisas que se fala fossem verdade, eu como pai não permitiria que ele fosse para a escola”, disse o governador.

Cabo tem Estado de Emergência decretado. Já são 495 pessoas desalojadas e 358 desabrigadas Escrito por Danúbia Julião Qui, 05 de Maio de 2011 19:19 Foi decretado Estado de Emergência no Cabo de Santo Agostinho, na tarde desta quinta-feira (05), pelo prefeito Lula Cabral, devido às fortes chuvas que têm afetado a região nos últimos dias. O Decreto nº 763 permite que a prefeitura acelere o processo de aquisição de bens materiais e equipamentos, junto aos governos Estadual e Federal, para atender as necessidades da população. De acordo o último relatório da Coordenadoria da Defesa Civil do município, atualizado nesta manhã, são 495 pessoas desalojadas, 358 desabrigadas, 62 casas danificadas e 12 destruídas. Aquelas desalojadas estão em dois abrigos provisórios, com serviços de saúde e suprimentos. Já as desabrigadas são inscritas no auxílio-moradia e posteriormente encaminhadas a programas habitacionais. Segundo o prefeito, há um estado de prontidão para atender aos chamados da população que deve comunicar as ocorrências, principalmente aqueles que moram em áreas de risco. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Luiz Lima, cerca de 60% dos moradores do Cabo residem em morros e, devido ao trabalho preventivo, não houve mortes decorrentes das chuvas nos últimos seis anos até então. Com informações da assessoria

Codecir informa que não orientou fechamento de estabelecimentos comerciais Qui, 05 de Maio de 2011 18:16 Com o objetivo de tranquilizar a população, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) esclareceu no fim da tarde desta quinta-feira (05), que não orientou o fechamento de qualquer estabelecimento comercial, escolas ou unidades de saúde por causa da elevação do nível do Rio Capibaribe. A decisão de encerramento antecipado do expediente coube única e exclusivamente a esses estabelecimentos. De acordo com as informações repassadas pelo Governo do Estado, que monitora o Rio Capibaribe e suas barragens, a situação se encaminha para a normalidade. Técnicos da Codecir estão monitorando as áreas ribeirinhas do Município. Diante da onda de boatos nas redes sociais, a Codecir reforça que é normal desta, e de todas as instâncias municipais, que ações de caráter emergencial sejam divulgadas oficialmente, através das notas à imprensa, boletins e alertas de chuva. Esses informativos, sim, orientam e reforçam as medidas que devem ser tomadas pela população como um todo. Com informações da assessoria

REUNIÃO SEGUE POR TODA A TARDE EM UM JOGO DE DIÁLOGO, INTELIGÊNCIA E MUITA PACIÊNCIA A DISCURSÃO SOBRE AUMENTO DA PMBM É UM EXERCÍCIO QUE EXIGE DIPLOMACIA, JOGO DE CINTURA E PALAVRAS CERTAS NA HORA CERTA. EXIGINDO DE NOSSO REPRESENTANTES MUITAS SINAPSES NERVOSAS!

BASTIDORES PÓS REUNIÃO COM O GOVERNO DO ESTADO 18h 05MAIO11 APÓS A REUNIÃO SARGENTO RICARDO E NOSSOS DEMAIS REPRESENTANTES REALIZARAM UM CORPO-A-CORPO NO QCG-DERBY, ONDE OCORRIA REUNIÃO DO DGO E COMANDANTES DE OME'S, ONDE SENSIBILIZARAM OS COMANDANTES DAS OME'S PARA IMPORTÂNCIA DA REUNIÃO AMANHÃ. OS COMANDANTES FORAM ABORDADOS AO ENTRAREM EM SUAS VIATURAS E SINALIZARAM POSITIVAMENTE PARA O APOIO DO MOVIMENTO AMANHÃ 14H. PARTICIPE - VÁ DE PRETO - E VOTE! FOTO DO TWITER CAPITÃO ASSIS: http://twitter.com/#!/capitaoassis/http://sargentoricardo.blogspot.com

RECIFE 05 MAIO 2011 16:30h BOA NOTICIA: GOVERNO JÁ APRESENTOU PROPOSTA AS ENTIDADES DE CLASSES ESTÃO NESSE MOMENTO DEBRUÇADAS SOBRE A ANÁLISE DA PROPOSTA QUE SERÁ APRESENTADA AMANHÃ PARA VOTAÇÃO, E CASO A TROPA ACEITE, ÓTIMO! CASO CONTRÁRIO DECIDIRÁ POR OUTRAS MEDIDAS... O SARGENTO RICARDO LEMBRA INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA VÁ DE ROUPA PRETA AMANHÃ, PARA A ASSEMBLÉIA! VALORES E MAIORES DETALHES SERÃO DISCUTIDOS AMANHÃ NA ASSEMBLÉIA(ISTO É ÓTIMO!), POIS NÃO SE SABE SE A TROPA ( A MAIORIA IRÁ ACEITAR). LEMBRANDO QUE AS ASSOCIAÇÕES DESDE CEDO ENCONTRAM-SE DISCUTINDO TODOS PRÓS E CONTRAS DOS NÚMEROS APRESENTADOS PELO GOVERNADOR. SUCESSO A TODOS OS NOSSOS REPRESENTANTES NESTAS NEGOCIAÇÕES E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS ELES!! http://sargentoricardo.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Garoto de 15 anos é campeão do 3° Festival da Sanfona Foto: Prefeitura municipal Aconteceu na noite deste domingo (01), Dia do Trabalhador, a grande final do 3° Festival da Sanfona, que teve início sexta-feira, dia 28. Este ano as apresentações foram promovidas na área externa do Centro de Cultura, Lazer e Turismo, na antiga Estação Ferroviária da cidade. Os sanfoneiros competiram nas categorias “Sanfona” e “Sanfona de 8 baixos”. Depois de 3 dias de competição o grande campeão na modalidade “Sanfona” foi um jovem adolescente de apenas 15anos. Danielzinho de Itabaiana, oriundo de Juazeiro-BA, adaptou para a sanfona grandes obras da música clássica mundial, como recompensa alcançou 93 pontos, conquistou o primeiro lugar, um cheque de R$ 2 mil, além de um troféu. Com um ponto a menos que o primeiro colocado, Claudio Santos, 22 anos, ficou com o segundo lugar da modalidade Sanfona, levou para casa cheque de R$ 1,5 mil e um troféu. A terceira posição foi conquistada pelo cearense Carlinhos do Acordeom, proveniente de Limoeiro do Norte-CE. O troféu da categoria “Sanfona de 8 baixos” foi alcançado por “Antônio da Mutuca”, que marcou 96 pontos na disputa. Junto com o troféu o veterano sanfoneiro ganhou um cheque de R$ 2 mil. Em sua terceira edição o Festival da Sanfona de Salgueiro contou com a participação de 20 sanfoneiros de vários municípios do Sertão pernambucano e de estado vozinhos, a exemplo de Bahia e Ceará. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Verdejante: a Guadalupe brasileira? A cidade de Guadalupe, no México, é um local aterrorizado por traficantes, com pouca segurança e apoio governamental. Segundo informações do The New York Times, todos os policiais da corporação local pediram demissão, porque não tiveram forças para enfrentar os grupos do tráfico. Na cidade que tinha quase nove mil habitantes, restaram quatro mil. Atualmente os bairros estão abandonados e as ruas vazias. Verdejante, município vizinho a Salgueiro, com pouco mais de nove mil habitantes, no entendimento de muitos moradores locais, pode se tornar a Guadalupe brasileira, caso seja efetivado um projeto polêmico de desativação da Cadeia Feminina do município, transformando-a num centro de regime semi-aberto, no qual os detentos passam o dia livre e dormem na prisão. De acordo com informações que chegaram à nossa redação, o projeto prevê que os detentos do regime semi-aberto do Presídio de Salgueiro sejam transferidos para a cidade vizinha, onde cumprirão essa modalidade de pena. Se isso acontecer, presidiários que cometeram vários tipos de crimes, como estupros, homicídios e tráfico de drogas, irão conviver diariamente com os moradores do pacato município de Verdejante. Isso não só irá causar sensação de insegurança no lugar, como também dificultará, e muito, o acesso de familiares às mulheres ali recolhidas, as quais serão transferidas para Petrolina ou para unidades prisionais de outras cidades. E que a preocupação

Helicóptero cai com cantor Marrone, da dupla com Bruno Um helicóptero - modelo AS50 - que transportava o cantor Marrone, da dupla sertaneja com Bruno, caiu na tarde desta segunda-feira (2) na cidade de São José do Rio Um helicóptero - modelo AS50 - que transportava o cantor Marrone, da dupla sertaneja com Bruno, caiu na tarde desta segunda-feira (2) na cidade de São José do Rio Preto (SP). Segundo a assessoria de imprensa da dupla, o cantor sofreu escoriações leves e passa bem. A tripulação do helicóptero foi levada ao Hospital de Base de Rio Preto para se submeter a exames. Ainda de acordo com a assessoria, o cantor comprou o helicóptero justamente porque tem medo de andar de avião e jatinho. Por isso, Bruno e Marrone viajam separados para os shows. O primo e secretário de Marrone, Jardel Alves Borges, se machucou, mas ainda não se sabe a intensidade, e o piloto Almir precisará amputar parte da perna. De acordo com informações da Polícia Militar, a aeronave caiu no pavilhão de exposições da cidade, que fica próximo à Rodovia Washington Luís (SP-310). A unidade recebeu um chamado e encaminhou o resgate para lá, mas não há confirmação de feridos. Fonte: Terra

Trânsito complicado após queda de árvore na Boa Vista Semáforos desligaram e a Unicap suspendeu as aulas no período noturno Publicado em 02/05/2011, às 20h08 Do JC Online O trânsito nas imediações da Universidade Católica de Pernambuxo (Unicap) ficou complicado na noite desta segunda-feira, por conta da queda de uma árvore, na Rua Gervásio Pires, bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. O acidente deixou todo o entorno da via sem energia elétrica durante cerca de uma hora. Semáforos desligaram e a universidade suspendeu as aulas no período noturno. Agentes da CTTU estão no local para controlar o tráfego. No momento, técnicos da Celpe aguardam a retirada da árvore pela Emlurb, para averiguar se houve danos na fiação e, assim, procerer o restabelecimento da energia na Gervário Pires

Fórum discute economia de Pernambuco: passado, presente e futuro Escrito por Danúbia Julião Seg, 02 de Maio de 2011 20:18 Nesta terça-feira (03) acontece o Fórum de Economia, com o tema: “Economia de Pernambuco: Passado, Presente e Futuro”. O evento será realizado no auditório do Fórum Frei Caneca, localizado no Campus I da Faculdade Boa Viagem, a partir das 19h. José Raimundo Vergolino, PhD em Economia, irá palestrar sobre “Pernambuco numa perspectiva histórica, 1500-1950: tópicos chave que definiram nossa economia contemporânea”; “Pernambuco numa perspectiva nacional e internacional, 1950-1994: andamos para trás?” será apresentado pelo também PhD em Economia, Olímpio Galvão. Já “Pernambuco e o Plano Real: falamos todos a mesma língua?”, por Marcelo Barros, Mestre em Economia. Por fim, “Pernambuco e o futuro: causas e consequências de um boom econômico”, por Alexandre Jatobá, Mestre em Economia. Os interessados em participar devem ligar para (81) 3081-4444 e as inscrições são gratuitas. Com informações da assessoria

Comerciantes voltavam de uma festa na cidade de Panelas, onde tinham trabalhado, e seguiam para Caruaru quando foram abordados por um assaltante em uma moto Publicado em 02/05/2011, às 16h30 Do JC Online Três pessoas morreram na madrugada desta segunda-feira (2), em um assalto realizado nas proximidades da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), na BR-104, em Caruaru, Agreste do Estado. Os comerciantes Claudemir Antônio de Almeida e Cristiana Maria da Silva Carneira, que voltavam de uma festa na cidade de Panelas, onde tinham trabalhado, seguiam para Caruaru. No percurso, foram abordados por um assaltante identificado como João Soares da Silva, que passava de moto no local e anunciou o assalto. Diante da investida, o Claudemir esboçou reação e o assaltante disparou contra o casal com uma arma calibre 38. Após os disparos, o carro de Claudemir, um Siena, ficou desgovernado e atropelou o genro de Cristiana, que estava em uma moto na frente do carro e seguia para o mesmo destino. O assaltante também foi atingido, mas não ficou em estado grave. Condutores que passavam pelo local na hora do crime ainda chegaram a prestar socorro às vítimas. Porém, João Soares da Silva abordou as pessoas e realizou um novo assalto. A polícia passava em uma viatura na hora do crime e autuou o bandido em flagrante por assalto e latrocínio. Ele foi encaminhado para o presídio de Caruaru. Cristiana ainda chegou a ser levada para o Hospital Regional de Caruaru, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os corpos das três vítimas foram levados para o IML da cidade.

O Caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, localizado no prédio do administrativo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi arrombado durante a madrugada desta segunda-feira (02). Quatro homens chegaram ao local de carro e renderam três vigilantes que trabalham desarmados. A quantia levada, ainda não foi informada. Os assaltantes chegaram a tirar a farda de um dos vigilantes, para poder entrar no prédio, se fosse necessário e trancaram os três na guarita da universidade. Eles usaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico e tentaram também arrombar o caixa que estava ao lado, do Banco do Brasil, mas não conseguiram. Segundo a assessoria de imprensa da UFRPE, quatro seguranças da universidade trabalham à noite fazendo rondas, além de 12 terceirizados. Os três que foram rendidos são da empresa terceirizada. Ainda segundo eles, a universidade tenta renovar o convênio com o Governo do Estado para que 45 policiais militares façam rondas no local. A Polícia Federal está investigando o crime. Hoje pela manhã a perícia esteve no local, mas não passaram informações à imprensa. Com informações de Diego Mendes, repórter de Grande Recife

Defesa Civil do Cabo registra cinco ocorrências na manhã desta segunda-feira Seg, 02 de Maio de 2011 16:12 A Coordenadoria de Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho informa que na manhã desta segunda-feira (02), foram registradas cinco ocorrências. Entre eles, um deslizamento de barreira na rua 30 A, bairro da Cohab, ocasionou o desmoronamento de uma casa, onde quatro pessoas ficaram levemente feridas. As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passam bem. O Corpo de Bombeiros e uma equipe da Defesa Civil estiveram no local para tomarem as devidas providências. Também foram registrados deslizamentos nas ruas 37 e 38, no bairro São Francisco, e na pista da Charneca além de um desabamento de uma marquise no Mercadão (Centro). Nos dois casos não houve vítimas. No final de semana foram registradas sete ocorrências nos bairros da Charneca, Bela Vista, Destilaria, Ponte dos Carvalhos e Pontezinha. Quatro famílias foram removidas de suas residências e estão abrigadas em casas de parentes. Outras ocorrências registradas ainda no final de semana foram de alagamentos na Destilaria, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e na Vila Esperança, onde 20 casas ficaram alagadas. As famílias atingidas tiveram o apoio da Secretaria de Programas Sociais e da Mulher e estão recebendo auxílio moradia concedido pela Prefeitura do Cabo. Segundo a coordenadora de Defesa Civil, Ana Sandra, todo atendimento está sendo prestado às famílias atingidas pelas chuvas. A Defesa Civil está em alerta 24 horas por dia vistoriando, monitorando e fazendo as devidas reposições de lonas nas áreas de risco. Os telefones para registro de ocorrências ou pedidos de informações são 3521-6701 ou 0800-2818-531.

domingo, 1 de maio de 2011

A Globo Nordeste se pronunciou sobre a passeata dos Militares de Pernambuco: Segundo o Portal Pe360graus, no início da noite de ontem 29/04/11, uma comissão de dez representantes da categoria se reuniram com representantes do Governo e foi dado um prazo de 72hs ao Governo do Estado de Pernambuco, ainda segundo a Globo o Governador Eduardo Campos só não participou da runião porque estava viajando. Militares fazem passeata para cobrar reajuste salarial do Governo Cabos e Soldados descartaram greve, mas esperam resposta do Governo do Estado num prazo de 72 horas Da Redação do pe360graus.com Ampliar Reprodução / TV Globo Foto: Reprodução / TV Globo Foto anterior Uma manifestação de cabos e soldados da Polícia Militar deixou o trânsito complicado no Centro do Recife, na tarde desta segunda-feira (29). Os militares fizeram uma passeata em protesto contra o percentual de reajuste salarial proposto pelo Governo do Estado. Os policiais passaram pela avenida Conde da Boa Vista e seguiram até o Palácio do Campo das Princesas. Os policiais militares não se agradaram da proposta do Governo em conceder um reajuste salarial de 10%. Eles cobram equiparação com reajuste dado para a Polícia Civil, que foi de 40%, e incorporação de benefício que elevaria o salário de soldado para R$ 1.881,30. Na assembleia realizada esta tarde, a categoria descartou a possibilidade de greve. A Associação de Cabos e Soldados vai aguardar uma contrapartida por parte do Governo do Estado num prazo de 72 horas. A Associação de Cabos e Soldados afirma que tem 13 mil associados, o que representa 70% do efetivo desta categoria. No início da noite, uma comissão de dez representantes da categoria se reuniram com representantes do Governo. Eduardo Campos não participou do encontro porque está viajando. Fonte: Pe360graus e Blog da Segurança de Pernambucohttp://pe360graus.globo.com/noticias/policia/policia-milit

A PASSEATA DO DIA 29ABR11: UM SUCESSO DE PÚBLICO E UNIÃO: MILHARES DE PM’S Não podia ser diferente, as associações unidas fizeram a diferença nas ruas do Centro do Recife. Os Policiais e Bombeiros Militares chegaram a ser aplaudidos e foi lançado, dos altos dos Prédios da Av. Conde da Boa Vista, onde Passou a Passeata, Papéis Picados os PM's BM's receberam Palmas. Explicação a População Foi explicando a População que a Passeata estava causando transtorno, mais se a Policia entrasse em greve o transtorno seria ainda maior; Não é justo um Policial Bombeiro Militar ganhar a metade que um Policial Civil ganha,Trabalhando mais ou igual. Agradecimentos aos MILHARES DE PM’S e BM’s QUE PARTICIPARAM DA MARCHA Todos os Policiais militares, digo os MILHARES DE POLICIAIS e BOMBEIROS MILITARES, que foram as ruas, juntos PM’s e BM’s agradeço de coração a coragem e a determinação por ter deixado as suas zonas de confortos e a Resiliência Institucional e partido pra luta com determinação... “FOI UM GRANDE PASSO PARA UMA GRANDE CONQUISTA”. IMPRENSA COMPRADA NÃO É ESTRANHO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES TELEVISIVAS EM SUA MAIORIA NEM MOSTROU A PASSEATA, A BOLA DA VEZ FOI O INFUDADO ESCÂNDALO DE DIRIGENTES DO SPORT, DIGO ISSO POIS ESSA MESMA MIDIA TELEVISIVA JÁ MOSTROU EM MESES ANTERIORES PASSEATAS COM 50 ESTUDADES CONTRA AUMENTO DAS PASSAGENS, 120 SEM-TERRAS, ETC. NÃO É DE SE ESTRANHAR QUE MILHARES DE PM’S NAS RUAS , NÃO SEJA NOTICIA SUFICIENTE PARA SER TELEVISIONADA. POIS É, OS MILHARES DE REAIS QUE O GOVERNO GASTA COM PROPAGANDA FAZ TODA A DIFERENÇA, ISTO É VERGONHOSO, MUITO VERGONHOSO, SÓ PROVA A PARCIALIDADE E A MANIPULAÇÃO DAS NOTÍCIAS, E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES, OBRIGADO SECRETÁRIO DE IMPRENSA ESTADUAL E CHEFE DA CASA CIVIL POR USAR A MÁQUINA CONTRA OS PM’S E BM’S. AGRADECIMENTO AO COMANDANTE E SEU STAFF AGRADEÇO A DEUS E AO COMANDANTE GERAL, POR SER TÃO SÁBIO EM TEMPOS DIFÍCIS, PEÇO A DEUS QUE CONTINUE DANDO A SABEDORIA DO REI BIBLICO SALOMÃO A ELE E A TODO SEU ESTADO MAIOR, PRA CONTINUAR COMANDANDO ESTE GRANDE EFETIVO EM TEMPOS DIFÍCIS, O SARGENTO RICARDO NÃO PODERIA DEIXAR DE PASSAR EM BRANCO ESSE MOMENTO DIFICIL QUE PASSA TODOS NÓS. OBRIGADO PELO APOIO, DENTRO DA LEGALIDADE E DA ÉTICA QUE ESSE IMPORTANTE CARGO EXIGE. fonte: http://sargentoricardo.blogspot.com/

Deputados vão aderir à luta dos bombeiros Enfim deputados estaduais acordaram para a situação de abandono dos bombeiros e guarda-vidas do Estado do Rio de Janeiro. Em reunião ontem à noite na Assembleia Legislativa, dez deputados se comprometeram com líderes do movimento de reivindicação do Corpo de Bombeiros a aderir à manifestação marcada para a próxima terça-feira, às 13h, no Largo do Machado, se a cúpula da corporação e a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil continuar ignorando a luta dos combatentes do fogo. O líder do governo na Assembleia, deputado André Correa, está tentando apagar o incêndio antes que as chamas saiam do controle. O deputado estadual Flávio Bolsonaro me informou que o comando do Corpo de Bombeiros está pensando em punir mais 12 militares que participaram de manifestações, como ocorreu com 36 bombeiros e guarda-vidas, conforme publiquei alguns posts abaixo. Flávio Bolsonaro disse que os deputados estão pleiteando que as punições e as transferências sejam canceladas, assim como extintos os IPMs para apurar as manifestações pacíficas que têm sido feitas pelos bombeiros. - Se o comandante do Corpo de Bombeiros não voltar atrás os deputados vão marchar com os bombeiros pelas ruas de Laranjeiras, até o Palácio Guanabara - avisou Bolsonaro. Fonte:http://oglobo.globo.com /http:

A INTERNET COMO ALTERNATIVA À LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOS MILITARES. A rede mundial de computadores, popularmente conhecida de internet, foi uma verdadeira revolução ao sistema de comunicação mundial, propiciando a troca de informações por quase todo o planeta. Trata-se de um conglomerado de computadores interligados por rede que possibilita a transferência de dados. De acordo com informações extraídas da Winkpédiaa internet era utilizada no ano de 2007 por 16,9 % da população mundial, cerca de 1,1 bilhões de pessoas. Hoje estima-se que esse número ultrapassa os de 1,7 bilhão de pessoas. . Surgiu durante o período da Guerra Fria (1947-1991), com intuito de armazenar informações secretas dos Estados Unidos em caso de ataque da Ex União Soviética. Em menos de 04 (Quatro) anos de criação, a internet já conseguia atingir cerca de 50 (cinquenta) milhões de pessoas. Em 1997, com a popularização da internet, surgiram os blogs que são uma espécie de sites com estrutura para atualização rápida e simples, organizados de forma cronológica inversa, podendo ser escrito por uma ou mais pessoas. A maioria deles funciona como um diário “on line”, onde o autor escreve seu pensamento, coloca fotos, vídeos, musicas, etc, possibilitando a interação entre leitores e autores através de espaços reservados para comentários. Os blogs dominaram a internet. No ano de 2007 já eram mais de 112 milhões de blogs por todo o mundo, tratando dos mais variados assuntos e, por isso, a palavra blog assumiu o significado de mídia onde o indivíduo expresse sua opinião. Os servidores do setor da segurança pública viram a nova idéia como forma de discutir os assuntos relacionados às suas atividades, tecendo críticas e propondo inovações ou simplesmente repassando as notícias de interesse às categorias. A participação dos servidores da Segurança Pública no Brasil em blogs ainda é pequena, mas vem crescendo rapidamente. De acordo com informações extraídas blog Diário de um policial Militar, em 2006 havia 7 (sete) blogs relacionados à segurança pública e polícia, todos do Rio de Janeiro. No início do ano de 2008 essa lista contava com 37 (trinta e sete) blogs distribuídos em nove Estados brasileiros, no final de 2008 esta lista já ultrapassava 60 (sessenta) blogs distribuído em 14 (quatorze) Unidades Federativas, conforme tabela 1 e 3 anexas. Durante os meses de abril e maio de 2009, tentou-se, de forma simplória, analisar a atuação destes 60 (sessenta) blogs relacionados à segurança pública com intuito de verificar sua relação com a liberdade de expressão dos servidores da segurança pública. O primeiro tópico analisado nos blogs foi a territoriedade. A Unidade da Federação que mais possui blogs relacionados com a segurança pública é o Estado do Rio de Janeiro, tendo catalogado 27 (vinte sete) blogs, em segundo lugar vem o Estado de São Paulo com 8 (oito) blogs, depois vem Bahia e Distrito Federal com 4 (quatro) blogs, em seguida aparece o Estados do Rio Grande do Sul com 3 (três) blogs, depois contando com (02) dois blogs aparecem os Estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí e Sergipe. Os Estados de Amapá, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte contam com apenas 01 (um) blog (isto em abril/maio2009). Não foram observados a existência de blogs nos demais Estados brasileiros. (Ver Tabelas 1 e 2 anexas). O fato de os servidores da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro serem os pioneiros e os que mais aderiram ao novo sistema de mídia digital, os blogs, como meio de exercer a liberdade de expressão, é facilmente explicado pelas péssimas condições de trabalho, pela falta de garantia de direitos, entre os quais destaco que são os servidores da segurança pública pior remunerados do Brasil, bem como por serem os que mais morrem e matam em combate ao crime. Outro fato observado, foi crescimento expressivo dos blogs entre os servidores da segurança pública, acumulando o crescimento de aproximadamente 1000% (mil por cento) em dois anos, fato que tornou objeto de estudo das Nações Unida para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com o centro de Estudo de soluções para a segurança pública (CESeC) da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro conforme noticiou-se a Agencia do Estado em artigo escrito por Mário Sergio Lima. (Ver tabelas 1 e 3 anexas) Assevera ainda Mário Sergio Lima que além do exercício do direito à liberdade de expressão exercida pelos servidores da segurança pública por meio dos blogs, essa tendência trouxe mais motivação à categoria que vem ampliando a discussão e trocando informações entre eles. Aponta ainda que a explicação para o fenômeno crescente dos blogs dá-se devido ao choque entre os novos policiais que vem entrando na corporação. Estão em voga nos blogs dois temas principais. A melhoria da condição de trabalho e salários e por outro lado a censura, inclusive, com notícias de punições disciplinares decorrente de crítica ao governo e ao sistema de segurança pública entre os quais destaco os blogs do Maj Wanderby e o Jusmilitar cujo blog é de minha autoria. . Acessando a cada um dos 60 (sessenta) blogs, pôde-se observar, também, que cerca de 30% (trinta por cento) deles são de autores anônimos, bem como uma a maioria dos comentários de leitores são postados por anônimos. (ver tabelas 1 e 4 anexas) Com efeito, ao criarmos blog Jusmilitar- site em defesa dos militares em julho de 2007, foi possível observar que cerca 90% (noventa por cento) dos comentários e acessos vêm de servidores da segurança pública e entre esses comentários pelo menos 80% (oitenta por cento) são postados anonimamente ou são identificados através de pseudônimos. O anonimato entre os servidores da segurança pública advém, em regra, não por força de normativa, visto que quando a declaração não vai de encontro ao interesse do governo ou do comandante o militar não é repreendido, todavia quando o militar se expressa de forma contrária ao interesses dos detentores do poder a punição ou perseguição é certa.

Ministério vai priorizar integração das polícias no plano de segurança Outro ponto do plano é o combate à corrupção nas forças policiais. Segundo o ministro, é impossível combater o crime sem combater a corrupção. Por: Redação/ParaibaemQAP O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou a integração das polícias como um dos principais pontos do Plano Nacional de Segurança Pública que está sendo elaborado pelo governo. Durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, nesta quarta-feira, Cardozo informou que o governo pretende integrar as polícias civis e militares, o sistema de segurança entre os estados e também fazer a integração com outros países. No caso das fronteiras, ele acrescentou que haverá integração também com o Ministério da Defesa, incluindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Compartilhamento de informação O segundo pilar do plano é a informação. Cardozo lembrou que o mapa da violência é de 2008, e que está três anos defasado. Segundo informou, o ministério está esboçando um projeto de lei que vai obrigar os estados a repassarem dados sobre violência para a União. De acordo com a proposta, os estados que não repassarem dados, não vão receber recursos. Combate à corrupção Outro ponto do plano é o combate à corrupção nas forças policiais. Segundo o ministro, é impossível combater o crime sem combater a corrupção. Autor do requerimento para realização da reunião, o deputado Luiz Couto (PT-PB) pediu o fim das chacinas no País. Segundo ele, em três meses cinco jovens sem passagens pela polícia foram mortos por policiais em São Paulo. A audiência foi realizada para debater o sistema nacional de segurança pública, o combate ao crime organizado e o sistema penitenciário nacional. O ministro informou que no plano está prevista a construção de presídios para liberar as delegacias. Segundo ele, mais de 600 mil presos estão em delegacias. Chip José Eduardo Cardozo afirmou ainda que está sendo estudada no ministério a elaboração de um projeto de lei que torne obrigatória a inserção de chip em todas as armas comercializadas no País. Segundo explicou, o chip deve registrar quem comprou e quem vendeu a arma. Agência Câmara Fonte:http://www.paraibaemqap.com.br/noticia_destaque.php?id=7167 / http://sargentoricardo.blogspot.com

Arrogância Um oficial da Polícia Federal vai a uma fazenda, em Formiga, MG, e diz ao dono, um velho fazendeiro: - Preciso inspecionar sua fazenda por suspeita de plantação ilegal de maconha! O fazendeiro diz: - Sim senhor, mas não vá naquele campo ali - e aponta para uma certa área. O oficial, puto da vida e cheio de arrogância, diz indignado: - O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo? E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro: - Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero, e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender? O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo. Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo "Santa Gertrudes", o maior touro da fazenda. A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O oficial está apavorado. O fazendeiro, mineirinho muito educado e solícito, larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões: - Seu crachá! Mostra o seu CRACHÁÁÁÁÁÁÁÁ prá ele...! http://sargentoricardo.blogspot.com/

Ministério vai priorizar integração das polícias no plano de segurança Outro ponto do plano é o combate à corrupção nas forças policiais. Segundo o ministro, é impossível combater o crime sem combater a corrupção. Por: Redação/ParaibaemQAP O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou a integração das polícias como um dos principais pontos do Plano Nacional de Segurança Pública que está sendo elaborado pelo governo. Durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, nesta quarta-feira, Cardozo informou que o governo pretende integrar as polícias civis e militares, o sistema de segurança entre os estados e também fazer a integração com outros países. No caso das fronteiras, ele acrescentou que haverá integração também com o Ministério da Defesa, incluindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Compartilhamento de informação O segundo pilar do plano é a informação. Cardozo lembrou que o mapa da violência é de 2008, e que está três anos defasado. Segundo informou, o ministério está esboçando um projeto de lei que vai obrigar os estados a repassarem dados sobre violência para a União. De acordo com a proposta, os estados que não repassarem dados, não vão receber recursos. Combate à corrupção Outro ponto do plano é o combate à corrupção nas forças policiais. Segundo o ministro, é impossível combater o crime sem combater a corrupção. Autor do requerimento para realização da reunião, o deputado Luiz Couto (PT-PB) pediu o fim das chacinas no País. Segundo ele, em três meses cinco jovens sem passagens pela polícia foram mortos por policiais em São Paulo. A audiência foi realizada para debater o sistema nacional de segurança pública, o combate ao crime organizado e o sistema penitenciário nacional. O ministro informou que no plano está prevista a construção de presídios para liberar as delegacias. Segundo ele, mais de 600 mil presos estão em delegacias. Chip José Eduardo Cardozo afirmou ainda que está sendo estudada no ministério a elaboração de um projeto de lei que torne obrigatória a inserção de chip em todas as armas comercializadas no País. Segundo explicou, o chip deve registrar quem comprou e quem vendeu a arma. Agência Câmara Fonte:http://www.paraibaemqap.com.br