segunda-feira, 13 de junho de 2011

MPPE mobiliza sociedade contra o crack em Arcoverde



Na tentativa de combater e impedir que o consumo de crack aumente no município de Arcoverde, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Prefeitura, Sesc, Gerências Regionais de Educação e Saúde, Pastoral da Criança, igrejas evangélicas, Polícias Civil e Militar e escolas públicas e particulares, iniciou um Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras substâncias entorpecentes. Sob a coordenação do promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra, o lançamento do programa aconteceu na última segunda-feira (06), às 19h, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, irá participar da abertura do evento, que deverá reunir autoridades e sociedade em geral.

A ideia de uma atuação mais ampla e articulada para combater o avanço do crack no município surgiu depois de uma audiência pública realizada no final de 2010. Entre as medidas a serem desenvolvidas está a capacitação de profissionais da saúde e da educação para que saibam orientar a população sobre os perigos dessas substâncias e como agirem quando o problema está instalado. A parceria entre escolas e professores contempla a realização de seminários, painéis e feiras do conhecimento, onde será discutida a questão das drogas diretamente com os alunos. Os agentes comunitários de saúde terão um papel ainda mais importante nessa parceria. Durante as visitas domiciliares, os agentes comunitários deverão fazer um levantamento do número de famílias vitimadas pelas drogas, com posterior encaminhamento para tratamento. Os dados coletados por esses agentes servirão para fazer um mapeamento das áreas mais atingidas, traçando um plano de atuação de acordo com a particularidade de cada local.

Ainda está previsto para o dia do lançamento a assinatura de uma recomendação à prefeitura de Arcoverde, sugerindo a criação de um Comitê Gestor da campanha, assim como a disponibilização dos serviços médicos e de assistência social aos usuários de drogas e suas famílias.

O lançamento da campanha contra o crack coincide com a abertura oficial dos festejos juninos no município. De acordo com o promotor de Justiça idealizador da campanha, a estratégia tem como objetivo atingir a população o máximo possível, inclusive os turistas que vêm participar do São João

Nenhum comentário:

Postar um comentário