segunda-feira, 13 de junho de 2011

Página PrincipalQuem SomosArtigosEntrevistasRadio BlogTV BlogLinks LegaisChargesFale ConoscoRegras do BlogUsuáriosParticipe do blog. Entre com seu apelido e senha. Caso não seja cadastrado, clique no link abaixo.


Lembrar-me


Esqueceu Senha?
Esqueceu Login?
Cadastre-se

Veja aqui a coluna do blog na FOLHA DE PERNAMBUCO
Nós temos 429 visitantes e 1 membro online Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 17:31
TRE-PE
Novo desembargador tomará posse amanhã


O desembargador federal e ex-presidente do Tribunal Regional Federal/5ª Região, Luís Alberto Gurgel, toma posse como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em sessão solene na próxima terça, dia 14 de junho de 2011, às 17h

O Desembargador Ademar Rigueira fará a saudação ao novo membro do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, em sessão presidida pelo desembargador Ricardo Paes Barreto.


Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 17:18
ULTRASSECRETOS
Sarney defende sigilo eterno de documentos


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu hoje a manutenção do sigilo eterno sobre documentos considerados ultrassecretos. A nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que o governo vai defender o sigilo eterno para atender ao desejo de ex-presidentes, como Sarney e Fernando Collor (PTB-AL), hoje senadores e integrantes da base aliada.

Na visão de Sarney, a abertura de documentos históricos pode "abrir feridas" do passado. "Os documentos históricos que fazem parte da nossa história diplomática, do Brasil, e que tenham articulações, como o Rio Branco teve que fazer muitas vezes, não podemos revelar esses documentos, senão vamos abrir feridas". Ele afirmou que é preciso manter o segredo para "preservar" o Brasil.

"Eu tenho muita preocupação que hoje nós tenhamos a oportunidade de abrir questões históricas que devem ser encerradas para frente no interesse nacional. Nós devemos olhar o Brasil. Ultimamente, todos nós nos acostumamos a bater um pouco no nosso País. Vamos amar o nosso país e preservar o que ele tem", disse.

Sarney nega, porém, que sua defesa do sigilo eterno tenha como objetivo ocultar ações suas quando presidiu o País. Ele afirmou que é preciso divulgar tudo que for relativo ao "passado recente". "Sou um homem que nada tenho a esconder".

Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 16:52
SERÁ?
Dilma afirma que não há 'dicotomia' entre governo técnico e político




A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (13), em discurso durante a cerimônia de posse dos ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Luiz Sérgio (Pesca), que não existe "dicotomia entre um governo técnico e um governo político". Segundo a presidente, "as decisões políticas constituem a base das opções governamentais".

Na mudança que realizou no ministério na semana passada, Dilma substituiu na Casa Civil Antonio Palocci, alvo de denúncias devido à evolução do patrimônio pessoal, pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e trocou Ideli Salvatti e Luiz Sérgio de ministérios.

Dilma afirmou que o atual governo tem forte característica “política” pelo apreço aos demais poderes. “Não existe dicotomia entre governo técnico e político [...] A afinidade do meu governo com a política se manifesta no imenso respeito ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário.”

Ela deu ênfase à importância da negociação política ao destacar a necessidade de se trabalhar sempre pelo diálogo. “A continuidade das grandes transformações necessárias ao desenvolvimento econômico só podem nascer da negociação, da articulação de interesses, onde à primeira vista só parece existir conflitos”, afirmou.


Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 16:27
PEC DA REELEIÇÃO
Novatos em cima do muro na Alepe



Alguns deputados novatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco ainda não se posicionaram sobre a polêmica PEC que pretende restabelecer a possibilidade de reeleição da Mesa Diretora. Há quem diga, nos bastidores, que esse posicionamento só se dará no ato da votação – de caráter nominal. A desculpa utilizada por eles é a de que “quem chegou agora tem que observar e aprender”.

Por outro lado, há novatos que não abrem mão de suas posições. E só não revelam publicamente para não alimentar o embate entre os grupos que se dividem nessa discussão.




Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 16:02
ELEIÇÕES 2012
PMN apresenta 13 pré-candidatos a prefeitos

Wagner Santos/Folha de Pernambuco





Com o objetivo de ampliar seu time de prefeitos de 43 para 200, o comando nacional do PMN está realizando uma série de encontros pelo país, reunindo o máximo possível de prováveis candidatos majoritários. No início da tarde, a presidente nacional da legenda, Telma Ribeiro, almoçou, em um restaurante do Derby, com membros da executiva estadual para conhecer 13 pretensos postulantes ao comando de prefeituras em Pernambuco. Entre eles o professor Juvenal Alves, que pleiteia o Executivo olindense.

“O PMN está fazendo um esforço grande. Vamos lançar o número máximo que poderemos. Crescemos muito na eleição passada e pretendemos seguir essa linha. O partido vem se fortalecendo a cada pleito, sem aderir”, atestou Telma Ribeiro.

Na ocasião, o mandatário regional dos mobilizadores, Silvio Barbosa, destacou a necessidade do PMN se fazer presente nas disputas municipais para o fortalecimento do partido. “É em eleições municipais que os partidos crescem. Pretendemos lançar pelo menos 20 candidaturas, fazendo a nossa parte”, indicou o dirigente.

Dos pré-candidatos a prefeitos apresentados hoje, destacam-se o prefeito de Itaquitinga, Doutor Geovani, que vai tentar a reeleição; o deputado estadual Marco Barreto, em Joaquim Nabuco; e o deputado estadual Severino Ramos, que postulará o comando da Prefeitura de Paulista.

O partido ainda pretende disputar as prefeituras de Primaveira, pombos, Santa Filomena, Surubim, Cabrobó, Tacaimbó, Camaragibe, São José da Coroa Grande, Igarassu e Ibimirim.


Comentários (0)

Permalink
Last Updated on Seg, 13 de Junho de 2011 16:08

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 15:43
MAS NÃO DEU
Luiz Sérgio diz que fez o 'possível' na articulação política do governo


Do G1

O ministro Luiz Sérgio disse, ao tomar posse nesta segunda (13) no Ministério da Pesca, que fez o "possível" para cumprir as tarefas que recebeu na Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do governo. “Tenho consciência de que, dentro do raio de atuação da pasta, fiz o que era possível”, afirmou.

Na semana passada, Luiz Sérgio (PT-RJ) foi removido das Relações Institucionais para dar lugar à ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Ele deixou a pasta após pressões de parlamentares da base aliada do governo, que se queixavam das dificuldades de fazer chegar à presidente Dilma Rousseff as pretensões dos partidos governistas.

Luiz Sérgio afirmou que apenas mudou de trincheira ao ser transferido para o Ministério da Pesca e Aquicultura. “Me sinto apenas mudando de trincheira para dar continuidade ao mesmo combate”, afirmou.

Ele afirmou que obteve vitórias no Congresso durante os meses em que esteve na Secretaria de Relações Institucionais, como a aprovação da medida provisória que reajustava o salário mínimo. O ministro disse ainda que sempre buscou o diálogo e fez o “possível” dentro do “raio de atuação do ministério.

“Busquei sempre o diálogo. Me reuni quase que diariamente com deputados e deputadas. Recebi prefeitos e prefeitas. Recebi de forma legítima os interesses. Busquei ouvir mais que falar. Me esforcei para dar encaminhamento a cada reivindicação”, afirmou.

Ele se colocou ainda à disposição de Ideli Salvatti para “ajudar no que for preciso.”

O novo ministro da Pesca e Aquicultura disse ter recebido a indicação para o cargo como um “novo desafio”. “Recebo essa indicação como novo desafio. Temos para frente a tarefa de valorizar o pescador artesanal, estimular a pesca industrial e o desenvolvimento da pesca”, disse.

Ao encerrar o discurso, foi aplaudido de pé pelo público presente.


Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 15:12
DUPLA
Ideli se reúne com Gleisi antes de assumir articulação política


Da Folha.com

A nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que toma posse na tarde desta segunda-feira, se reuniu horas antes da cerimônia com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Gleisi assumiu o cargo na semana passada, depois da demissão de Antonio Palocci.

Ideli foi convidada pela presidente Dilma Rousseff para assumir a pasta responsável pela articulação política que, nos primeiros cinco meses do governo, acabou se tornando responsabilidade de Palocci.

Em sua breve passagem pelo cargo, Luiz Sérgio, o antecessor de Ideli, não conseguiu fazer a interlocução do governo com os partidos e com a base aliada no Congresso, chegando a ser apelidado, ironicamente, de "garçom" --pois só anotava os pedidos.

Dilma cancelou seus compromissos pela manhã para se reunir com os dois ministros (Ideli e Luiz Sérgio), além de conversar com Gleisi e com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

NOVO PERFIL

Embora Dilma tivesse demonstrado contrariedade com o processo de fritura a que Luiz Sérgio foi submetido pelo PT, que conspirava abertamente inclusive para indicar seu sucessor, o próprio ministro disse que a situação ficou insustentável e decidiu pedir demissão.

Com a mudança ministerial, Dilma pretende dar à Casa Civil um caráter de gestão dos principais programas do governo e transferir a função de diálogo entre Planalto e Congresso para a Secretaria de Relações Institucionais.

Luiz Sérgio ocupará agora o lugar de Ideli à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura. A posse de ambos acontece às 15h.

Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 14:30
AMPLIAÇÃO
Dilma propõe ações do 'Brasil sem Miséria' nas cidades





Do G1


A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (13), durante o seu programa de rádio "Café com a presidenta", que o programa "Brasil sem Miséria" oferecerá alternativas para a população melhorar a sua condição de vida. Cursos de capacitação profissional, empréstimos e formação de cooperativas estão nos planos do programa.


"A miséria nas cidades tem várias causas: para algumas pessoas falta capacitação para conseguir emprego, outras recebem pouco pelo trabalho que fazem. Para esses trabalhadores, o ‘Brasil sem Miséria’ vai oferecer cursos de capacitação profissional, que alcançará até 1,7 milhões de jovens e adultos, e vai encaminhá-los para o mercado de trabalho. Vamos oferecer também crédito e incentivos para quem quiser abrir ou melhorar seu próprio negócio", disse a presidente durante o programa.


Dilma citou o exemplo dos catadores de papel ao demonstrar como o programa deve funcionar. "Os catadores de papel não conseguem, muitas vezes, fazer coleta do lixo em condições adequadas. A primeira coisa que vamos fazer é incentivar a organização produtiva, em cooperativa, dos catadores de materiais recicláveis para melhorar suas condições de trabalho e aumentar as suas oportunidades de ter uma renda", disse a presidente."Se oferecermos oportunidades de capacitação e apoiarmos a procura de emprego, abertura do próprio negócio, esses brasileiros terão oportunidade de sair da pobreza", completou.
Comentários (0)

Permalink
Last Updated on Seg, 13 de Junho de 2011 12:31

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por José Accioly | Seg, 13 de Junho de 2011 14:06
BRIGA NO PSDC
"O que fizeram foi um golpe", denuncia Beatriz Vidal


A ex-presidente do diretório estadual do PSDC, Beatriz Vidal, denunciou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, que foi destituída da posição de forma arbitrária do cargo. O motivo, segundo ela, pode estar ligado a sua oposição feita durante à convenção partidária em junho do ano passado, quando foi contrária a candidatura de José Maria Eymael à presidência da República. Ela classificou a manobra como um golpe. Eymael é o presidente nacional do partido.

"Antes da convenção, houve a orientação de que o partido não teria candidato à presidência e, em maio, um mês antes da convenção, houve a decisão de que ele (Eymael) seria candidato. Nós, em Pernambuco, fomos a única voz contrária à decisão. Houve um clima estranho, por não haver oposição dentro do partido e isso tornou uma situação que ele (Eymael), pessoalmente, não gostou. Queríamos abrir a discussão, uma vez que partidos pequenos tem que deixar de ser pequenos! O que fizeram foi um golpe!", bradou Beatriz Vidal.

Segundo ela, quem assumiu o diretório estadual foi Gladstone Cordeiro, que é ligado a um grupo político em Jaboatão dos Guararapes. Beatriz Vidal foi reconduzida ao cargo por mais quatro anos no último dia 24 e descobriu que perdeu a presidência estadual do PSDC ao acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para checar a situação do partido. "Fomos informados que a senha estava inválida e que o partido já tinha um novo presidente", revelou. Vidal informou que o presidente nacional tem acesso a todas as senhas dos diretórios estaduais.

Beatriz Vidal declarou ainda que Gladstone Cordeiro ligou lhe procurou apenas para pedir a sede do partido. Ela acrescentou que o novo presidente, inclusive, fez uma intervenção na conta bancária do partido. Vidal denunciou que está havendo perseguição a membros em Pernambuco. "Está havendo perseguição no Estado. Pessoas que estão com chapa pronta estão criando várias complicações. Passou uma circular que diz que vai destituir todo mundo", afirmou.


Comentários (0)

Permalink

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Gilberto Prazeres | Seg, 13 de Junho de 2011 13:53
ESPANTO
Palocci ficou surpreso com Elói Pietá


Da Folha.com


De todas as manifestações depois de sua saída, a que mais surpreendeu Palocci, de acordo com seus interlocutores, foi a do secretário-geral do PT, Elói Pietá. Não foram poucas as vezes, dizem eles, que o petista, agora "indignado" com o patrimônio do ex-ministro, telefonou para ele pedindo emprego a correligionários. Fez isso mesmo depois que a Folha revelou os rendimentos de Palocci com os quais agora se diz espantado.



Comentários (0)

Permalink
Last Updated on Seg, 13 de Junho de 2011 10:50

--------------------------------------------------------------------------------

Postado por José Accioly | Seg, 13 de Junho de 2011 13:34
AVALIAÇÃO
Para Cadoca, pesquisa indica que crise com Palocci não atingiu o governo




O aumento dos índices bom e ótimo na avalição de governo federal, conquistados pela presidente Dilma Rousseff (PT) nos seis primeiros meses à frente da República, é sinal de que a crise com o ex-ministro Antonio Palocci não atingiu à administração da petista. Esse foi a avaliação do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), sobre o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que divulgou os números no último sábado. Entretanto, o social-cristão ressaltou que a gestão de Dilma ainda está no começo.

"A pesquisa indica que a crise não atingiu, frontalmente, o governo como muitos imaginavam. A crise foi focalidade na Casa Civil e na figura do ex-ministro (Palocci). Porém, o goveno está começando a deslanchar, a impor seu estilo e suas coisas. Esses aspectos negativos (caso Palocci, disputa do salário mínimo, corte orçamentário) não chegaram a pertubar e nem ferir à imagem do governo", avaliou Cadoca, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Questionado se a sombra do ex-presidente Lula pode ser algo negativo ao governo Dilma, Cadoca considerou o petista é um "fenômeno político brasileiro" e que não pode ser isolado. "Ele não saiu de cena formalmente. Lula é agente político imporntate e que não pode isolá-lo. Ele é um animal político. Dilma é segura, passa segurança e muitas pessoas não acreditavam que ela passaria pela crise de palocci. A presença de lula, se for bem administrada, vai ser boa", frisou.

Sobre a escolha da senadora Ideli Salvatti (PT) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, o social-cristão destacou que a petista terá que atuar de forma diferenciada na relação do governo com o Congresso, haja vista que a própria carrega a fama de "durona". "Até porque ministro de Relações Institucionais dura um ano, se muito", lembrou Cadoca. O deputado acredita que a opção de Dilma por Ideli se deu para não aprofundar a briga interna no PT na Câmara Federal. "O partido tinha pelo menos quatro nomes para assumir o cargo, mas a presidente procurou escolher alguém do Senado para não piorar a situação", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário